Quem Vai Salvar os Nossos Animais?

Criamos uma cadela vira-lata, há 3 anos em nossa família , chama-se Nenê, dorme dentro de casa, vacinada, bem tratada, usa coleira Excalibur que repele insetos, mosquitos etc. Talvez a maioria não saiba, atualmente na Amazônia o que mata muitas pessoas ainda é a malária, dengue, e os cachorros é o calazar.

Cachorro atacado por jacaré

Cachorro atacado por jacaré

Aqui em Tocantinópolis a vigilância sanitária sempre faz colheita de sangue para o exame do Calazar, e infelizmente deu positivo na Nenê, ontem completou um mês que ela deu a luz a esses filhotes da foto. Temos o direito e já mandamos fazer o contra teste porque o teste oficial pode ter 46% de possibilidade de falha, informação dos veterinários, fiz consulta com dois, estamos a espera do resultado, se der positivo sou obrigada a entregar a cadela para ser sacrificada, se for negativo eles refazem o teste com a mesma colheita do primeiro teste.

  • Estão entrando na casa do cidadão fazendo colheita de sangue dos cachorros que são tratados e estão sendo contaminados através do mosquito transmissor do CALAZAR, enquanto que cachorros vadios que vagueiam pelas ruas, sem terem quem lhes dê a menor atenção e cuidados, e que são potencialmente o principal foco da doença, não são recolhidos e também avaliados em termos de contaminação. Lógico, é muito menos trabalhoso, ir de casa em casa que capturar os cachorros vadios pelas ruas, quando estes inclusive se apresentam, todos sarnentos, e repletos de carrapatos etc. Estão tratando da CONSEQÜÊNCIA e não a CAUSA;
  • Descobri que os cachorros depois de sacrificados são jogados numa vala no lixão da cidade, enquanto o correto seria serem cremados;
  • A vacina contra o calazar não é aceito como eficaz para doença pelos orgãos competentes;
  • Existe tratamento para cura do Calazar mas os orgão competentes só dispõem do mesmo para o tratamento humano.

A incidência maior do calazar é na região Nodeste e Norte. Aqui estou cobrando algumas atitudes mais coerentes das vigilância sanitária, já que uma das funções da mesma é informar e prevenir. E fica a pergunta: Quem vai salvar os nossos animais amigos e inocentes?

Start the Discussion!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *