Como Fazer Ovo de Chocolate

A Páscoa 2019 está chegando e é para muita gente uma chance de ganhar dinheiro extra, fazendo os famosos ovos de chocolate. Eles são muito simples de se fazer, mas exigem cuidados com a temperatura e manuseio, para que tenham qualidade, textura e sabor, fazendo o maior sucesso com os clientes. Você pode comercializar os ovos que fizer ou presentear a família e pessoas mais próximas, saindo por um preço mais em conta do que os ovos comprados.

Você precisará de alguns utensílios domésticos para fazer os Ovos de Páscoa 2019. São eles:

  • Uma espátula de metal ou plástico
  • Formas para chocolate (no formato desejado)
  • Panela
  • Assadeira

Você poderá encontrá-los em casas de artigos para festas ou lojas de variedades domésticas.

Ingredientes:

  • Ovo de chocolate
  • 1Kg ou 500g de chocolate (ao leite, branco ou amargo)

Recheio: Podem ser utilizados diversos tipos de recheios. Você poderá rechear a casca do ovo com beijinho, cremes de abacaxi ou o que a sua imaginação mandar.

Modo de Preparo: Pique o chocolate em pedaços pequenos (derreta no máximo 500g de chocolate por vez). Derreta em banho maria, cuidando para que a água não ferva. Quanto mais finos e pequenos os pedaços do chocolate, mais fácil será o derretimento. Proteja o chocolate do vapor e da água do banho-maria, já que uma gota de água no chocolate pode desandar a receita por completo. Quando perceber que o chocolate já começou a ser derretido, retire do banho-maria e termine de derreter com a espátula.

Se você tiver em mãos um termômetro culinário, poderá medir a temperatura do chocolate, certificando-se de que ele chegou a consistência ideal. A temperatura deve ser de 18ºC. Se não tiver o termômetro, verifique se ele está derretido, mas consistente, em temperatura morna.

Espalhe uma camada de chocolate nas formas específicas. Vire a forma para baixo e deixe que escorra o excesso do chocolate. Retire o que estiver fora do desenho da forma. Vire para baixo em uma assadeira comum. Espere que o chocolate esfrie por completo e leve até a geladeira até que fique consistente. O tempo varia entre 10 e 15 minutos. Evite ficar abrindo a geladeira e mexendo no chocolate durante este tempo.

Desenforme e embrulhe como desejar.

Meu chocolate está derretendo, o que devo fazer?

Muitas vezes o chocolate começa a derreter após ser tirado da geladeira. Para evitar isso, você deve ter alguns cuidados durante a temperagem do chocolate, que é o processo de derretimento e esfriamento que leva a temperatura ideal. Ao derreter o chocolate por completo em banho-maria, você deve jogá-lo imediatamente em uma superfície de mármore, limpa e completamente seca. Com o auxílio de uma espátula, vá espalhando o chocolate até que atinja a temperatura ideal, de 18ºC, ou seja, morna. Evite deixar muito tempo na geladeira, cuide para que fique apenas o tempo necessário para pegar a consistência esperada.

Dicas especiais

Você pode utilizar as sobras do chocolate para fazer bombons ou recheios de bolos e dos próprios ovos. Para rechear a casca do ovo de páscoa você deve realizar o procedimento indicado acima, depois de ter deixado secar na geladeira, faça a segunda camada como desejar, repita o procedimento e assim até chegar ao resultado esperado.

Start the Discussion!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *