26 de dezembro de 2016

Renovação do Ar!

 Imagem: Aldeia Cipozal, Tocantinópolis - TO.

O ano de 2016 deve ter sido bom para poucos... Aqui foi um ano de grande perda na família, imersão e internalização, é aquele mergulho que damos e só retornamos para tomar ar porque a vida chama...


E como projetos e sonhos existem para serem realizados, retomamos a corrente da vida. A Jubiart Artesanato não faturou horrores em 2016, porém agregamos mais valores com trabalhos e parcerias.


Recebemos várias visitas técnicas de instituições, o que nos oportunizar reforçar  o foco na geração de renda através do extrativismo, a educação ambiental necessária como uma rotina na educação, e contextualização  da nossa cultura. Agradeço a todos passaram aqui, sempre aprendo com vocês!

Painéis  da artista plástica (plural) Cláudia Castro.

Enriquecemos a paisagem local com a iconografia do Estado do Tocantins, o que fortalece mais nossa identidade e cultura.


Sou privilegiada por estar rodeada de pessoas luzes, ambiente natural, o que me dá fôlego para renovar o ar para continuar acreditando nas pessoas e que tudo pode melhorar, não tenho lista para o ano novo, mas tenho amor, fé e coragem, e espero que esse sentimento contagie você do outro lado da tela... Que venha 2017!!!

Bia.

15 de dezembro de 2016

Por Onde Andei...

Imagem: Montagem da feira Liquida Tocantinópolis.


Esta feira ocorreu em outubro, uma ideia surgida da necessidade de movimentar o comércio e queimar estoque, apesar do apoio do Sebrae e ACITO, muitos empresários não compraram a ideia, e a maioria das empresas presentes eram geridas por mulheres. A primeira aconteceu, já com previsão de realizar uma maior em 2017.

Imagem: Feira do Empreendedor - PA, mês de novembro.


Fiquei "absurdada" com a inovação, criatividade e aproveitamento na área alimentícia, o famoso jambú paraense na cachaça, a flor do jambú na conserva, a qualidade  premium da farinha da cidade de Bragança, e a várias utilizações do amido da mandioca, que na região chamamos de goma (polvilho).


A cosmética natural é de uma diversidade! E a cada ano sempre cresce. Nas minhas mãos sementes de andiroba, para os povos da floresta um santo remédio, serve até como um repelente natural, na cosmética a sua utilização é plural. 


Fim de novembro tive um convite oportuno de participar do I Fórum de Cultura UFT.


Sempre comento sobre o fato do Estado do Tocantins ser novo, a preocupação do resgate da sua história quanto antigo Goiás e a construção da sua cultura e identidade quanto Tocantins. O envolvimento da universidade e comunidade externa é essencial para apreensão desta cultura em movimento, com esta interação todos saem ganhando.


Encerrar aqui com este slide da oficina do Empreendedorismo Cultural, que participei na feira do empreendedor. Fiquei feliz em ver essa nova visão de valorização humanista de quem produz a cultura, porque na essência nós somos a cultura.

(Prometo que antes do ano acabar estarei aqui, visitando as amigas (os) blogueiras (os).
Boas energias do cafofo para vocês!

Bia Reis.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo