15 de junho de 2015

Massa Fresca e Descomplicada (pasta fatta in casa)


Aqui no Norte do país consumimos muito farinha seca, farinha d'água, goma fresca (o polvilho), então gostar muitooooooooo de massas é aceitável. e de vez em quando, aqui baixa o espírito da nona italiana rs.
A gente vê os grandes Chefs glamorizando os pratos de massas, fazendo apresentações cheias de design, que as vezes até desencorajam a fazer uma simples massa caseira, nê?
Olha os ingredientes da minha pasta:

  • 1/2 kg de farinha de trigo
  • 06 ovos
  • Salmoura
Como fazer:


Facílimo! Está receita, e outras, você encontra no livro "Dona Benta".


Como no cafofo somos três, reduzi a receita pela metade.


Não tenho máquina de passar massa e cortar (já tive), uso o meu bom e velho rolo de madeira, essas mãozinhas são do meu assessor "culinarístico", desenrolando as tirinhas para secar.


Para cozinhar a massa coloque bastante água, sal só depois de ferver, o ponto de cozimento fica a gosto.


Uma pasta fresca, merece um molho caseiro, nada de molho industrializado, faço bem rápido e fácil: Corto e pico oito tomates frescos, coloco as especiarias desidratadas do meu gosto, sal e um fio de azeite, coloco na panela de pressão por 10 minutos, passo na peneira e coloco mais azeite fresco, e está pronto.


Havia sobra de carne preparada para hambúrguer na geladeira, coloquei no molho, que virou uma macarronada a bolonhesa, finalizar com queijo por cima é opcional.
Fiz tudo em menos de uma hora, percebo cada vez mais que ter esse tempo para preparar a sua própria alimentação está virando um luxo.
Tenha uma semana produtiva e harmoniosa!


5 de junho de 2015

Planeta Azul


No final do ano passado foi organizado por várias entidades e comunidade uma gincana para recuperação do Córrego da Lajinha,.Um córrego que nasce fora da área urbana e atravessa parte da cidade de Tocantinópolis - TO e deságua no rio Tocantins, participei do movimento, recolheu-se toneladas de lixo, fiquei estarrecida! Até aparelho de TV tinha no córrego


Isto é uma visão local, onde o consumo é bem menor que nos grandes centros, acho que o nosso planeta não está tão azul...
Pessoas estão morrendo por conta da poluição atmosférica, os nossos alimentos estão envenenados, tragédias climáticas, consumo desmedido e descartável etc. A lista é imensa!
Os países ricos e emergentes (maiores poluidores) se encontram em lugares lindos, "limpos" para discutir soluções, muito blá,blá.blá e nenhuma atitude efetiva para mudar ou minimizar o cenário da questão ambiental.
Aqui no cafofo na medida do possível praticamos o consumo consciente, reutilizamos até as embalagens descartáveis. Não precisamos? É excedente? Doamos.
Temos horta orgânica, a água e energia é controlada,  não praticamos queimadas. A sensibilização e o conhecimento é fundamental para o cidadão também fazer a sua parte. Sou brasileira, e acredito que dias melhores virão.
"Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia", é uma data boa para reflexão na mudança de certas atitudes, e se permitir ser um ator também responsável pelo meio em que se vive.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo