11 de outubro de 2015

Conserva de limão de um badalado Chef


O Jamie Oliver, é um Chef com pinta de monitor de crianças em colonia de férias, a sua animação com os alimentos naturais, receitas simples e mais purista, lembra a inocência da criança misturada com a arteirice. Tenho alguns livros dele, esta receita se encontra no livro "Jamie Viaja..." pág. 216.


Na época de limão galego, temos tanto no nosso quintal que compartilho entre amigas, e anuncio até no face, já que a minha cidade é pequena.


A receita é super simples:
10 Limões sicilianos ou galego;
200 Gramas de sal grosso;
2 Folhas secas de louro;
7 Pimentas-d- reino inteiras;
2 Pauzinho de canela.

A montagem super fácil: espremer 5 limões, e reserve. Faça um  corte em cruz no fundo de cada limão, colocar uma colher de chá dentro de cada limão, aperte para voltar a forma normal e coloque dentro de um pote, e faça a montagem com o resto do sal e especiarias, acrescente o suco de limão e termine de encher com água, tampe bem, e a cada dez dias balance para espalhar o sal, com mais ou menos trinta dias. pode abrir o pote.
A primeira vez que o utilizei foi neste molho de vinagrete para temperar:


esta salada crua,


e salada de legumes feita no vapor.

Para variar, não segui a receita a risca, tinha mais limões, e o galego é grande, cortei em 4 partes para ter maior aproveitamento de espaço acrescentei pimenta síria, não tinha folha de louro fresca, coloquei a desidratada, e cá entre nós 7 pimentas-do-reino é muito pouco rsrsrs.


A conserva marroquina ficou com sabor ácido com o frescor da casca, a canela ficou discretíssima dando espaço para outros sabores. É um tempero coringa e versátil, pode ser utilizado em várias carnes e o sabor ´surpreende!

7 comentários:

  1. Que legal isso! Não conhecia! Lindo feriadão! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Gente! Vou fazer adoro quase tudo com limão! bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bia, que dica interessante!!!! Prática, né? Gosto muito de temperar saladas com limão, o prefiro ao vinagre, essa dica me parece trazer um saber cheio de personalidade, adorei! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. 7 pimentas é pouco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coisa de gente que vive do nordeste para o norte!!! Adorei a receita, o tempero é daqueles que meu pai ADORA!

    ResponderExcluir
  5. 7 pimentas é pouco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coisa de gente que vive do nordeste para o norte!!! Adorei a receita, o tempero é daqueles que meu pai ADORA!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo