5 de junho de 2015

Planeta Azul


No final do ano passado foi organizado por várias entidades e comunidade uma gincana para recuperação do Córrego da Lajinha,.Um córrego que nasce fora da área urbana e atravessa parte da cidade de Tocantinópolis - TO e deságua no rio Tocantins, participei do movimento, recolheu-se toneladas de lixo, fiquei estarrecida! Até aparelho de TV tinha no córrego


Isto é uma visão local, onde o consumo é bem menor que nos grandes centros, acho que o nosso planeta não está tão azul...
Pessoas estão morrendo por conta da poluição atmosférica, os nossos alimentos estão envenenados, tragédias climáticas, consumo desmedido e descartável etc. A lista é imensa!
Os países ricos e emergentes (maiores poluidores) se encontram em lugares lindos, "limpos" para discutir soluções, muito blá,blá.blá e nenhuma atitude efetiva para mudar ou minimizar o cenário da questão ambiental.
Aqui no cafofo na medida do possível praticamos o consumo consciente, reutilizamos até as embalagens descartáveis. Não precisamos? É excedente? Doamos.
Temos horta orgânica, a água e energia é controlada,  não praticamos queimadas. A sensibilização e o conhecimento é fundamental para o cidadão também fazer a sua parte. Sou brasileira, e acredito que dias melhores virão.
"Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia", é uma data boa para reflexão na mudança de certas atitudes, e se permitir ser um ator também responsável pelo meio em que se vive.


10 comentários:

  1. Olá Bia!
    Não podemos ficar de braços cruzados, não é? Bacana demais a atitude de vocês aí.Penso que se todos modificassem um pouquinho só alguns comportamentos os resultados seriam enormes.
    Adoro reciclar, acho que desde os seis anos de idade faço isso, rs.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia!
    Não podemos ficar de braços cruzados, não é? Bacana demais a atitude de vocês aí.Penso que se todos modificassem um pouquinho só alguns comportamentos os resultados seriam enormes.
    Adoro reciclar, acho que desde os seis anos de idade faço isso, rs.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Que boa essa ação por aí e pena, ainda tem gente que apenas polui e nada ajuda! Bela lembrança dessa importante data! bjs, obrigadão pelos carinhos, chica

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Bia, pelo movimento em defesa do meio ambiente, arregaçando as mangas para minimizar os efeitos da poluição, na recuperação do Córrego da Lajinha, em sua cidade. Quantas outras cidades, poderiam seguir o exemplo, tentando sensibilizar os moradores, que tudo depende de nós, cada qual tem sua parcela de responsabilidade com o planeta.
    São atitudes conscientes, que podem fazer a diferença e evitar a morte de nossos rios, matas e seres viventes. Obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bia!
    Sempre depois de uma depressão, acontece uma revolução. Estou esperando pela próxima e ela nunca chega. A Revolução Industrial nos trouxe o consumismo que está dando nisso. Enquanto tiver gente lucrando com a pobreza, o mundo não vai mudar. Antes as pessoas procuravam qualidade no alimento e em tudo que satisfazia as suas necessidade. Atualmente as pessoas procuram por quantidade e baixa qualidade. Tudo o que elas podem comprar mais, tem menos qualidade. Pague um e leve dois... Nunca se tomou tanto refrigerante e se comeu tanta carne, venenos que contribuiem para o envelhecimento das células e aparecimento de doenças. Nunca se tomou tanto remédio e usou tanto agrotóxico - as águas estão contaminadas e a solo cada vez mais estéril. A humanidade está morrendo lentamente e não sei se sobreviveremos a esse século. O imediatismo não deixa que as pessoas programem o futuro e até os filósofos de botequim pedem que vivamos o presente como forma de garantir a felicidade.
    Acho que não tem mais solução se formos olhar o mundo, mas podemos em casa, como você faz, aproveitar o máximo possível a vida útil das coisas, se alimentar de forma saudável e tentar repassar para as pessoas o conceito de vida sustentável.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Que tristeza ver esse descaso, nosso , dos governantes... tudo sem muita perspectiva... é lamentável imaginar como será daqui a 10 anos, que mundo terão nossas crianças ? Já que nós estamos destruindo absolutamente tudo...
    Se ai, que ainda é pequeno, proporcionalmente falando, imagine aqui ?
    Aff, dá até medo de imaginar !!!

    Mas vc está fazendo sua parte, e isso é um alento !!

    Bjus 1000 lindona com muita saudade !!

    ResponderExcluir
  7. Precisávamos de mais pessoas com esse pensamento a maioria acha que não vale a pena deixar de jogar um papel de bala na rua pq não faria diferença pq ela pensa: ah! É só uma vez por dia q eh jogo um papel de bala na rua mas temos que pensar se todos fazem isso uma vez por dia como não ficaria a rua de papéis de bala isso se aplica a outras coisas também ah! É raro eu jogar lixo no corrego perto de casa mas outras pessoas tbm.
    O que devemos ter em mente é que não estamos sozinhos no mundo cada um tem que fazer sua parte, escrevi demais rsrs! É pq esse assunto mexe muito comigo sou indignada com tamanha porquice de pessoas por aí tamanho desamor por esse planeta lindo que está deixando de ser azul infelizmente
    Bjusss!!!

    ResponderExcluir
  8. Somos um povo sem educação.....
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo