28 de maio de 2015

Vamos tomar uma pinga?


Nas conversas entre amigas, descobri que na região existem engenhos de cana-de-açúcar. Sou uma simples curiosa, e não entendida no ramo da cachaça, mas a dita é produzida na região artesanalmente, é claro que fui atrás...
Na imagem uma moenda que separa o caldo do bagaço da cana.


Dos três engenhos que me falaram, encontrei dois na cidade de Nazaré do Tocantins - TO, a moenda é movida a tração animal. Na época da visita estavam parado por falta de cana na lavoura, com previsão de colheita para junho.


As espécies plantadas na região são açucarinha e são paulo.


Este é o engenho do Zé Borges, pertence ao Sr. Borges.


O decantador, feito em bronze.


O processo da filtragem passa por essa serpentina.


O segundo é o engenho do Sr. Alcides, é tão famoso e antigo que deu nome ao povoado.


A moenda. 


O Sr. Alcides, conversando sobre o processo de produção. Um fator importante que diferencia a cachaça artesanal da industrial, é a não utilização de elementos químicos, a fermentação é feita através de fubá de milho e o farelo de arroz.


Forno feito de adobe.


Percebi que todo o plantio de cana, era em área baixa, próximo de rio ou córrego.


A mistura dos biomas Amazônia e Cerrado deve dar uma cana-de-açúcar bem especial. Não sou especialista, porém achei a cachaça muito perfumada, já quem entende disse que é boa, comprei um pequeno estoque, agora vou precisar é de uma pequena dorna (Bia procurando serviço, um caso perdido rs).
O curioso, é que eles não têm interesses de criarem um padrão, registro etc. para venda, falaram que a região consome tudo que eles produzem. A turma gosta da famosa branquinha, então, vamos "pingar"?


7 comentários:

  1. Que interessante conhecer pessoas assim e esses trabalhos,não? Gostei que ele nem pensa em expandir,rs bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bia!
    São bem rústicos pois ainda usam tração animal... Essa sim deve ser a verdadeira cachaça artesanal. Na minha cidade natal tem alguns alambiques, mas não se comparam ao que apresentou. Guarde uma branquinha pra mim, que quando for aí quero experimentar :D
    Não conhecia o processo... o que é dorna?
    Bom fim de semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luma!
      Dorna, é vasilhame de madeira que é utilizada para guardar vinho, cachaça, tem também dorna para fermenta vinho, tem também algumas madeiras especiais que dão sabor e coloração para bebida. No meu caso, quero uma dorna para deitar, descansar e envelhecer a cachaça, para o sabor ficar mais leve e aveludado.
      Até parece que entendo do negócio kkkkkkk.
      Luma, bjooooooo.

      Excluir
    2. Muito bem explicado! :) É tipo uma gamela?
      "Deitar na gamela" podemos inventar uma força de expressão! kkkkkk
      + Beijus,

      Excluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo