14 de março de 2015

Saudosa Maloca, Maloca Querida...


Compramos a nossa paisagem, ops! Casa, em 2008, na cidade de Tocantinópolis - TO, e ainda pagamos um valor a parte por uma maloca no fundo do imenso quintal (40 metros de fundo), hoje ele já está bem mudado, plantei um ipê que já tem quase seis metro de altura.
Feita ainda de madeira roliça e coberta com a palha da palmeira do babaçu. Chegamos ainda a trocar sua cobertura de palha.


A maloca virou uma agregadora de amigo pensadores (a maioria professores da UFT), o maridón sempre falava "a turma de forasteiro", ninguém era nativo. As celebrações e encontros sempre aconteciam debaixo da maloca.
O nosso terreno é descida de um morro, fizemos uma grande canaleta a longo do muro e próximo da maloca, a escavação fragilizou a vigas principais de apoio e ela caiu, ficamos numa dúvida cruel, construiríamos outra maloca ou algo mais durável, lembrei da parábola dos três porquinhos, deixamos a nossa "alma buscapé" de lado e usamos a razão do terceiro porquinho.  


Decidimos construir um gazebo, que chiqueroso! A maloca virou um gazebo com vários objetivos entre eles, trabalho e lazer.


Da maloca permaneceu um pé de cupuaçu na lateral, e fizemos questão de ter a nossa trempe (fogão de lenha) de volta, sei, sou ainda primitiva, cozinhar lentamente sem pressa e pressão para os amigos tem um outro sabor...
Estamos na fase da pintura do teto e dos tijolinhos, depois decoração (adorooooooo), e vem o paisagismo ao redor, já estou preparando várias mudas de plantas.
A construção ficou no mesmo local da maloca, e dela ficou a boa energia dos amigos que mudaram, buscando outras oportunidades e possibilidades, e os que partiram e viraram um ponto de luz no universo. Sentimos falta deles, mas deixaram histórias, dias alegres, lindas imagens, e bons sentimentos que ficam para sempre no coração.


No fim desta história, percebo que viramos nativos, incorporamos no nosso dia-a-dia as águas do rio Tocantins, e o encantamento de viver numa região rica em biodiversidade, cheia paradoxos econômico e politico (mas isto não é só aqui rs.), e na medida do possível contribuímos com o nosso tempo e trabalho. Temos mil planos para o nosso novo "Espaço de Convivência da Jubiart", já estamos com agendamento de oficina voluntária, e planejando um sarau com uma poetisa da terra (surpresa)...
A "saudosa maloca, maloca querida", nos deu asa e voamos!!!


13 comentários:

  1. E que lindo voo! Ficou muito legal esse gazebo e ótimo lugar pra reuniões ! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Como é gostoso ter histórias pra contar,
    principalmente, quando fincamos raízes
    e vamos acrescentando melhorias ao
    nosso habitat. Seu trabalho é muito lindo,
    assim como sua casa também,
    agradeço por partilhar,
    abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  3. Bia,

    Eu gostei muito da Maloca antiga, mas entendo que, é preciso crescer, ir pra frente.
    A construção ficou bacana, e vai continuar com o mesmo objetivo, ou outros muito maiores, como você mencionou.
    Vocês estão fazendo a diferença em Tocantinópolis.
    Um lindo Domingo! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Puxa adorei o post!
    Um belo domingo.
    E prazer em conhecer.
    Janicce.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bia!
    Não é mais uma maloca e apesar de gostar do rústico, poderá usar o espaço atual para eventos maiores. Quem sabe?
    Hum... Deu vontade de comer comidinha feita no fogão de lenha. Um arrozin cozidin soltinho com cebolinha batidinha por cima... Eita que lembrei da infância nas Minas Gerais!
    :)
    Felicidades no novo gazebo!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Bia, como a gentes se solta com o tempo, não? Você agora escreve livre, sabe fazer humor, jogo de palavras, ensina, está uma beleza ler o que escreve.
    Pois é, embora seja bom uma dose de saudosismo, a gente tem que se adaptar às circunstâncias, nas idas e vindas da vida. Sua maloca estará sempre aí, apenas com "roupagem" diferente.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Big Head Soccer is the compelling game of adrenaline sports including football. In the site head soccer there are games like Big Head Football and Head Soccer and head soccer and head soccer unblocked I wish you enjoyable experience with soccer heads and head soccer 2 and big head basketball or big head soccer

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo