29 de agosto de 2014

Um olhar Diferente Sobre o Cerrado...


... E um dia muito especial! Só o caminho já é um deslumbramento. Saímos para fazer coleta de cascas mais cedo este ano, não seguimos as estações, só observamos a natureza, e ela todo ano vem com uma novidade:


Até as floradas dos ipês estão ocorrendo um mês e meio mais cedo.
Como imagens as vezes valem mais que trocentas palavras (ainda mais euzinha escrevendo rsrsrsrs). Vamos apreciar naturalmente sem filtro ou efeito etc.


 Árvore do Jatobá com fruto. Darei no máximo duas semanas para o fruto estar no chão.


Jatobá antigo da safra passada, mais um ano a semente entrará em contato com o chão...


De longe não identifiquei a árvore,


mais perto, é uma árvore de chixá, com a casca ainda verde, quando ela abre fica parecendo uma árvore de natal, por dentro é um vermelho vivo, no centro a semente preta. Já assisti várias araras azuis comendo esta semente, é um banquete!


Sou fã desta árvore: Cedro!


A flor do cedro embeleza qualquer céu! Chamamos de flor na região por força de expressão e pela sua beleza, na verdade é o fruto do cedro.


Ao mesmo tempo que os frutos são secos e duros, são delicados...


Nas estradas de chão batido, coleto até os quebrados pela queda ou roda de veículos.


Este é um fruto de cedro raro, caiu da árvore e suas sementes ficaram intactas, acho que foi só para aparecer para você!


As sementes quando o fruto cai geralmente são dispersadas na natureza, as que ficam... Esta é outra história que contarei depois...


Nesta época os campos do cerrado ou pastos ficam secos. Nos pastos geralmente deixam algumas árvores nobres, as outras... Sem comentários! Esta árvore solitária e queimada, provavelmente foi algum raio que a atingiu.


Aqui é um pé de sapucaia, toda verdosa cheia de coco sapucaia, as sementes já caíram, o coco não. Veja ao fundo as árvores maiores mais secas, olhou?



É esta lindona aqui! Ao seu redor muitos cocos, pulei de alegria quando vi tantos cocos, acho que inventei a a dança da sapucaia rsrsrsrsrs.


Estes são os cocos da sapucaia, lembram um pouco o ouriço da castanha-do-Pará.
Esta foi uma manhã de coleta no cerrado, caso você se aventure fazer algo parecido, é bom passar antes um protetor solar, usar calças compridas, sapato fechado, proteger a cabeça, ter um kit de primeiros socorros e levar bastante líquido. Neste caso não esqueci da cervejinha e petiscos rsrsrsrsrs, afinal era um belo domingo!
Fotografia: Júlio e Bia = Jubiart.
Tenha uma semana luz!!!

8 de agosto de 2014

Ligue o rádio!



O mês de julho contei mais um ano de vida para o meu currículum neste planeta itinerante, recebi muitooooooo carinho no Face, e presentes muitos especiais, um deles vou contar (não sou baú p/ guardar segredo rsrsrs): No primeiro semestre havia gravado por telefone uma entrevista para o SEBRAE, que seria usada em um programa de rádio, pensei que seria um programa vinculado mais no Sudeste e Sul, não tinha a mínima dimensão do projeto... Dia 14 de julho (pois, numa segunda-feira), o carteiro bateu palmas na frente da loja Jubiart - Artesanato com um pacote na mão, dentro dele havia uma carta de agradecimento pela participação no projeto, um kit com uma camiseta do Projeto "O Negócio é o Seguinte" e seis CDs, onde foram gravadas várias entrevistas com MEI - Micro Empreendedor Individual, premiados do país, contando um pouco da sua experiência de negócio.
A vinculação do programa está sendo feita em quatrocentas emissoras no país, começou por coincidência  no dia 14 de julho (dia do meu aniversário)  e terá duração de três meses. Fizeram um excelente trabalho de edição com a voz do ator Jakson Antunes, acompanhado de uma novelinha dentro da temática da entrevista do dia com o MEI.
Tiveram a delicadeza de citar na carta o CD e a faixa que gravei, corri p/ o notebook e coloquei para ouvir e não rodou, á noite lembrei do CD do carro, corri para a garagem e ouvi o programa... Sou meia boba/chorona, acabei me emocionando, sempre achei a minha voz gravada horrível, porém nem prestei atenção nela, fiquei ligada nas palavras, na história... Parei de lecionar em 2004, quando o filhote "temporão" nasceu, optei por cuidar dele e trabalhar em casa, gosto muito de ensinar, partilhar e aprender, mas nunca, em momento algum pensei que a minha experiência de negócios fosse servir de exemplo, e que tantas pessoas neste "mundão" Brasil, fossem ouvir do Oiapoque ao Chuí, senti-me um pouco numa sala de aula imensa, e muito orgulhosa de fazer parte de um projeto que pode orientar, ajudar, motivar e estimular a pessoa a começar ou melhorar o seu pequeno negócio. Sei que em nosso país a leis tributárias não são muito justas, as aplicações das mesmas pior ainda, enfim, ouvir a realidade do cotidiano de um gestor de um pequeno negócio, não é teoria, é uma realidade e que pode ajudar outros, principalmente quem não teve acesso a educação ou por outro motivo não pode estudar... Não perco a fé de sempre estar vendo uma luz, uma solução, mudanças começam pelas pequenas atitudes. Quem sabe um pequeno empreendedor esteja ouvindo este programa, e no futuro venha fazer a diferença na sua cidade, Estado e no seu país? Acredito muito na força e coragem destes pequenos/grandes empreendedores!
Parabéns ao Sebrae, e aos mentores/realizadores deste lindo projeto! Saber mais e ouvir os programas acesse http://www.onegocioeoseguinte.sebrae.com.br/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo