23 de julho de 2014

Livros,"invadindo" a Jubiart...


"A relação entre o criador e a criação - artesão e objeto - implica um conhecer que fundamentalmente está na técnica, aliada á função, que é o desempenho sociocultural do objeto, penetrando o que há de útil e simbólico ao mesmo tempo." Raul Lody.
O livro "Barro & Balaio", foi um achado da minha última viagem, é difícil encontrar livro sobre o artesanato popular, este foi publicado em 2013, a fotografia de Jorge Sabino no livro é linda! O autor dá uma breve introdução conceitual sobre o artesanato e o dicionário em si, é um "falar" bem peculiar do artesão do Norte ao Sul do país, mostrando um pouco da nossa identidade através da arte popular. Excelente!


A minha participação na Feira do Empreendedor, não foi somente vendas/divulgação, sempre que podia visitava os stands de informações do SEBRAE e adquiri (doados) alguns livros para o nosso acervo...
"Este livro divulga as regiões brasileiras vinculadas a produtos e serviço com qualidade diferenciada, reconhecidas oficialmente em nosso país com o selo das Indicações Geográficas, conforme a lei da Propriedade Industrial nº 9.279/1996". Luiz Barreto.


Em outras palavras essa lei protege a marca que só pode ser encontrada e vendida naquele local, como as panelas de barro de Goiabeiras, onde são feitas as famosas "moquecas" capixabas ou a região do Jalapão do Estado do tocantins com o artesanato capim dourado.
Quem sabe um dia estaremos nesta indicação geográfica com o nosso coco babaçu...


Este livro técnico é um instrumento de trabalho para quem trabalha com produtos e principalmente aqueles que são transportados. Descreve material, medidas etc. para cada tipo de produto, muito bom!


Catálogo da Coleção Jalapa - Capim Dourado. Este trabalho teve participação de nomes conhecidos na área de design como Heloisa Crocco e Marcelo Rosenbaun.


Imagens do catálogo: Florada do capim dourado.


Todos esses livros você encontra no espaço do artesão disponível para leitura e consulta (Beira Rio, 737, Tocantinópolis - TO). Na imagem: A amiga e artista plástica Fátima Saboya.

Imagem: A nossa mesa sendo compartilhada com coordenadora, consultora e colaboradora do Sebrae do Programa Mulheres do Tocantins.

O "Espaço do Artesão" ficou pequeno para leitura, sem espaço fomos literalmente para a rua... Ultimamente temos recebidos visitas de alunos de cursos técnicos, ensino médio e de universidade. Como os espaços são pequenos de oficina, loja etc. as turma são organizadas para entrar em certa quantidade. A mesa na orla do rio, tem sido uma grande aliada.
Tenho repensado sobre o nome "Espaço do Artesão" parece que ele não cabe mais no que o espaço se transformou... Você que sempre acompanha a nossa história, o que acha sobre mudar o nome do "Espaço do Artesão"?...
A boa luz e energia fique com você!


20 de julho de 2014

Para Você...


Amiga e amigo, um domingo especial para você! Vamos dar um passeio especial na Ilha da Santa aqui http://bico-olhareseperspectivas.blogspot.com.br/.


10 de julho de 2014

Antes, durante e depois...


Não pensaram besteira com este título? Que bom! Rs.
Logo que compramos a nossa casa na beira rio, a porta era estreita.


Pesquisando sobre a história da casa, descobrimos que ela tinha duas portas que se abriam uma para cada lado.


A porta nova ficou assim.


Já a antiga porta, virou uma mesa, porém não é uma mesa qualquer, ela virou uma mesa compartilhada.


Explico: Mandei a mesa para um marceneiro colocar as pernas e "chumbei" no chão com cimento em frente a Loja Jubiart - Artesanato. Os bancos fiz de umas tábuas grossas de cedro que estavam no quintal já criando limo... No cantinho da imagem o meu ajudante lixando a mesa. Lixei a mesa, porém deixei a cor verde ficar com ranhuras e mais clara, os bancos passei duas demão de selador e passei verniz por último na mesa e bancos.


Para inaugurar,


almoço em família., a mesa foi aprovada!


Aqui, encontro com as amigas no dia de Santo Antonio.


Almoço com amigos artistas...


É muito bom ver as pessoas usufruindo um espaço simples, elas chegam devagar, sentam, folheiam as revistas, ou ficam somente contemplando a paisagem.


Como o "Espaço do Artesão" está ficando pequeno (acervo aumentando...), a mesa será mais um opção de espaço para leituras e consultas para o público da cidade de Tocantinópolis - TO.
Como não podemos mudar o mundo, vamos customizando, reutilizando e transformando pequenas coisas no nosso mundo particular e compartilhando aqui com você!

4 de julho de 2014

Conte a sua história...


A sua história pode ser contada em verso e prosa e ser conhecida nacionalmente! As empreendedoras tocantinenses têm até dia 31 de julho para se inscrever no Sebrae Prêmio Mulher de Negócios 2014.

Imagem: Premiadas ciclo 2013, autoridades institucionais e as homenageadas pelos dez anos de Sebrae Prêmio Mulher de Negócios.

Este ano a premiação foi muito especial, reuniram na festa, as premiadas Estaduais e Nacionais dos últimos dez anos, fizeram um trabalho de imagem in loco e nos surpreenderam com nossas imagens em grandes painéis na entrada do evento. Tenho certeza que todas, como eu sentiram-se um pouco "celebridade".

Painel na entrada do evento.
A premiação têm vários méritos e ganhos para quem participa e é selecionada, um deles é o valor percebido do seu trabalho, conquistas e persistência como mulher de negócios. Este reconhecimento agrega vários valores que ao longo de sua carreira só acrescentará, e isto é só um caminho que poderá levar a outras conquistas profissionais...
Todas as informações  para inscrição, você encontra neste link http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/
Se tiver dúvidas entre em contato com o SEBRAE mais próximo de você.  Acredite no poder da sua história, participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo