7 de maio de 2014

"Pitacos" Sobre A Copa...


Um dia uma grande amiga  falou-me: "Você, como comerciante tem que se manter neutra em assuntos polêmicos", até tento, as vezes, porém não é muito do meu feitio rs. Tenho lido muito sobre o tema "Copa/2014", principalmente na área econômica, muitos empresários não estão muito entusiasmados. Outro dia uma amiga de São Paulo comentou "Bia, não estou vendo nem venda de bandeirinhas na Av. Paulista!", isto sem falar nas famosas ruas enfeitadas, analisando mais de perto a questão econômica é o problema menor, perto da apatia do cidadão brasileiro frente a este mega evento. Os jornais estrangeiros estão cheios de recomendações sobre segurança, conflitos, violência etc... Isto tudo trouxe-me a lembrança da última eleição para presidente no país, queria muito, muito mesmo! Votar na primeira mulher para presidente do país, mas a forma como a atual Presidente foi conduzida ao poder, deixou-me frustadíssima, não votei e não me arrependo, da mesma forma sonhei muito com esta Copa, mas as notícias de obras superfaturadas, as questões básicas e estruturais do país pedindo SOS! A sensação que tenho é que a Copa/2014 não esta sendo feita para os brasileiros, nesta "festa" estamos em área periférica, e olhe lá!


A Jubiart - Artesanato na Copa

Vi e li o edital do Ministério da Cultura para inscrição dos artesãos, artistas plásticos que pretendessem enviar seus trabalhos para ser expostos e vendido no evento, fui abrindo páginas, páginas e páginas... Desisti na metade, e não sou pessoa de desistir fácil, fiquei a imaginar os artesãos maravilhosos deste país que infelizmente não tem acesso a internet, principalmente aqui no Norte do país. No mês de abril o Sebrae Tocantins entrou em contato conosco, várias pessoas (consultores, designer, terceirizados etc.) organizando, selecionando (tipo uma curadoria ) os nossos produtos artesanais para enviar as capitais que vão sediar a Copa/2014.
Nas imagens alguns produtos que já foram enviados. O nosso objetivo principal é mostrar um pouco a nossa cultura popular e identidade através dos trabalhos feito a mão, a experiência está sendo muito válida,  vai nos preparar melhor para as Olimpíadas de 2016  em todos os sentidos, sendo que já estão noticiando atraso no planejamento da mesma. A pergunta que não quer calar: Quando vamos mudar esse cenário?





Você querendo conhecer mais produtos da Jubiart - Artesanato, acesse o link da fan page do seu lado direito.
Luz e boas energias para nós!!!

16 comentários:

  1. Tuas peças lindas e eu, sem entusiasmo nenhum com a COPA. Ela não deveria ter vindo para o Brasil que está gastando o que tem e não tem e não pensando no povo. Serão somente aqueles dias de jogos, oba-oba e depois? Dívidas, grana que não foi pra saúde, educação e etc.etc.etc.... beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Tudo seu é lindo, de bom gosto e 100% brasileiro. Sobre a Copa? Bem... basta falar que pela primeira vez não vou assistir, e se por acaso me perguntarem: estou torcendo pela Itália. Muito triste com o dinheirão que gastaram nesses estádios pra gringo ver (sinal que dinheiro tem) enquanto o país passa necessidade em tudo e por tudo. Espero que seja mesmo um vexame para o governo. Dilma, a primeira mulher eleita, foi uma vergonha para todas nós mulheres. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bia

    Seus trabalhos são sempre lindos.
    Ótima 3º para vc...

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  4. Seus trabalhos são sempre adoráveis, Bia, mas o mesmo não se pode dizer do cenário político... essa Copa veio pra cá com interesses eleitoreiros e o dinheiro do povo está sendo mal gasto com obras superfaturadas e mal feitas. Dona Dilma está sendo zoada até no Financial Times por meter os pés pelas mãos. Nunca imaginei passar tão desanimada por uma Copa :/

    Abraço,
    Jussara - minasdemim

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia, é a Vi, você deve aproveitar todas oportunidades para que seu produto seja conhecido no exterior, e a copa é uma delas.
    Quanto a esses eventos esportivos, já desanimei a muitos anos, agora estou na fase do desespero, fico olhando para situação do país e fico com medo do que há de vir..
    Mas vamos praticar a fé, e confiar em Deus, e esperar um milagre, quem sabe acontece e o Brasil submerge desse lodo que ele esta afundando cada vez mais.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  6. Bia, eu entendo seu desânimo, aliás de tantos outros artesãos ou comerciantes que precisam ganhar um dinheiro nesta época, mas têm lá dentro este sentimento de que algo não combina com tudo isso.
    Aqui pelo Rio não se vê nada enfeitado, as lojas estão abarrotadas de enfeites, não vejo ningém comprando, pra dizer a verdade só quem compra é mesmo gente muito sem noção, alienados de carteirinha e olha, carioca, é bicho alegre, adora uma festa, mas não tô vendo absolutamente nada neste sentido. Eu acho que no fundo, as pessoas entenderão o quão ruim foi tudo isso para o país, só servindo para os gringos e para esta nojenta Fifa. Tenho um amigo que foi noutro dia ao novo Maracanã e, pasme, para assistir ao jogo teve que ficar de pé o tempo todo, pois agora todo mundo pode ficar assim e as pessoas que estão mais atrás não enxergam nada, assim também se levantam e, quando vão sentar-se, as cadeiras são daquele tipo inteligentes, fecham-se sozinhas, teve gente que se esborrachou no chão numa dessas. rsss
    Eu espero que o Brasil perca logo no início, assim a violência dá uma trégua e as pessoas não se inflamam demais.
    Seus trabalhos são belíssimos, seja lá que cores forem.
    beijos cariocas]

    ResponderExcluir
  7. Bia eu também tenho uma opinião sobre o assunto, mas não digo para não causar polemica.
    mas eu vivo no exterior, a muitos anos, e vou ao brasil só como turista, talvez não tenha o direito de julgar quem vive a situação todo dia.

    bacione


    baci

    ResponderExcluir
  8. Vc está certíssima no que disse sobre a copa e entendo como fica difícil se dedicar a arte assim. Mas tb quero dizer que suas artes são lindas e cheias de Brasil...seria lindo ver um propaganda maior de peças como as suas!
    Beijos!!!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bia!
    Eu me sinto envergonhadíssima, quando amigos estrangeiros comentam sobre o assunto "Copa 2014", pois me sinto sem argumentos e tenho que concordar. Os turistas que virão, apenas confirmarão a imagem de um Brasil que não estava preparado para organizar um evento tão ambicioso e não estou falando por mim, esse foi o resultado de uma pesquisa feita pela Press Análise & Perspectiva. É pena, pois queria que a imagem do Brasil não piorasse, pois além da Copa, politicamente estamos indo de mal a pior. Depois que assisti a entrevista do Lula para a TV portuguesa descredenciando o judiciário como orgão regulador das leis e moral desse país, quase fui embora!
    Espero que os negócios dêem certo e que a projeção pessimista caia por terra.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. em compensação o governo tá torrando o que pode pra promover a copa aqui fora. vendendo um país q não existe, etc. e se dispondo a subsidiar trabalho de artistas não-brasileiros na festa, vai entender. enquanto q o talento local, como é o seu caso, tem q suar mto pra conseguir abrir uma brecha de espaço.
    é pra chorar.
    vamos em frente, Bia. q as coisas mudem, pra valer.

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo