27 de janeiro de 2014

Compartilhando com você! Vemmm...


Hoje compartilhando um dos presentes que ganhei de natal do maridão.
Como a maioria sabe, facilito cursos/oficinas, ás vezes, sou convidada para dar palestra em escolas etc. Correlacionada a isto, a pesquisa/estudo da natureza, principalmente com foco na Amazônia e Cerrado é uma constante.
Em novembro Júlio (maridão), foi convidado para trabalhar temporariamente em Macapá em sua área de Geotecnia, e conversando no seu trabalho com a Juliana (Engª Florestal) da dificuldade de achar os nomes das árvores, já que em média elas têm de dois a seis nomes populares, dependendo da região onde ela se encontra. A Juliana indicou esta coleção para o maridão, resultado de 15 anos de pesquisa, organizada e publicada pelo  Harri Lorenzi, Engº Agrônomo e Botânico, ele diz "A obra tem tem por objetivo popularizar o conhecimento das nossas espécies florestais e fornecer orientação para seu cultivo." Querendo ter acesso as obras do Instituto Platarum acesse aqui http://www.plantarum.com.br/, querendo conhecer a instituição fundada pelo autor vá http://www.plantarum.org.br/jardim-botanico   


As imagens foram tiradas do livro, elas são excelentes! A fotógrafa e que fica a desejar rs.  O que facilita muito é o Índice que vem com os nomes populares e científico, trás também: características morfológicas, ocorrência, madeira, utilidade, informações ecológicas, fenologia, obtenção de sementes e produção de mudas.   
É padronizado também as imagens: Árvore, florada, fruto, semente, casca e a parte interna. Um exemplo desta: A imagem do puça, ela não ocorre na minha região, porém vendo a imagem fica mais fácil de identifica-la.



O Júlio bisbilhotando mais, encontrou este outro trabalho do autor e fez o pacote completo do presentaço! Fiquei surpresa com a grandeza de variedade de palmeiras que temos no Brasil, e pela diversidade acredito que ainda têm mais a serem pesquisadas e catalogadas...


Olha o nosso famoso babaçu!


Em nossa loja física, disponibilizamos o coco babaçu inteiro e cortado para o cliente de fora da região saber mais sobre o mesmo


Quando olhei esta imagem lembrei da minha infância na Amazônia, comia muito tucumã, a boca ficava um grude só rsrsrsr.


O nosso rico buriti!


Geralmente da palmeira se aproveita tudo, e alguns como o buriti são poderosos fitoterápicos.
Só faço uma observação, na parte da "utilidade" das Palmeiras e das Árvores Brasileiras, não vi em nenhuma (nem no açaí!), citar a sua utilidade no artesanato, assim como o coco do babaçu etc. Era bom os pesquisadores ficarem atentos para no caso de uma reedição preencherem esta lacuna. 
Quero parabenizar, o autor e equipe pelo belo trabalho de pesquisa! E agradecer a Juliana por compartilhar seus conhecimentos conosco!

Um domingo luz, e uma semana produtiva para nós!!!


16 comentários:

  1. Oi, Bia!
    Presentão, hein?
    Esses dias vi num blog uma ideia tão interessante foi usada uma agenda velha sem uso para colecionar folhas colhidas do chão. Para cada folha, a identificação da espécie e uma frase sobre a natureza. Achei tão bonito!
    Esses livros devem ser como joias mostrando a grande diversidade que há em nossa flora e o quanto de utilidades as plantas tem que desconhecemos. Quanta riqueza!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia bom dia! Menina vejo que vc fez uma biblioteca com os exemplares do Lorenzi, adorei a postagem! Vc fez ótimas aquisições, pois os livros do Lorenzi são usados como referencia em pesquisa, na biblioteca da ufes tem todos os exemplares das obras dele, além dos das arvores brasileiras tem o das plantas medicinais, plantas exóticas, e plantas venenosas, não lembro de todos.

    E realmente vc tem toda razão, acho que os pesquisadores deveriam acrescentar em suas pesquisas a parte econômica e sustentável, Bia vc me fez lembrar que a alguns meses assisti uma palestra de uma professora de gemologia da ufes que disse que a graduação em gemologia daqui é voltada para as gemas naturais e sementes, acho que vc iria ficar muito interessada neste curso. Bjs e um ótimo domingo! http://www.gemologia.ufes.br/

    ResponderExcluir
  3. Fabi, obrigado pela dica, vou lá, ver o curso...
    Um ótimo domingo p/ vc!
    Bjãooooo

    ResponderExcluir
  4. Presente lindo e bem de acordo com teu gosto! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  5. Vivendo e aprendendo!Muito bonito este livro, as fotos são fantásticas e conhecer mais sobre a nossa flora é maravilhoso!!Bjs, bjs amiga querida!

    ResponderExcluir
  6. Olá Bia

    Achei muito interessante e muitas vezes já senti a necessidade de saber nomes de algumas árvores, principalmente palmeiras, que gosto muito.
    Vou visitar o site.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  7. Olá Bia

    Ótima semana para vc…

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  8. Olá Bia

    Vim lhe desejar uma ótima 3º feira.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  9. Olá, encontrei seu blog em outro ...entrei por causa do nome ...é que é tão raro encontrar o apelido Jubi....é porq este é o meu, seu nome é jubiliana? porque o meu é...bjs

    ResponderExcluir
  10. Presentaço, mesmo!
    Teu marido deve ser muito parceiro e sensível, para presentear com tamanho acerto.
    Maravilhosos, estes livros.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente o máximo. Jamais poderia imaginar que houvesse publicações assim sobre nossa flora. O que vejo por aí é tão 'gringo'. Valeu a indicação! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  12. Uau!! Que presentaço! Seu marido acertou... manda um e-mail para o autor. Acho que ele vai gostar também da postagem que fez!
    Bom restinho de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo