23 de junho de 2013

"Inrotinas" De trabalho e Muito Mais... Vem!!!

O rio Tocantins se "despindo" para as praias de 2013, os pedrais com a areia fininha branca, fazem um efeito contrastante..

Primeiro semestre do ano acabando e fiquei imaginando, fiz muito, mas queria ter feito mais... Fazendo um pequeno balanço, este semestre começamos os trabalhos de organização, sensibilização e capacitação, em fevereiro com alguns novos núcleos, entre eles dos artesãos, bares e restaurantes, em seguida veio a premiação Sebrae Mulher de Negócios Estadual e Nacional, viagens, novas aprendizagens, parcerias, e agora encerrando com a reforma da Jubiart, foi pequena, porém trabalhosa, faltando hoje, só alguns retoques para finalizar. Dentro do planejamento fiquei em falta com as oficinas voluntárias de artesanato, já estou praticamente com a demanda fechada com duas escolas para o segundo semestre. Não gosto de justificar (mela), é só um esclarecimento para clientes e amigos da minha ausência do site.


Reunião com algumas proprietárias de bares e restaurante da beira rio, objetivando organização/planejamento e sugestão de cardápio. Para ajudar, reunimos o trio "parada dura", euzinha, Luene (consultora Sebrae) e Eliete (Secretária ACITO).


Uma das novidades que foi passada para as participantes: Receita da mandioca palito, muito simples , só corta-la em forma de palito crua, fritar até dourar, colocar sal depois de pronta, quase não consigo registrar imagem, foi saboreada rapidinho e aprovada como acompanhamento ou tira-gosto.


A farofa na região costuma ser misturada no óleo de soja, o sabor e crocância  ficam a desejar, levamos para a reunião uma voluntária bem familiar de vocês... Para ensinar uma farofa especial e simpleca, chamo ela de "Farofa da Lu", e a Luciana chama "Farofa da Paciência"

Ingredientes:
01 colher rasa de óleo de soja;
01 cebola grande, cortada em quadrado médio;
01 colher de sopa de margarina ou manteiga;
01 k. de farinha fina (pode ser branca ou amarela);
Batata palha (é opcional)

Se colocam os ingredientes na ordem descrita, o segredo dela está na paciência, explico, desidratar e dourar a cebola em fogo baixo, sempre mexendo...

 
 Quando ela estiver bem dourada (cuidado p/ não queimar!), coloque a margarina ou manteiga, mexa, secando a água da margarina ou manteiga, jogue a farinha, mexa sempre até torrar a farinha, se quiser coloque batata palha na farofa depois de pronta. Rápida, prática, saudável e eu garanto, fica deliciosa! A Luciana comentou que pode usar-se pimentão ou azeitona (picada) e desidratar/dourar como a cebola, é só questão de gosto.
 
 
Pois, a mestre cuca aqui é a modelo exclusiva da Jubiart (não exploro a família, pago tudo com juros e correção monetária rsrsrsrsrsr), gente é por uma causa justa, Lu obrigada pela colaboração!
Turma que vai p/ o front na cozinha não esquecer: Touca, sem adereços e unhas sem estar pintadas, e lembrem-se das boas práticas!

 
 O Sebrae sempre muito presente em Tocantinópolis - TO, se continuar neste processo logo teremos uma gerência local para ampliar mais ainda o atendimento na região (olha a torcida!). O Sebrae é uma instituição especializada em atender pequenos negócios em todo o pais, acredito que o Sebrae do Tocantins seja um dos mais atuantes, não depreciando os demais, porém pelo fato de sermos um Estado novo, a cultura de uma geração de empresários ainda está em formação crescente, e o Sebrae sempre muito atuante em várias frente, construindo essa cultura empresarial no Tocantins.
Segunda-feira viajo para Brasília - DF, para um evento nacional e retorno na quinta-feira, para vocês uma semana luz e harmoniosa para nós!
 
 

20 de junho de 2013

Colares Básicos Naturais!

 
Colares curtos, média de 44 cm de comprimento, sementes de açaí tingidas, cascalho de pedras jade africano, ágata e olho de tigre.
 

Pode ser usado sozinho ou em composição com outra cor.


Detalhe do fecho em banho ouro verde.


Aqui semente de açaí natural lixada, pedras olho de tigre e jade africano.
Investimento: R$ 30,00 + frete. Contato: biaarte@hotmail.com


Se quiser cor ou pedra diferente, tendo no estoque fazemos por encomenda. Amigos e clientes dão pitacos e somam com a Jubiart!

12 de junho de 2013

"Jubiart de Braços Abertos"


Fazendo trocadilho com o tema da temporada de praia do Estado, "Tocantins de Braços Abertos". Não se assuste com a imagem, logo, logo a Jubiart estará renovada, cheia de novidades, aberta para você!


O Sebrae em parceria com governo do Estado, iniciou a semana de capacitação em várias frentes: Atendimento ao cliente, técnicas de venda, controle financeiro, segurança alimentar e muito mais.
Independentemente da temporada de praia o município de Tocantinópolis já vem sensibilizando (fev/2013) e organizando vários núcleos através do Empreender FACIET , Sebrae, ACITO, Prefeitura e a Jubiart para temporada de praia/2013. O porquê da Jubiart estar envolvida nestes trabalhos? Simples, o cliente Jubiart vai em posto abastecer, em restaurante, em bar etc. Sendo bem recebido ele volta, a demanda para o artesanato vem mais de fora, este é um alerta para artesãos em comunidades que só olham para seus "umbigos", vivemos numa interdependência, se ajudar o próximo, indiretamente você está se ajudando, pode até soar piegas, não se engane, a realidade da Jubiart confirma que dividir sempre soma!


Já estamos literalmente catando o lixo na beira rio, lixo da temporada/2012, esperamos catar menos neste e nos próximos anos... Ajude a compartilhar essa atitude saudável para o meio ambiente, curta essa campanha em nosso fanpage https://www.facebook.com/pages/Jubiart-Artesanato/496557090401489?ref=hl
Amigas blogueiras, sei estou em falta com as visitas, não esqueci ninguém, aqui muita poeira e trabalho, logo estarei colocando o cafezinho e o bate papo em dia!
Boas energias para todos!

9 de junho de 2013

"Tempero da Vida" - Um filme para seu fim de semana!


"Tempero da Vida" é um filme Grego/Turco, assisti faz uns meses, até comentei sobre ele com as irmãs Agio, quando um filme não sai da minha cabeça, ocorre um de dois sentimentos: Gostei muitoooo ou detesteiiii! Neste caso o "muitoooo", é pouco...
A relação do personagem principal com os temperos, o avó, e um pouco de história: Conflito político entre Grécia e Turquia, é o pano de fundo para uma história linda, simples e leve, e que ao mesmo tempo aborda sentimentos nostálgicos com mix de cultura e preconceito relacionado a origem... Não contarei a história, o filme é muito bom! Li algumas críticas não muito boa, porém não ligo para crítico de cinema, leio para fazer paralelo com a minha opinião,  muitas vezes discordo, como este.



Nome original: Poliki Kouzina
Direção: Tasso Boulmetis


Para você: Um fim de semana harmonioso e tranquilo como as águas do rio Tocantins...


3 de junho de 2013

Comidas Em Sampa. Ops!!! Comidas de Sampa!


Como fiquei de postar sobre algumas comidinhas de Sampa (leia-se São Paulo: Para os amigos estrangeiros). Não fui muito feliz na escolha do almoço no primeiro dia no hotel: Salmão e shitake na chapa com purê de mandioquinha, esse pretinho no salmão não é pimenta do reino ou zimbro, é sujeira de sobra de queimado, esqueceram de lavar a chapa, ficou com gosto de queimado meio amargo. O purê achei muito   espesso, porém saboroso. Relaxe! Em Sampa tem os melhores restaurantes do país, foi pura falta de sorte rs.


Como alguns sabem, gosto muito de um peixinho, porém no segundo dia p/ não errar, pedi este filé, batata recheada, parecia ser molho bechamel com queijo parmesão, ficou saborosa, acompanhava um molho de cebola agridoce que lembrou um pouco a cozinha oriental.


Cliquei a sobremesa da minha nova amiga Maria Alice, achei linda a decoração, apesar de não ser fã de doces. 


Chega de comida de hotel! A noite fui com a Maria Alice e Pedro (participantes do seminário) para um restaurante chamado de  Jucalemão http://www.jucalemao.com.br/pt/home/, ambiente aconchegante, atendimento excelente!Ele também foi indicado pela minha amiga blogueira Paula http://executivadepanela.blogspot.com.br/ Fica próximo do hotel e do aeroporto de Congonhas, comemos as famosas linguiças típicas, uma boa cerveja escura e pilsen, deu para aquecer do frio de 12 graus, conversa boa sobre famílias e negócios.


Arranjo no centro da mesa do almoço que a FNQ, ofereceu aos participantes do seminário. Acho que é tulipa, imersa na água, deu efeito lindo!


Esta linda com cara de garota sapeca, sabe tudo sobre café, administra uma fazenda com plantio de café orgânico, em dois dias aprendi mais um pouco sobre o assunto.


Dê uma olhada neste cardápio!


Entrada muito saborosa e leve!


Fazer risoto ao ponto para muitas pessoas é quase impossível! Este além de saboroso, servido quente e ao ponto. No meu prato não sobrou nada!


Agora chegamos na mesa das irmãs Agio, aqui não tem pedaço, porção, é tudo muito farto e se não comer Pepinha faz cara feia e diz "não gostou da minha comida", então, vamos saborear com os olhos, deu até saudade também do café da Vi, coado na hora!


Torta de banana que derrete na boca...


Um bolo escandaloso! Ver as delícias da Pepa e fazer no seu aconchego? Clique aqui http://www.otachodapepa.com/, ha! isto é só um lanche, nem cliquei (muita conversa) os queijos, cafés das manhãs com os deliciosos pães integrais (peguei a Pepa em fase de padeira).


Como boa Paulistana,  Pepa (Lia Agio) com euzinha comendo pastel de bacalhau no Mercadão (postei imagem sem autorização, próxima ida em Sampa, vou dormir debaixo do viaduto do Chá rsrsrs).


Num restaurante/boteco dentro do Mercadão, o forro americano, com imagens preto e branco contando a história de 80 anos do Mercadão em São Paulo. Acho este local um dos mais democrático de São Paulo, uma cidade cheia de pluralidade, em um só local vê-se pessoas de vários locais do Brasil e exterior, várias classes sociais, comendo bebendo em cima de mesa, banquetas em área de circulação, pura festa, cor para olhos e alegra a alma. Irmãs Agio, Márcia Gullo e Paula vocês são um pouco desta festa de Sampa, obrigada pela hospitalidade! E para todos uma ótima semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo