4 de dezembro de 2013

Você é carne de pescoço?

Você já ouviu esse termo em sua vida? "olha, fulano é carne de pescoço", é tipo um adágio popular, nem sei se tem no famoso Aurélio (dicionário da língua portuguesa mais popular no Brasil), significa pessoa difícil de se lidar ou relacionar. Enfim, sobrou para a coitada da carne bovina que nada tem haver com a história rsrsr, como no cafofo comemos pouca carne vermelha, mas ela vez ou outra, faz parte do cardápio, descobri a carne de pescoço pela qualidade de ter pouquíssima  gordura, ser saborosa e "baratim".


Receitinha super fácil! Compre um quilo de carne de pescoço, tempere ao seu gosto, cozinhe até quase no ponto de desmanchar, deixe o molho ficar bem sequinho, corte uma cebola grande em rodelas, e um tomate em cubo, refoque junto com a carne já pronta. Fritou a cebola, derreteu o tomate, está pronto!


Você conhece esse milho por canjiquinha ou xerém? Até um certo tempo eu nem conhecia. Deve ter várias marcas no mercado.


É um milho triturado, geralmente o lavo antes de utilizar. Neste prato utilizei 250 gramas de xerém.


Para dar um sabor especial, fritei duas fatias de bacon da parte menos gorda (com carne), coloca-se água, sal a gosto (cuidado que o bacon já é salgado) e o xerém para cozinhar, a medida que for engrossando vá colocando água. Ele fica com a textura bem grossa.


Coloque numa travessa para esfriar e endurecer um pouco, em seguida jogue a carne por cima. Só a carne com o milho já alimenta, mas você pode fazer um arroz com brócolis e cenoura para o acompanhamento (sou exagerada, sei!).


Esse negócio com carne de pescoço ficou bão demais sô!!! Desculpe... Servido (a)?

15 comentários:

  1. Pela aparência só pode ter ficado bom!! Bem preparadinho também,né? beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Não sei o sabr que tem a carninha, mas ficou com carinha de apetitosa...
    Eu amo canjiquinha... lá em Minas é muito comum fazer com costelinha.
    Gente 'carne de pescoço' é dureza...rs
    Um bejim procê, Bia!

    ResponderExcluir
  3. Biaaaa, morri! Me deu uma fome louca!
    Parece que ficou super molhadinho... Que delícia! Anotar receita em 3,2,1.

    Beijos lindona!! :o)

    ResponderExcluir
  4. Bia, canjiquinha é comida mineira, como desde criança. Aqui fazemos mais com costela de porco, delícia também.
    Adorei seu menu, comeria de olhos fechados. Não sou fã de carne de boi (vaca?) mas já comi muito essa carne de pescoço, é uma delícia mesmo.
    Adorei e me deu vontade!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia, já comi com costelinha de porco em casa de amigos. Amei! Foi nesta receita que inspirei-me...
      Bjossss

      Excluir
  5. Olá Bia

    Que delícia, Há quanto tempo não via canjiquinha.
    Logo que casei, uma amiga que deu uma receita com canjiquinha, mas no mercado, como não sabia diferenciar comprei o primeiro que vi. Ao tentar cozinhar foi impossível pois era comida de passarinho...

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bia,
    Que receita essa sua! Eu conheço xerém mas faço um anguzô com ele que é um doce que eu amo! Assim salgado ainda não conhecia e deve mesmo ficar uma delicia com essa carne de pescoço! Adoro carne assim. Me deu agua na boca!!! Parabéns!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bia!
    Toda carne que tem osso é mais saborosa, não é mesmo? Não sei se já comi carne de pescoço. Quem sabe? Essa costelinha do pescoço parece deliciosa!
    No Paraná comi um prato típico de lá que era feito com canjiquinha e até visualmente muito parecido com o prato que fez. Mas lá eles chamam a canjiquinha de Quirera. O prato era "Quirera com suã" e se o seu prato tiver o gosto parecido também, então ficou delicioso!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Luma, vc sabe que suã na região amazônica é uma espécie de quelônio? Será que é a mesma coisa no Paraná? Já comi, é uma iguaria nos restaurantes paraenses.
    Bjãooo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Bia

    Venha participar do CONCURSO CULTURAL INTERNACIONAL. Vc poderá ganhar um cupom de $40, para gastar na loja virtual sammydress.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  11. Sabe que nunca comi carne de pescoço?
    Mas as carnes que considero mais saborosa são as conhecidas como "carne de 2ª", acem, paleta e músculo (este uso como carne moída), bem temperados e com acompanhamentos certos ficam deliciosos.
    Seu prato ficou lindo! E deve ter ficado saboroso tb.
    Bjs

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo