27 de novembro de 2013

Salmão com leite de coco babaçu?


Pois, pois! Estamos na época da piracema, onde a pesca é proibida de novembro até final de fevereiro, época em que os peixes se reproduzem, comemos peixes de criatórios, vendido na feira ou em supermercados vindo de outros lugares, como o salmão.


Tiro do freezer um dia antes e coloco na geladeira, a perda de qualidade com esse descongelamento é pouca.


Tempero básico: Coentro, cebola e pimenta de cheiro que pode ser substituída por pimentão.


Um bom azeite, não coloco limão no salmão, interfere no sabor, é só uma opinião particular, não sou especialista rs.


Misturo a azeite, sal a gosto nos temperinhos, depois espalho em cima do filezão, já numa forma untada de azeite. cubro e coloco p/ marinar por 2 horas na geladeira (isto é opcional).


aqui vem a parte mais chata, gosto de tirar essa casca da amêndoa do coco babaçu. Essa parte chata deixo para a minha irmã fazer (Sou muitooo boba rsrsrs).


Ela fica branquinha. 


Antes, ainda pico um pouco elas para depois ir p/ o liquidificador (é, são duras), porém dá um leite bonito de se ver e saborear.


Coloco o salmão para assar no forno. Quando ele tiver com esse aspecto, sem líquido, tire do forno.


O molho cremoso do babaçu, super simples: Meio litro de leite, sal a gosto e uma colher (de sopa) de trigo para encorpar. Mexeu, ferveu e encorpou? Está pronto! Só jogar em cima do salmão.


Para acompanhar mandioca/aipim/macaxeira (nome varia conforme a região) cozida no sal e meia colher de sopa de manteiga. Essa estava bem fresquinha, como o coco babaçu aqui da região.


Cozinho por instinto, detesto medidas, por isto tento fotografar passo a passo para você do outro lado ter alguma noção. O filé de salmão tinha aproximadamente um kilo.
Gente, neste experimento, a família foi a cobaia (para variar rsrsrsrs), só ouvia o "hummmm...". Não existe melhor elogio do que boca cheia e suspiros profundo de prazer. Amo cozinhar para pessoas queridas!

Este post é em homenagem a duas blogueiras que cozinham como ninguém! E que sempre estou  abelhudando e aprendendo com elas:
A Lia Agio (Pepinha p/ os íntimos) do http://www.otachodapepa.com/  aproveite para participar do sorteio super fofo de fim de ano (as irmãs Agio são também artesãs).
e a Paula da http://executivadepanela.blogspot.com.br/, aproveite que lá tem festa.

18 comentários:

  1. Noooooosssa! Babei aqui! Isso é bom demais, bem temperadinho e preparado! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia

    Deu água na boca. Eu quero.
    Vou aguardar a sua visita. Só porque está famosa, não visita mais as amigas?


    Venha participar do SORTEIO TALENTO MODA PLUS SIZE. Mesmo que seja magra sempre temos a quem presentear. o Natal vem aí.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Kinha, ser celebridade não é meu sonho de consumo rsrsrs. Vc tem razão ando visitando pouco váriaaaas amigas, é tanto que até algumas pararam de vir no cafofo (e com toda razão), as vezes visito algumas na madrugada. Ando com muito trabalho, e este ano viajei muito, diminui as postagens para não perder a qualidade, post em média duas vezes na semana. Grata pela puxada de orelha! Rs. Bjo neste coração fashion!!!

      Excluir
  3. Não faço idéia do sabor do coco de babaçu, mas o restante consegui imaginar.
    Adorei!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Esse seu creme de castanhas deve ser uma delícia. Fico aqui imaginando o sabor. Amo toda e qualquer castanha! Ficou linda a imagem desse salmão! Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Bia, eu sou muito chata rsrs quando experimento uma comida que eu gosto, fico fazendo huuum a cada colherada kkkkkk meu filhos piram, e dizem 'pára, mãe!'. mas é mais forte do que eu, não consigo parar. A cada colherada, faço: huuummm kkkk
    Sou doida por salmão, mas aqui é caríssimo. De qualquer forma, vou anotar a receita porque fiquei salivando. Mas o babaçu é diícil de encontrar aqui. Tu achas que daria certo com a castanha-do-pará?! Daria a mesma consistência?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, aqui também é caro$$$$$, mas as vezes é bom se dar alguns prazeres...
      Já fiz peixe do rio tocantins com castanha do Pará, ficou uma delícia! Acho que fazer o creme com ela ficará bom também (ou melhor rsrsrsrs).
      Bjoooooooo

      Excluir
  6. Delícia! Fácil de fazer, vamos lá. Qualquer hora faço. O difícil é mostrar, nunca me lembro de fotografar.
    Beijo, Bia.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bia!!
    Fiquei com fome!! Salivando com a aparência desse prato.
    Nunca comi amendoa do coco babaçu, mas será que tem o mesmo gosto da amendoa da amendoeira? Gosto de cortá-las bem fininhas em lascas, passar na manteiga para dourar e jogo por cima do peixe. Também fica muito bom!! Vou ter que fazer o seu creme!! :D
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Luma, não tem o gosto da amêndoa da amendoeira, a textura também é diferente, o coco babaçu é mais duro e oleoso.

    Bjooooo

    ResponderExcluir
  9. Bia, querida
    logo hoje que vim te visitar, tem essa receita maravilhosa de peixe
    Já comi muito salmão, linguado, robalo, cherne e outros
    agora não mais, consumo ovos de vez em quando, e queijo
    mas carnes, nenhuma
    mas sei apreciar um bom prato e como ele é temperado
    o seu ficou maravilhoso, com o creme dessa castanha que é novidade para mim
    e foi o motivo de tantos hummm
    cozinhar para os amados é assim, com murmúrios de sabor e de prazer.
    beijos Zizi

    ResponderExcluir
  10. Olá Bia

    Foi só brincaderinha, sei bem a guerreira que vc é. Quando viajo, meu blog fica quase parado, pois não sobra tempo. Adoramos vc.

    Venha participar do SORTEIO TALENTO MODA, PLUS SIZE.
    Mesmo que seja magra, sempre terá a quem presentear, o Natal vem aí.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  11. Puxa, isso parece delicioso mesmo. Eu adoro peixes e frutos do mar, moraria bem por aí com tanta fartura dos mesmos, mas sinceramente, sou chegada em cozinha não! hehe
    E para minha tortura, estou direto na cozinhas esses dias em que tenho que cuidar da irmã e mãe, não vejo a hora de alguém cozinhar pra mim umas coisinhas gostosas assim. hehe
    Acho que eu vou é praí, passar uma temporada e aproveitar desse seu jeitinho culinário.
    beijinhos cariocas



    ResponderExcluir
  12. Olá Bia, vim conferir este delicioso prato de perto e conhecer a dona desta arte maravilhosa! Adorei a receita e acompanhado dessa mandioquinha ficou show! Parabéns pelo blog!
    Grande beijo ♥
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  13. Que linda sua forma de apresentar a receita, parece que estamos em sua cozinha, parabéns, senti o sabor pelas fotos, abraços carinhosos, Maria Teresa

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo