13 de outubro de 2013

Visibilidade é bom, porém...


Não é tudo!
Mês de setembro/outubro bem movimentado na Jubiart em função de visitas e participação em feira.


O ponto alto da Feira da Beleza foram os excelentes contatos com a coordenadora de curso/oficinas do SENAC - Palmas, e o SENAR -  PRONATEC, cheguei a visitar as técnicas no SENAR na capital. Houve muita troca de informações e proposta de trabalho ao qual declinei por ter que ficar muito ausente da Jubiart e família (maridex, filhote, amigos, cachorro e o rio Tocantins rsrsrs). Porém me coloquei a disposição na região para dar apoio aos técnicos.


Na Feira Época da cidade de Araguaína - TO, além do do abraço e flash que ganhei do cantor, compositor Genésio Tocantins, o ponto alto do evento foram as palestras bem focadas, e a grande participação dos empresários locais, maior que do ano de 2012. Só achei a praça de alimentação com poucas opções, e ausência de comidas típicas.


Sandra, artesã, parceira, mulher empreendedora e Presidente da Associação das Artesãs da cidade Aguiarnópolis, marcando presença na Feira Época com outras artesãs da região.


Flagrante da turma antenada de Tocantinópolis cuidando do visual para descer do ônibus no 1º Congresso da Indústria Tocantinense, e o 5º Encontro Empresarial do Empreender.
O Congresso foram três dias, só participamos do segundo dia e retornamos no início da noite.


O Encontro ocorreu dentro do Teatro Fernanda Montenegro, a maioria neste cantinho são os verdinhos de Tocantinópolis.
Palestras técnicas, motivacionais, cases de sucesso, e o alto astral dos participantes foram a tônica do evento. Tudo muito organizado, parabéns a equipe que pôs a mão na massa, coordenados pela competente amiga Adriana.

                                                 
A tarde participei do Workshop Turismo, a equipe presente se revesaram em dados estatístico (Brasil rebaixado em várias categorias, agora imagine Tocantins...), conceitos e experiências, houve várias perguntas. Observei que a queda em números vem ocorrendo em quase todos os Ministérios, enquanto colocarem político em cargo que deveria ser de um bom gestor técnico, vamos ficar dando um passo para frente e dois para trás. Pois, o "gargalo" que existe no turismo no Tocantins, são vários, entre eles o paternalismo, a iniciativa privada deveria ser mais atuante no setor, a falta de integração de roteiros turísticos. Ok! Temos muitos a fazer, afinal somos um Estado novo, soluções? Começar com um plano estratégico novo e coerente com a nossa realidade, se houvesse uma constância dentro do plano de trabalho e de todo projeto que o governo na esfera Estadual Federal inicia, seria ótimo! Porém infelizmente, muda governo, muda tudo, as vezes mudam só alguns detalhes e o slogan. Sugiro para no próximo evento com esta abordagem para cada "pepino, abacaxi" apresentado, se discuta possíveis soluções. Chorumelas só roubam o tempo, aumentam  o problema e não levam a nada!


Passei pelos stands estilo zás-traz, com pouco time, não queria perder  tempo precioso.  Fiquei encantada com a turma do SENAI - CETIQT do Rio de Janeiro, e interessada em fazer alguns cursos de extensão a distância relacionada com a minha área. Você conhece ou já fez algum curso com eles? Saber mais sobre visite este link http://www.cetiqt.senai.br/dcb/novox/port/educacao/extensao/extensao_distancia.asp


Um dos momentos mais esperado (por mim) no congresso, foi o lançamento do livro/catálogo com a Iconografia do Estado do Tocantins, ocorreu a noite, no momento do nosso retorno agendado (snif!  Snif!)). Mas visitei o salão, fiz registro de imagens e dada importância deste trabalho, farei um post exclusivo, onde contarei mais sobre o mesmo.


As pessoas que estão por trás destas instituições e parcerias, tornam sonhos em realidade e dão um toque de humanidade e amor em tudo que realizam, parabéns em nome dos empreendedores de Tocantinópolis!!! Pelo congresso inovador e transformador!

12 comentários:

  1. Muito legal teu post onde falas de tantas coisas boas que aconteceram e ainda estão por vir. mas falta muito, por parte, claro, dos governos e lideranças que não podem apenas apontar problemas, mas devem acenar soluçõwes! beijos,lindo fds, ótimo dia da criança por aó pro teu filhote e todas crianças que aqui passarem, não importa a idade! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia,
    Eu sou funcionária pública, já tive vários cargos de chefia e direção e cansei! Tudo o que se coloca nas mãos do governo, não dá certo.
    O Estado deveria cuidar apenas da Segurança, Saúde e da Educação. O resto é melhor tirar das mãos do estado, pois senão não vai!
    Adorei as fotos e é entusiasmante acompanhar o seu crescimento como empreendedora.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a manada reclama das privatizações...
      Bia, quando for votar ou ajudar em campanha, tem que ser aquele que compreende a realidade local!
      Beijus,

      Excluir
  3. Bia,
    Que congresso esse que vocês participaram. Fiquei só triste com os dados decrescente que o Brasil está tendo. Vc falou tudo, enquanto tivermos só ´politicos nos cargos tecnicos não conseguiremos avançar em nada. E além da burocracia que é demais aqui no nosso país!
    Ótimas fotos que vc nos apresentou, parabéns!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, é o nosso 1º Congresso da Indústria Tocantinense, dentro do evento houve o 5º encontro do Empreender - Todos pequenos empresários do Estado, divididos em núcleos setoriais como: Da beleza, marceneiros, artesãos, farmácias, mini mercados etc.
      Tenha um ótimo fim de semana!

      Bjooooo

      Excluir
  4. adoro ver essas manifestações da nossa cultura popular, claro que poderia ser melhor, mas acho que basta olhar para atras, para se perceber que as coisa estão mudando em modo positivo.
    ao menos eu tenho essa impressão.
    continue investindo seu tempo e sua energia na sua terra.

    baci

    ResponderExcluir
  5. Bia, vendo vc crescer assim como empresária, me dá o maior orgulho!
    Tudo de bom vc merece! E todo o pessoal aí de TO.
    Que maravilha ver todos participando, e levando um pedaço do cerrado pro resto do mundo!
    Muito sucesso pra vcs! Sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bia, você tem participado ativamente em muitas feiras e exposições, acho que fez a escolha certa dessa vez não deixando seus queridos sozinhos, sempre haverá novidades pra você.
    Quanto ao envolvimento de políticos nos negócios que técnicos é que deveriam ocupar, parece-me que é um 'câncer generalizado' neste país petista. Estão em toda parte, infelizmente.
    Desejo-lhe sucesso sempre e um ótimo final de semana com seus amados.
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  7. Aprecio a sua força, energia, determinação e especialmente o seu bom senso e equilibrio, para fazer as escolhas certas! Você merece todo o sucesso que conquista!
    Saudades de vir aqui. Tenho estado um pouco afastada pois o stress profissional não tem me permitido dispender o numero de horas necessarios para posts, comentarios e visitas no Projetando pessoas e amigos virtuais! mas vou conseguir reequilibrar meus projetos!
    bj carinhoso
    Sandra
    www.projetandopessoas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bia! Nossa, estou aqui encantada com essa energia e disposição que você tem para o novo, demais! e muito bonito abrir mão de um convite de trabalho em prol da família, a verdadeira mulher moderna é essa que abraça todos os lados tentando, porém manter o equilíbrio para que nenhuma das partes seja prejudicada.
    Um abraço, sucesso sempre a você e à todas que aparecem na postagem!

    ResponderExcluir
  9. Bia, pelo visto é um trabalho de formiguinhas, mas com força e união, vão conseguir o que precisam. O negócio é reivindicar, é participar, é cobrar das autoridades o trabalho verdadeiro, de pessoas que se interessem pelo turismo, pela divulgação da arte, do artesanato como um todo, já que é o forte da região. O Brasil é riquíssimo, Bia, sabemos disso. O que falta é boa vontade e gente como você, que coloca "a mão na massa" e vai à luta para conseguir atingir seus objetivos. Pena que seja com muita luta, mas o importante é ter resultados. Vá em frente, com força e fé, sempre!

    ResponderExcluir
  10. Admiro a sua energia, Bia.
    Tudo que você põe a mão é sucesso garantido.
    Parabéns. Você é D+++++++++.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo