16 de agosto de 2013

Conte a sua história,


ela pode ir bem mais longe do que você imagina... Na imagem, a amiga Ilma, funcionária do Sebrae, dando entrevista para vários canais de TV  regional  sobre o prêmio Sebrae Mulher Negócios, neste dia houve uma reunião com as mulheres empresárias/empreendedoras da cidade de Araguaína - TO, onde foi explanado como participar do mesmo, também dei entrevista, além de contar a minha história, citei algumas conquistas realizadas depois da premiação e a visibilidade do seu negócio que é imensurável.
Para se informar e participar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios ciclo/2013, vá neste link http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/  As inscrições encerraram na próxima sexta-feira
Se tiver paciência de ler, aqui está a história que ganhou ouro no ciclo 2012 Estadual e bronze na Nacional. Você pode até sonhar, mas quando acordar busque, seja persistente, acredite, faça o seu sonho acontecer!

Aprendiz

Minha história tinha tudo para dar errado, não deu! Aprendi a ler depois dos nove anos, fiz faculdade depois dos trinta, primeiras leituras foram em jornais  velhos onde nas antigas mercearias enrolavam o peixe ou a carne seca.
Um dia entrei numa loja de montagem de bijuteria, vi as peças e várias montadas num painel para serem copiadas, gostei das peças, mas não gostei das do painel, comprei e comecei a montar a minhas peças, vi naquele momento uma oportunidade de negócio e comecei e vender para parentas e amigas. Mudei de Estado, morava em Belém – Pa, mudei-me para o Tocantins em 1997, consegui um parco emprego, depois de formada fui lecionar, procurei na época loja para comprar peças para voltar a montagem de biju e  não encontrava. Morava no interior e andava muito em fazendas, comecei a olhar o bioma cerrado com mais atenção para a riqueza de cascas e sementes, deu um clique de “professor Pardal” como não pensei nisto antes! Vi mais uma oportunidade no extrativismo com sustentabilidade, um tema na época que começava a agregar valores ambientais (hoje muito importante para o mercado globalizado) comecei a coletar cascas e algumas sementes maduras, e fui pesquisar... Em um quarto montei uma pequena oficina, continuava a lecionar, e as biojóias, mensageiros etc. foram sendo criadas, quando me vi já estava em sala de aula dando oficina, focando o extrativismo como geração de renda com sustentabilidade. A mesma saiu até na agenda do jornal “Tocantins” na época.
Sou da Amazônia, descendente de índio, tenho paixão pela natureza, por que não trabalha-la sem causar impacto ambiental? Não precisar desloca-se para os grandes centros. Iniciar um negócio não é fácil, imagine o fato de ser mulher e com a cara de índia. Quando mudamos para o extremo Norte do Estado do Tocantins – To, parei de lecionar e investir meu tempo em capacitação (trabalho artesanal e artes plásticas) em 2008 fiz a primeira exposição do meu trabalho na cidade de Tocantinópolis, comecei a buscar informações, cursos no SEBRAE,  quando surgiu a divulgação do Empreendedor Individual, me formalizei! Fui, nesse ínterim já estava com uma oficina maior e modestamente abri uma lojinha do lado da oficina para vender o que produzia, com CNPJ na mão corri para o banco para fechar a conta pessoa física e abrir pessoa jurídica, o gerente  recebeu-me numa má vontade, dizendo que no momento ele não tinha informação, nem estava liberado para abrir este tipo de conta (fica difícil julgar se o tratamento foi pelo meu aspecto, ou fato de no interior uma  mulher querer abrir uma conta/empresa?), enfim, não desisti, a persistência é essencial nessas horas, abri a internet no site do tal banco, todas informações estavam lá,  liguei para o Sr. Gerente, e disse que as informações de abertura da conta,  juros e taxas  do empreendedor individual já estavam no site, quem sabe poderia aparecer outra empreendedora lá e...  Fui a outro banco, fui bem atendida e abri a conta.
Atualmente a Jubiart é muito conhecida na região para compra de artesanato e oficina com cascas e sementes do Cerrado/Amazônia (cinco anos de trabalho de formiguinha). Nem sempre foi assim, em 2010 com as vendas em baixa, um amigo incentivou a abrir um blog para mostrar meu trabalho e vender pela internet, comecei timidamente, hoje já registrei o domínio (www.jubiart.com.br), na época que as vendas caem na região, é verão no Sul, Sudeste (onde vendo mais) as vendas aumentam pela net o meu site é mix de profissional e pessoal, onde sempre estou ligando o meu trabalho a história e identidade da cultura do Estado do Tocantins. Ter visibilidade do negócio no futuro é muito bom para direcionarmos o nosso planejamento através do plano de negócio.
Faço parceria e divulgo o trabalho do artesão nas redes sociais, já no trabalho artesanal tenho três parceiras que me ajudam na produção e lixamento do babaçu em época de feiras ou grandes vendas no atacado, elas trabalham em suas casas, já que são donas de casa tentando criar a sua autonomia no trabalho, são mulheres que não tem renda fixa, que fazem parte de Associação e núcleo do Empreendedor. A última feira em que trabalhamos em parceria foi na Feira do Empreendedor/2012 e Fecoart, reuni as parceiras, para mostrar imagens da Feira, compras,  vendas e as novas parcerias, ler o resultada da mesma no relatório enviado as instituições que promoveram o evento. Compartilhar, conhecimento é essencial para o crescimento. A Jubiart não tem grandes benefícios para seus parceiros, mas isto não quer dizer que estamos de braços cruzados: Criamos dois projetos, um para a comunidade: Oficinas voluntárias para crianças e adolescentes. E outro para os Artesãos: Criei o “Espaço do Artesão”, espaço aberto para pesquisa arte, artesanato, acervo particular e recebendo doações de amigos do Estado do Tocantins e através da internet de vários lugares do país. Neste segundo semestre estamos com planos de divulgar mais o espaço nas escolas, já que em nossa cidade não existe livraria ou revistaria.
O difícil no meu trabalho é a disciplina  em separar a residência do Trabalho, já que são juntos. O ponto não é comercial, porém é turístico, fica na beira do rio Tocantins, a casa é antiga e agrega valores históricos (existe a pretensão de no futuro revitalizarmos a parte antiga só para os projetos artesanais/sociais e no fundo construirmos uma nova morada). Tento criar hábitos, através de critérios por prioridades para cada ação no dia-a-dia para não perder o foco do objetivo principal: Crescermos sustentavelmente!

Sinto-me responsável pelas pessoas que me rodeiam, problemas? Temos! A busca de soluções é permanente: Esta semana uma parceira está se tornando empreendedora individual, as outras duas se organizando financeiramente para se formalizarem também. Acredito muito em dividir ideias, emoções, ações, somar para multiplicar. Dinheiro é muito bom! Mas sentir que fizemos parte da realização de algo importante na vida de pessoas que como eu busco realizar-se como uma boa profissional compartilhando e aprendendo, não tem preço!


22 comentários:

  1. Oi, Bia!!
    Tenho certeza que as mulheres sonhadoras que passarem por aqui e ler sobre as suas conquistas, colocarão o pé no chão e irão à luta!!
    Muito te admiro, você sabe!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Sei... E fico até sem graça rsrsrs e ao mesmo tempo muito orgulhosa de tê-la como amiga. Obrigada pela força e o carinho de sempre!

    Bjão p/ vc e Júlio.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Luma e esses exemplos valem muito! Tu és um exemplo legal! Vale muito ! Acreditar e meter os peitos,rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Admiro sua história, pois foi ela que lhe transformou nessa pessoa tão especial.
    Cada louro ganho certamente é fruto de sua dedicação.

    Fico muito feliz em fazer parte mesmo que beeeem distante dessa conquista (o que você "acha" que conseguiu sozinha??? Não! eu me sinto participando....kkk)

    Afinal quando você coloca aqui cada sementinha, cada nó, ponto... me sinto junto aí no atelier, e um dia tomo coragem e vou até aí aproveitar essas maravilhas que você tanto nospresenteia em fotos...rsrs

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. OI Bia,
    Vou ficar devendo a leitura. Eu estou com problemas com conexão da Claro e logo vai cair.
    Muita sorte para vc neste meio de semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  6. Bia, compartilhar para somar! É um grande segredo mesmo... O mundo é enorme e cabe todo mundo nele, fazendo sucesso.
    E dinheiro é bom mesmo, nos proporciona uma vida melhor, mais tranquila... enfim, dinheiro nos deixa mais feliz mesmo.

    Uma linda semana! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sou fã do SEBRAE.
    Assisto nos domingos na GLOBO, a maravilhosa TV Globo, um programa onde mostra o trabalho de orientação do SEBRAE.

    ResponderExcluir
  8. Como é bom chegar até aqui e me deparar com tantas vitórias. *-*

    Parabéns pelo blog! Amei tudo por aqui!

    Continua com seus objetivos de vida, que Deus te abençoe sempre.

    Beijo,
    http://cecisouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bia,
    tua historia deu certo e seu depoimento, sua historia de vida, pode
    inspirar a outras amigas que desejam realizar seus sonhos.
    Admiro sua força, determinação e coragem para tornar-se o que é hoje.
    O Sebrae ajuda, mas o teu exemplo de vida pode concretizar mais sonhos.;
    bj
    Zizi,

    ResponderExcluir
  10. Bia,

    Estou aqui te aplaudindo, em meu coração, "você é das minhas". Chamo "das minhas" às mulheres lutadoras, que, estando no meio de uma tempestade, em alto mar, focam nos ajustes das velas e não nas condições adversas, rsrs. Prevejo muito sucesso para você, pois você sabe como plantá-lo, rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. Nem era preciso de ler sua história Bia, Ela está estampada no seu rosto e nas falas de teu coração! Tu és mulher de fibra, mesmo, daquelas que enverga mas não quebra. Benditas sejas, Bia! Exemplo de mulher que vai a luta de verdade! Você merece todos os prêmios, e ainda os terá! Forte abraço e um beijão! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  12. Bia, eu sempre me emociono com pessoas como vc, que mesmo dai do extremo do pais conseguem inspirar, motivar e compartilhar suas experiências com tanta gente, sempre visando o bem comum!
    E eu me orgulho MUITO de ter te conhecido, aprendido (e aprendo, todos os dias!!) com sua historia de vida!
    Beijos pra galera do cafofo, que um dia eu ainda conheço!

    Marcia

    ResponderExcluir
  13. Sim, Bia querida, você é um exemplo muito bonito a ser seguido por outras mulheres, principalmente nestes lugares onde o trabalho ainda é muito escasso. Te desejo sempre muito boas realizações.
    um super abraço carioca


    ResponderExcluir
  14. Li o texto todo, como não ler? Pura inspiração, mega orgulho de ti!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oiiiii Bia, que linda e interessante sua história, parabéns pelo seu empreendedorismo, adoraria ter seu pique e dedicação, mas ando numa turbulência de problemas pessoais que está difícil viu?!
    Desejo todo sucesso do mundo pra vc e que seus sonhos se realizem todos. Vc já exporta suas peças pra outros países?
    BJoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina, exportar no atacado não. Já vendi direto para o consumidor: Portugal, Espanha, Holanda e EUA.

      Bjo no coração!

      Excluir
  16. Olá minha querida Bia!
    Nossa, são histórias de vida como a sua, que são capazes de nos motivar! Amei saber um pouquinho mais sobre você :)
    Ah, não se esqueçam de que estamos na última semana do super sorteio em parceria com a Pathisa da bolsa de franjas preta + o kit de pincéis Sigma!
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    CoisadeMenina
    youtube.com/layladafonseca
    Instagram: @coisade_menina
    facebook.com/BgCoisadeMenina

    ResponderExcluir
  17. Bia, eu leio seu relato e me encho de admiração. Você é a prova viva que com trabalho e persistência a gente vai longe!
    beijossss

    ResponderExcluir
  18. Bia, numa frase só mas de todo o meu coração: Você é o máximo!
    Beijos e um abraço com muito orgulho e honra por conhecê-la,
    Paula

    ResponderExcluir
  19. Bia
    Você é uma pessoa de muita garra. Admiro por isto.
    Que não pare por aqui. Todos os seus sonhos se tornarão realidade.
    Adoro tudo o que você faz.

    Muita luz
    Beijossss.

    ResponderExcluir
  20. Pois seu trabalho é lindo, esse gerente deveria era ser demitido pra parar de ser babaca.

    ResponderExcluir
  21. Pois seu trabalho é lindo, esse gerente deveria era ser demitido pra parar de ser babaca.

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo