1 de julho de 2013

Livros, Alimento e Saúde


Não sou vegetariana, sou quase (risos) para quem comeu carne a maior parte da vida, mudar radicalmente implica muitas questões, entre elas o acesso a informação e aos produtos que se fazem necessário numa dieta balanceada. A Dra. Brenda e Dra. Vesante começam o livro contando a história dos veganos que inicia na Inglaterra... Este adquiri no início do ano, é bom tê-lo para sempre fazer consultas é um guia completo com tabelas, orientações e prevenções. Muito bom!


Virei fã do Dr. Alberto, o livro vem num tom coloquial, apaixonante de uma pessoa que acredita no que faz, é o tipo do livro que você começa a ler e só larga quando termina, no início ele fala sem muita pretensão que é um livro de receita, Mentira!!! É bem mais que isto, a maior parte é falando sobre métodos e benefícios da nutracêutica, na metade do livro as receitas maravilhosas vão aparecendo... Aprendi vários pratos in natura, testando aos poucos, selecionarei alguns (depois de testar, claro! Para vocês).
Os dois livros têm em comum: Defendem uma alimentação saudável como uma prevenção natural das doenças e prometem uma vida mais longa com qualidade em vários aspectos. Se pudesse daria de presente este "remédio de palavras" para todas minhas amigas.





Aqui no cafofo a palavra de ordem (sou democrática rs) é equilibrar sem radicalizar,  gosto de carne branca, preferencialmente peixe, já meu filhotão ama um churrasco! Amanhã ele fará 08 aninhos, adivinha o prato principal? A comida natural sempre está muito presente em nossa mesa, se você achar sem graça, quer dar sabor? Use ervas aromáticas frescas ou desidratadas, sei que hoje o tempo, é outro tempo, tire um dia especial para cozinhar e descobrir o quanto de energia boa vem com o preparo do seu alimento, sentar sem pressa, comer devagar saboreando e sentindo a textura do alimento, aprecio muito este momento, é quando nos reunimos, conversamos amenidades, rimos e fazemos o nosso tempo de alimentação ser especial. Acho (lá vem a achologia) que é por isto que os amigos gostam de comer no cafofo, eles dizem que a comidinha é gostosa, que nada! Bom são os ingredientes imensuráveis que eles não vêem, só sentem.

Para você uma semana naturalmente aromática e harmoniosa!


22 comentários:

  1. Estou me sentindo tentada a trazer esse médico para a minha vida!!! Tenho padecido de um desejo de abandonar a carne como comida, o jeito como nossa carne é produzida tem me deixado muito incomodada, sei lá é violento com os animais, acaba com o meio ambiente e o produto final não me parece muito saudável... Mas para virar vegetariano precisa de informação tenho que correr atrás dela.

    Adorei o post Bia!!! Boa Semana para você!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bia!
    Fiquei com vontade de adquirir esse livro do Dr. Gonzalez! Tb ando em busca de uma alimentação saudável e equilibrada ;)
    Ótimo domingo e uma linda semana pra vc... parabéns ao filhote pelo niver!

    ResponderExcluir
  3. Estes livros eu ainda não conhecia vou buscá-los. Deixa eu contar um segredo: " sou vegetariana não radical" ou seja se me convidarem para um churrasco eu como na boa. As vezes marido reúne colegas de trabalho aqui e o cardápio é churrasco. Mas eu vivo bem melhor sem a carne. E no meu momento vegano aprendi que posso fazer salada de abobrinha sem cozinha-lá basta ralar no ralo grosso e temperar bem. Ah! isso também é possível fazer com couve-flor, pica bem picadinho, mistura tomate, cebola e temperos...fica deliciosa. Entre outras coisas maravilhosas e também assim como você dou preferencia pelo mais natural, sem neuras..rsrs

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Não sou totalmente vegetariana, como muito peixe e alguma carne.
    Esses livros devem ser mesmo muito interessantes
    Parabéns ao seu filho pelos seus 8 aninhos.
    Tudo de bom para vós.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  5. eu nunca conseguiria eliminar a carne da minha mesa, mas hoje como muito menos, com os anos aprendi a apreciar uma cozinha mais saudável.
    e espero um dia poder eliminar tudo que sei que não me faz bem .
    otima dica


    baci

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bia, como vai? Adorei a dica do livro. Nem de longe me considero naturalista, mas procuro equilibrar nas refeições, inclusive tentar comer "besteiras" sem exagero. Não tenho tendência para engordar, mas acho importante manter a alimentação em prol da saúde.
    Esse hábito de sentar com os amigos e degustar os alimento regado a muita conversa faz bem para a saúde e para a alma.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. É querida Bia, os alimentos que a terra nos fornece são tão infinitamente melhores e mais saudáveis, né?
    Uma boa dica este livro, embora tenha um antigo aqui e que de vez em quando vou lá ver receitas e conhecer o alimento.
    Comer coisas saudáveis está no meu cardápio oficial aqui de casa, adoro uma abobrinha, um tomate, uma alface, acho que até mais do que carnes, mas sempre acompanho o prato com um peixinho ou frango.
    Post delicioso este. hehe
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  8. Oi Bia,
    Gostei do tema do primeiro livro. Sempre digo que virar vegetariana é uma coisa, e virar "caboidratiana" é outra. Pois o pessoal deixa de comer carne e cai de boa no carboidrato, o que engorda e deixa a pessoa anêmica!
    Aproveite a semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia, é a Vi, o canteiro de cebolinha esta muito bonito!
    Também gosto de ervas, principalmente do tomilho que da um sabor especial na carne, quando deixamos marinando por alguns 2 dias em uma mistura de vinho, sal, tomilho..
    Parabéns para o filhão.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  10. Você está coberta de razão, Bia ao preferir esse tipo de alimentação! Sou carnívora e o desejo de não ser mais me pegou feio! Tenho um sobrinho que frequenta minha casa e é vegetariano. Minha nora e a filha dela se tornaram também. Não estou conseguindo ainda.Um dia eu chego lá. Adoro também meus temperinhos na janela e alimentos naturais! Parabéns para o Izaias! Todas as bênçãos de Deus para ele.Nossa o tempo passa! Fiquei querendo esses livros. São fáceis de achar? Grande abraço e um beijinho para o garotão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luiza!
      Obrigada pelo carinho de sempre! Os dois comprei na livraria Nobel, acho que são fácies de achar sim, pode-se também comprar pela net, tenta na Estante Virtual, eles também têm uma diversidade grande de livros.

      Bjosssss

      Excluir
  11. Yes party!!
    Hoje tem festa na floresta!! Parabéns para o Izaías!! \o/
    Bia, já fui vegetariana e comia muita verdura verde escura por causa do ferro, mesmo assim fiquei anêmica. Atualmente sinto muito a falta de carne. Nos dias que como carne branca no almoço, chega a noite viro vampira! (rs*)
    Pego bastante dica de alimentação na Rede Social Vista-se.
    As fotos estão de dar água na boca!!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, Bia! Sempre digo que INFORMAÇÃO é saúde. A gente se previne de alguns males e consegue minimizar outros com as armas certas. Vou compartilhar!

    ResponderExcluir
  13. E tudo na vida temos que ter equilíbrio e nada de radicalizar. Parabéns pelo niver do filhão! beijos e beijinhos,chica

    ResponderExcluir
  14. Anotei os 2 livros, Bia. Não sou fã de carne de boi há anos, mas gosto muito da de porco, embora a faça no máximo 2x na semana, se tanto. Há semana que passo sem ela. A maior parte dos dias aqui em casa é frango. Peixe, como minha preferência é para o frito, evito bastante, ou deixo "torrar" bem a crosta à milanesa e tiro-a antes de comer o peixe. Enfim, mudanças para hábitos melhores sempre é bom.
    Parabéns para o seu menininho, que hoje sei que se chama Izaías. Beijinho nele. Desejo a ele muita saúde, paz, amor, alegrias, junto a todos vocês.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Bia, gosto de receitas de vegetais, crus e cozidos, mas não abro mão de proteína animal. Já tive vários regimes alimentares, macrobiotica, vegetariano com lactos e etc. Realmente me faz falta, para ter energia, proteína animal então as consumo,variando bastante, pelo menos três vezes por semana. Concordo com a Fernanda, informação é fundamental para a saúde, assim como achar um equilíbrio que seja o melhor pra você e sua família.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  16. Vc esqueceu de dizer que a comidinha do cafofo é recheada de amor, muito amor! É isso que faz a diferença, linda!

    Uma linda semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Bia, querida, parabéns para o Izaías! Que Deus o abençoe com saúde e uma linda jornada por aqui. Estou numa fase intensa de pesquisa sobre alimentação. Prestes a aderir aos orgânicos em geral (carnes, verduras, frutas...). Por isso, ler esta postagem e encontrar a indicação deste livro do Dr. Gonzalez já é um presentão para mim. Ahhhh fizeram uma pesquisa e a parte do País que mais consome orgânicos é o Norte. Ahhh... os descansos de mesa com fatias de coco babaçu são itens permanentes na mesa aqui da sala. Amamos!!!! São nosso xodó!!! Beijos, Paual

    ResponderExcluir
  18. Oi Bia luminosa

    Adorei a postagem. Fiquei com vontade de adquirir o livro. Recomendado por você que vive no meio da natureza tenho certeza que é realmente bom. Não consigo deixar de comer carne. Como de tudo mas em pequenina quantidade. Sempre me lembro de você quando vou irrigar as cebolinhas e manjericão que plantei no vaso.

    Uma linda semana
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Eu também procuro me alimentar direito, e sempre falo comigo mesmo que quero ser mais natural ainda, comer estas receitas mais vegetarianas, e vegetais livre de agrotóxico, eu já não sinto mais falta de refrigerante de nenhuma especie, e quando bebo não agrada mais meu paladar, mas acho que uma comida ainda mais natureba fica para um futuro, eu vi essa sua salada de pepino e me deu vontade, eu gosto de pepino um pouquinho de coentro, azeite e sal!

    ResponderExcluir
  20. Não descasque os pepinos, a casca é saudável e não deixa dar aquela sensação de má digestão.

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo