23 de junho de 2013

"Inrotinas" De trabalho e Muito Mais... Vem!!!

O rio Tocantins se "despindo" para as praias de 2013, os pedrais com a areia fininha branca, fazem um efeito contrastante..

Primeiro semestre do ano acabando e fiquei imaginando, fiz muito, mas queria ter feito mais... Fazendo um pequeno balanço, este semestre começamos os trabalhos de organização, sensibilização e capacitação, em fevereiro com alguns novos núcleos, entre eles dos artesãos, bares e restaurantes, em seguida veio a premiação Sebrae Mulher de Negócios Estadual e Nacional, viagens, novas aprendizagens, parcerias, e agora encerrando com a reforma da Jubiart, foi pequena, porém trabalhosa, faltando hoje, só alguns retoques para finalizar. Dentro do planejamento fiquei em falta com as oficinas voluntárias de artesanato, já estou praticamente com a demanda fechada com duas escolas para o segundo semestre. Não gosto de justificar (mela), é só um esclarecimento para clientes e amigos da minha ausência do site.


Reunião com algumas proprietárias de bares e restaurante da beira rio, objetivando organização/planejamento e sugestão de cardápio. Para ajudar, reunimos o trio "parada dura", euzinha, Luene (consultora Sebrae) e Eliete (Secretária ACITO).


Uma das novidades que foi passada para as participantes: Receita da mandioca palito, muito simples , só corta-la em forma de palito crua, fritar até dourar, colocar sal depois de pronta, quase não consigo registrar imagem, foi saboreada rapidinho e aprovada como acompanhamento ou tira-gosto.


A farofa na região costuma ser misturada no óleo de soja, o sabor e crocância  ficam a desejar, levamos para a reunião uma voluntária bem familiar de vocês... Para ensinar uma farofa especial e simpleca, chamo ela de "Farofa da Lu", e a Luciana chama "Farofa da Paciência"

Ingredientes:
01 colher rasa de óleo de soja;
01 cebola grande, cortada em quadrado médio;
01 colher de sopa de margarina ou manteiga;
01 k. de farinha fina (pode ser branca ou amarela);
Batata palha (é opcional)

Se colocam os ingredientes na ordem descrita, o segredo dela está na paciência, explico, desidratar e dourar a cebola em fogo baixo, sempre mexendo...

 
 Quando ela estiver bem dourada (cuidado p/ não queimar!), coloque a margarina ou manteiga, mexa, secando a água da margarina ou manteiga, jogue a farinha, mexa sempre até torrar a farinha, se quiser coloque batata palha na farofa depois de pronta. Rápida, prática, saudável e eu garanto, fica deliciosa! A Luciana comentou que pode usar-se pimentão ou azeitona (picada) e desidratar/dourar como a cebola, é só questão de gosto.
 
 
Pois, a mestre cuca aqui é a modelo exclusiva da Jubiart (não exploro a família, pago tudo com juros e correção monetária rsrsrsrsrsr), gente é por uma causa justa, Lu obrigada pela colaboração!
Turma que vai p/ o front na cozinha não esquecer: Touca, sem adereços e unhas sem estar pintadas, e lembrem-se das boas práticas!

 
 O Sebrae sempre muito presente em Tocantinópolis - TO, se continuar neste processo logo teremos uma gerência local para ampliar mais ainda o atendimento na região (olha a torcida!). O Sebrae é uma instituição especializada em atender pequenos negócios em todo o pais, acredito que o Sebrae do Tocantins seja um dos mais atuantes, não depreciando os demais, porém pelo fato de sermos um Estado novo, a cultura de uma geração de empresários ainda está em formação crescente, e o Sebrae sempre muito atuante em várias frente, construindo essa cultura empresarial no Tocantins.
Segunda-feira viajo para Brasília - DF, para um evento nacional e retorno na quinta-feira, para vocês uma semana luz e harmoniosa para nós!
 
 

16 comentários:

  1. Bia, pelo que te acompanhei, acredito que tenhas feito muito. Fico feliz em te ver assim produtiva! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bia, como vai? Você fez muito com certeza, é que às vezes abraçamos tantos projetos na ânsia de realizar que temos a sensação de que poderíamos ter feito mais. Essa farofa é tudo de bom...para ficar bem gostosa costumo usar a farinha branca mais rústica, fabricada em vilarejos, fica úmida e ao mesmo tempo, crocante.
    E quem resiste a um aipim frito? :)
    Um abraço, sucesso e realizações no segundo semestre.

    ResponderExcluir
  3. Como é bonito ver uma consciência assim perante a vida! São passos assim que realmente fazem crescer o empresário consciente de seu lugar perante aos outros, á sociedade que luta para se viver melhor e bem! Que seu progresso assim partilhado, nunca pare, Bia e que sua consciência também! Abração!

    ResponderExcluir
  4. Bia, peraí: a mandioca palito é frita crua?
    Não fica duríssima?
    Mamãe sempre me disse que tem que cozinhar antes senão "empedra" rsrsrsrs
    beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, tentei te responder duas vezes, porém nada aqui funcionou, piti no blogger rsrsrsrs É crua sim, fica crocante por fora e macia por dentro.

      Bjoooo Bella!

      Excluir
  5. Bia,
    Essa receita de farofa me deu vontade de comer. Adoro uma farofinha assim bem básica só com cebolas mesmo. Lá na casa da minha irmã ela faz uma assim só que com alho, deixando o alho picadinho ficar bem douradinho e crocante e depois coloca a farinha até ela dourar. Eu adoro!!! Fica bom demais também!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia,
    Foi uma ausência boa, pois foi feita de crescimento. Que a Jubiart cresça muito mais!
    Tenha uma ótima semana.
    Bjs

    SORTEIO DA ITÁLIA: mimos importados para vc!

    ResponderExcluir
  7. Bia, como vai?!

    Esta farofa parece otima, me fez lembrar de minha tia que fazia uma.... humm....

    Beijos e otima semana!

    ResponderExcluir
  8. Hummmm, esta farofa é um espetaculo!! Fiz uma vez e piquei a cebola bem fininha, ficou parecendo carne desfiada. DELICIA!
    A meninamodelocrocheteira ataca de mestre cuca tambem? parabens!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida Bia
    Gosto de ver gente conquistando espaço e lutando pelos seus ideias... só assim a vida é digna de ser vivida!!!
    Que tentação nesta noitinha fria por aqui: farofinha e aipim frito... Hum!!! Com cebola, já experimentou???
    Seja feliz e abençoada!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  10. Bia, seu envolvimento só pode trazer muito sucesso!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  11. Foi um bom semestre, né?! O nosso, também rendeu...quando finalmente formos embora, e muito provavelmente trabalhar por conta própria, quero ter o auxílio luxo do Sebrae. Beijos, sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns por um semestre e tanto!!!!
    Muito trabalho, mas muito reconhecimento!
    bjs
    Sandra
    #projetandopessoas
    www.projetandopessoas.com.br
    www.facebook.com/projetandopessoas
    @Projetapessoas

    ResponderExcluir
  13. Legal semestre produtivo e receitas simples e deliciosas.
    O melhor é fazer o inventário de vida e ver que sim a sua existência foi produtiva.

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Luminosa Bia

    Nossa. Essa farofa deu água na boca. E Tocantins agradece por ter uma pessoa como você. Além da Jubiart ainda participar de uma instituição tão falada o SEBRAE. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo