11 de junho de 2012

Olhe o arraiá!!!


Mês de junho, de Norte ao Sul o Brasil vira uma grande festa, de cores, sabores e alegria! São as festas Juninas. Tocantinópolis não é diferente, a nossa festa pega fogo com o campeonato de quadrilhas mais tradicional do Estado do Tocantins.


Temos um Quadrilhodromo, com arquibancada permanente especialmente para o evento anual, um grande anfiteatro a céu aberto. 


Estas imagens a amadora (euzinha) registrou do evento ano passado, fazia parte do júri. Este ano tive a honra de ser convidada novamente. As quadrilhas se dividem em dois grupos: Grupo A e grupo B, a princípio todas quando pisam no arraial são possuidoras da nota máxima, conforme o julgamento dos critérios com as justificativas elas podem conservar a nota máxima ou perderem pontos... Ano passado foi julgado/avaliado: Harmonia; Originalidade; Animação; Criatividade; Coreografia; Pontualidade e traje. 


Se pudesse daria nota mil para todos, quando eles pisam no Quadrilhodromo, o profissionalismo, dedicação e entusiasmo é de arrepiar! Ano passado a quadrilha vencedora em Tocantinópolis, foi a campeã do Estado no campeonato de Palmas. 


Este ano o tema e o homenageado será o mestre Luiz Gonzaga, os preparativos que antecedem o grande evento, são comandado pela nova Secretaria de Cultura de Tocantinópolis.


A turma pega no pesado com muita animação! Do lado esquerdo a Nete, que além de funcionária da Prefeitura, tem  uma empresa que organiza eventos na região.


Muito estoque de bandeirolas...


Muito capricho nos detalhes e acabamentos.


Haja fio de sisal para tantas bandeirolas! Olhe o charme da nossa amiga com o cofo feito da palha de babaçu, super prático!


A animação começa nos preparativos da festa


Esta linda menina veio de Sampa e virou uma Tocantinopolina  engajada, fazendo um maravilhoso trabalho/voluntário na cidade. Hoje pertence ao quadro de funcionários do município, quem ganhou? Fomos nós! Cris, somos gratos por fazer parte da nossa comunidade!


Este ano prometo caprichar mais nas imagens (xi! Me comprometendo :/ rsrsr). E na sua cidade você participa das festas juninas? E vamos cair no arraiá!!!


26 comentários:

  1. Que lindo ver toda essa preparação e entusiamo para essas festas tão populares e marcantes. Aqui não tem a menor graça. Só as vemos nos colégios e ainda assim, completamente sem graça e descaracterizadas.. Murcharam essas festas aqui! No passado, lembro dos colégios dos filhos, fazíamos também na rua ,com vizinhos onde morávamos. Hoje aqui é triste de ver.
    Nem lembramos... beijos,boas festas por aí! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia,

    Aqui em Beagá ainda tem um grande campeonato de quadrilhas, muito bom por sinal, promovido pela prefeitura e faz parte do calendario do municipio.
    O evento é realizado na Praça da Estação, que fica lotada.
    A disputa é muito acirrada e as quadrilhas tem seus trcedores cativos, pois representam suas comunidades.E muito bom ver estes eventos folcloricos mantendo as tradições.

    bjo procê

    ResponderExcluir
  3. Bia, bom dia!
    eu adoro festas juninas! Este mês tenho uma para ir, estou empolgadíssima!
    Mas no interior é que as Festas Juninas são caprichadas mesmo!!
    Adorei as fotos, principalmente a terceira!
    Bjão e bom domingo!!

    Hoje o sol resolveu aparecer aqui pelo Rio!! \o/

    ResponderExcluir
  4. Bia,
    Aí na sua cidade a festa junina é coisa de profissional mesmo! Aqui em Fortaleza tbm temos quadrilhas mas nao temos um local só para isso. Aqui tbm estamos homenageando o Luiz Gonzaga, o centenário dele.
    As fotos ficaram ótimas! Adorei!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Vc acredita Bia que um ônibus com os participantes de uma quadrilha, foram assaltados quando viam para se apresentar? E que a cidade deles, Camaragibe, fica a menos de 1/2 h aqui de Recife? E que eles dançaram com aroupa que tinha no corpo? Que país de m..... é esse.

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia, aqui não tem festas boas, a não ser aquelas do interior.
    Adoro uma festa junina, já participei muito, dançando, ajudando a organizar e trabalhando duro para embelezar a festa (minha tia era a Coordenadora de tudo).
    Saudades desses tempos.
    Essas de vocês aí é que são lindas e animadas!
    Aproveite bastante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bia! Minha fase para festas juninas ficou na infância, depois apreciei as festas da filha e agora, do sobrinho. Lindas as cores dessa festa, o carinho com a organização e o preparo de tudo. Acho importante que eventos culturais não se percam, fazem parte da história local. UM abraço, bom domingo!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. AI MENINA ASSIM VOCÊ MATA ESSA NEGA
    DE SAUDADE RSRS
    ESSE è O PERÍODO DO ANO,
    QUE MAIS DESEJO ESTAR AI NO BRASIL, QUANDO VIVIA AI,
    NÃO PERDIA UM SÃO JOÃO.
    TALVEZ PORQUE O SÃO JOÃO é UMA FESTA TIPICAMENTE BRASILEIRA,
    Jà AS OUTRAS TEM POR AQUI,MAS SÃO JOÃO NÃO !!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia,

    Ai que delícia este post, já senti o gosto do quentão e da canjica, ouvi a sanfona... Lindas as suas imagens, que festão, heim? Quase um carnaval no sambódromo, por aqui é mais modesta. Adoro festa junina, a inocência e a simplicidade desta festa são lindas.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Bia, que saudade arretada, menina.
    As festas em Brasília tinham este mesmo capricho, mesma animação.Fossem nos espaços públicos ou nos clubes e colégios. Passávamos os meses de junho/julho indo e participando de todas.Sou caipiríssima por completo.Adoro!
    Aqui em Niterói não vejo a tradição fielmente. As festas viraram sinônimo de baladas e outras.Bem sem graça!Uma pena!
    Boa quadrilha p/ocê, viu?
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    que festanca heim!
    Aqui nao tem festa junina nao...
    estou linkando vc, ok?
    bjsss

    ResponderExcluir
  13. Noooossaaaaa!!! Que beleza de imagens!!! Aqui onde moro, as festas continuam, mas sem mais aquele apogeu de antigamente. Hoje tudo é country, onde já se viu ser cachorro-quente ser a atração na culinária? Bem não vou aqui polemizar. Parabéns pela sua participação! Deve ser empolgante! Grande abraço e feliz festas!

    ResponderExcluir
  14. Amo festas...juninas carnavais...e em minha mente, o carnaval do RJ e a festa junina do norte do Brasil se equivalem em beleza...só vejo pela tv...e acho lindissimo...já está na agenda para um dia poder participar. Vendo então essa dedicação toda das pessoas atiça mais a vontade...rsrs

    Vou aguardar imagem...

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Nossa, Bia, que festa maneira, queria estar aí, pois deve ter ainda guardada a alma junina!
    Eu sempre curti o mês de junho e suas festas, mas ultimamente, aqui no Rio, até isso anda desparecido. Perto daqui hoje, tem uma rua interditada, com barracas e causando grande tumulto no trânsito, mas quadrilha nécas! musica junina, nécas! Se bobear é capaz de se ouvir axé, que eu odeio, ou funk que eu abomino! não é mole!
    adorei as fotos e espero as novas deste ano.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  16. Que beleza de festa! Vale lembrar que a alegria começa com os preparativos...A expectativa e a ansiedade fazem o sonho dos muitos que trabalham para que tudo saia perfeito! Viva São João, de norte a sul, festejando os costumes de cada região, unindo o país com alegria...
    Aqui temos muito pinhão, quentão, pipoca, pé de moleque e outras delícias em todas as barraquinhas das festas juninas...
    Aproveita, Bia e depois mostra prá gente!
    Bjs,Ana

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    Que delícia de preparação para a festa, imagino a alegria da festa em si!
    Passei para desejar uma semana do Dia dos Namorados muito especial!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  18. oi bia,
    que legal estas quadrilhas, deve ser um barato ser jurada e prestar atenção a todos os detalhes, tudo sempre tão caprichado
    ótima semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Que delícia, Bia...

    Os preparativos são realmente a melhor parte... depois é só diversão...
    Eu tbm daria nota mil pra todo mundo!
    Bom arraiá pra vcs então!

    Beijos, querida, e ótima semana!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, quanta responsabilidade, ne? Mas deve ser uma deicia, arrepia so de ver as imagens. E nada como o resultado de um trabalho coletivo e independente de quem vence, todos ganham.
    Parabens a toda comunidade que faz a festa!

    ResponderExcluir
  21. Oi Bia!
    Eu particularmente só participo da festinha de afamília, mas aqui em Natal também tem estes arraiás com concurso de quadrilha que são muito concorridos. Muito interessante esta dedicação de todos na preparação da festa, só pode mesmo resultar em sucesso. Capriche aí nas fotos menina!rss
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  22. Oi Bia,
    Que festança deve ser por aí!
    Aqui, eu vou na festinha da igreja perto de casa. Não é um festão, mas dá para marcar a data.
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  23. Que saudade!!
    Aqui onde moro não tem festa Junina e o ano passado ainda fiz uma festa em casa.
    Boas comemorações. Amanhã é dia de Santo Antônio!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  24. nossa....
    que lindeza....
    super animada a festança por aí....
    parabéns.
    saudade daquelas festas juninas da escola com direito a canjicada, pastel e cachorro quente,rs
    beijos.

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo