8 de maio de 2012

PITACOS: Novo tema na Jubiart!


Dias corridos com curso "Contabilidade Básica" e palestras, aqui Marivalda Santiago, consultora do Sebrae, excelente Administradora com competências em Exatas (coisa rara, geralmente não se casam rs, eu que o diga!). Enfim, empreendedor, arteiro INDIVIDUAL tem que "assoviar e chupar cana", até dar um sobrevoo, e ganhar o céu...


Semana passada participei do Fomenta na cidade de Araguaina - TO, distante 150 km de Tocantinópolis, resumindo o FOMENTA: Vender p/ o governo. No meu caso, possivelmente seria  serviços através de programas de Oficinas com foco no Extrativismo e Sustentabilidade, talvez lembranças artesanais com conotação da cultura/regional p/ eventos e visitantes ilustres.


Para quem gosta de um boa decoração, os arranjos no palco com flores naturais estavam maravilhosas, a luz, a máquina e a fotógrafa não ajudaram muito rs.


Quero que leia-se que estes "Pitacos" são particulares relacionados a minha região. Foi uma grande sacada da nossa Presidenta Dilma Russef, formalizar o pequeno/periférico como o artesão entre outros... Para aumentar a arrecadação, o difícil será qualifica-lo, capacita-lo para o mercado nacional e internacional, existem casos exitosos, que a Sra. Rede Globo ajuda a propagar em rede nacional. A saída: Delegar para o SEBRAE chegar na base, legalizar uma legião, ansiando a ter crédito fácil e se tornar o famoso "Empresário". Parece simples, não é! Mesmo com incentivo desta fortalecida instituição! Como empreendedora individual sinto-me aquém do que poderia ser, ( e olhe que me esforço bastante), atualmente as Associações tem mais prestígio e apoio que o Empreendedor Individual: viagens, feiras, identidade, designer, fora os cursos específicos que infelizmente nem todos dão o devido valor.

Hoje, com muito orgulho! Participo de pelo menos de uma feira anual, tenho material de divulgação, etiquetas técnicas em papel reciclável, devagar no e-commerce, porém imprimindo a personalidade da Jubiart com transparência. Fazer a minha parte é pouco, quero mais, para os meus parceiros artesãos da minha região, a maioria ou quase nenhum é registrado como Empreendedor Individual, Acredito que a Lojinha da Jubiart ( isto, com "inha") seja a primeira da região com foco na produção regional, e venda local,  faço parceria e tento na medida do possível dar apoio e informação aos artesãos através do "Espaço do Artesão", é pouco, porém com passos de formiguinhas e ajuda de vários amigas (os) blogueiras, o acervo de informação/conhecimento estamos crescendo...

Na imagem: Sra. Nilce Stakoviak , representando o  TCE  - Tribunal de Contas do Estados do Tocantins, dissertando sobre   "Uma perspectivas Atual sobre Licitações Públicas".  Gostei da sua palestra! (E Cá entre nós, é muito bommm ver uma mulher fazendo a diferença).


No fundo o mapa sinalizando alguns trechos da Ferrovia Norte/Sul  (na verdade nosso Estado será um grande em  trânsito de carga, descarga e grande plataformas de distribuição, leia-se: Pitaco/Bia). Na explanação do Sr. Paulo Massuia, o que me chamou atenção na sua fala foi as "Ações planejadas pelo governo do Tocantins". Hoje Tocantinópolis é quase uma ilha, fica distante da rodovia Belém-Brasília 30 km, ferrovia idem... Para ter acesso mais rápido a rodovia, atravessamos uma balsa (paga), no rio Tocantins (fica em frente a Jubiart), para Porto Franco - Ma, então estamos "fácil" no corredor da Ferrovia Norte/Sul. Como no evento não vi abertura para perguntas, aqui vai uma que não quer calar: Dentre desta ações planejadas do governo do Estado, existe uma visibilidade de tirar Tocantinópolis - TO, do marasmo sócio-politico-econômico que se encontra hoje, apesar de ser ainda uma referência na região?
"Estão fazendo lobby para a construção da ponte", foi o que ouvi de uma autoridade de Tocantinópolis, porém ainda não soube da existência de um projeto real descritivo, se alguém souber me avise! Quero ter uma esperança!...


Só pela palestra de Arnaldo Júnior, já valeu a ida ao evento! (Não sou baixa rsrsr, ele que é alto), a organização do mesmo pela equipe SEBRAE de Araguaína foi impecável!

Sr. Arnaldo, gestor premiado (vários) da cidade de Cabaceiras situada no Cariri Paraibano, literalmente tirou leite de pedra, leite de cabra! Localização com menor indíce pluviométrico do país (em média10 meses sem chuva), gerou renda no seu município com a valorização da produção local, sua identidade cultural através da paisagem, do artesanato, da gastronomia, fauna e flora, fora as tradições resgatadas e valorizadas. Lá foi gravado o filme "Auto da Compadecida", obra de Ariano Suassuna, de quem sou fã confessa!

Tocantinópolis tem leite (não só de cabra), bom indicie pluviométrico, um rio maravilhoso beijando a cidade, casarões históricos, histórias orais a serem resgatadas, paisagem fantásticas transitando entre a Amazônia e Cerrado, com uma vocação ecoturística, só faltando mais sensibilidade da sociedade civil e governamental... Acredito que a sensibilização já seja um bom começo!

Anunciando já um projeto em andamento de um novo blog, parceria com o maridão, só sobre o as coisa boas de Tocantinópolis e região, já que temos um grande acervo de imagens, nada mais justo do que cantar nossa aldeia e compartilhar!


34 comentários:

  1. Isso mesmo Bia, buscando sempre informações!
    Sucesso sempre!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecimento hoje é fundamental!

      Beijooooo Caiê!

      Excluir
  2. Post informativo, elucidativo e mostrando o que há de bom em tua cidade. A JUBIART é algo lindo dela e bem concreto e desejo sempre mais e mais sucesso! beijos,chica( e o novo blog , uma boa idéia!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, com novo blog, vou ter que colocar fermento no tempo rsrsrs ou madrugar...

      Beijo Linda!

      Excluir
  3. Novo blog? Ebaaaa!!!
    Boa semana, maninha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meri, muito trabalho p/ vc!

      Beijo maninha!

      Excluir
  4. Bia flor! Vc está no caminho certo...Tem todos os sonhos na cabeça, sem tirar os pés do chão! Muito sucesso prá vc e prá todos nós, que trabalhando com artesanato, ajudamos o mundo a girar e ficar mais bonito...
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Principalmente com o seu talento Ana!

      Dia luz p/ vc!

      Bjooooooooo

      Excluir
  5. Bom dia, linda Bia!!!

    Outro blog? Pitacos? É comigo mesmo! Adoro dar uns pitacadas por aí.....
    Que Deus abençoe a todos aí, com esse trabalho maravilhoso... Tudo é um começo, e o sucesso é só a consequência...

    Beijos, querida!!!!

    ResponderExcluir
  6. Bia,parabéns pelo sucesso de seu trabalho!Nada como ter reconhecido algo que se construiu com muito esforço!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia,
    Parabéns pela sua determinação e empreendorismo. Hj a Jubiart já está se destacando e acredito que vá se destacar muito mais!
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    SORTEIO “Chá do Chapeleiro Maluco”
    http://www.gosto-disto.com/2012/04/sorteio-cha-do-chapeleiro-maluco.html

    ResponderExcluir
  8. Olá, Bia, sinto imenso orgulho desse seu empreendimento, de sua capacidade geradora e o que é mais importante, ajudando quem precisa, na comunidade. Eis a sua vocação: o dar-se, como a nossa Arns, grande perda! A tal da partilha está entranhada em você. Adorei sua frase sobre o tempo: " vou ter que colocar fermento no tempo" Posso usá-la? Meu sobrinho diz e eu a uso demais: "preciso de mais horas no meu dia" Grande abraço e muito sucesso, querida!

    ResponderExcluir
  9. Ótimas noticias!!!

    Isso faz deste espaço um lugar mágico, pois aqui vejo que tem gente que luta, briga por uma melhora na coletividade....se mais pessoas pensassem assim nosso país seria muito melhor.

    Bia, você é um exemplo de empreendedora. Questionadora sempre. Parabéns!

    No aguardo pelo novo blog.

    Tenha uma ótima segunda-feira
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Bia, Parabéns! Por toda essa energia, contagiante. É sempre um alento saber de seus questionamentos e sua busca por melhorias que auxiliem toda a região. Levando TO ao Brasil todo e quisá ao mundo.

    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Haja orgulho das realizações hein, Jubiart?
    Parabéns amiga! Você é um encanto de pessoa! Cuida muito bem de tudo e de todos! Inclusive, eu!
    Obrigada.
    Bjs. Josi

    ResponderExcluir
  12. Desejo todo sucesso para vc e as demais companheiras da região.Que tudo se realize sempre pra melhor.Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bia, desejo que consiga realizar sempre seus belos trabalhos com dignidade e força. Admiro muito seu engajamento nas mais variadas questões. Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia!
    Como se diz por aqui, devagar se vai ao longe. Você é muito empreendedora e vai conseguir se destacar certamente. Que venha o novo blog como muitas dicas de sua cidade.
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  15. Bia querida, cada vez que escuto você discorrer sobre sua região, morro de saudades dos meus tempos de viajante por aí!!! Já te disse que já fiz Rio-Belém de carro,e que já fui ao Araguaia 5 vezes também de carro, e que simpelsmente amo essa região! Você descreve tudo do Tocantins com tanto amor, que me emociona. Torço para que todos os seus projetos sejam super sucesso pois você é uma empreendedora de primeirissima categoria e faz juz a muitas e muitas realizações e recompensas!
    Parabéns por essa iniciativa no evento, que esses contatos dêem frutos e que as idéias germinem!
    Que venha o novo blog também!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  16. Querida Bia, li seu post e como administradora sensibilizo das dificuldades que muitos enfrentam para desenvolver seus trabalhos como artesãos e empreendedores. Dependendo da região, a situação fica ainda mais complexa. Fico feliz quando identifico pessoas como você, engajadas e comprometidas com o desenvolvimento e melhoria da sua comunidade. Quanto a Tocantinópolis... Ahhh... Quando você faz postagens sobre sua Terra fico com muita, muita vontade de conhecer esse canto que chamo de 'pé no chão', Brasil de verdade, *minha* gente! Por isso estou feliz com o projeto do blog sobre Tocantinópolis e arredores! Saúde e sucesso! Paula

    ResponderExcluir
  17. Oi Bia,

    Estes encontros na verdade são importantíssimos para nos abrir os olhos, enxergar o que não víamos. A gente sai de lá com a sensação de ter trocado a lente dos óculos, com a visão mais clara. Como já conversamos, estes programas do governo beneficiam as instituições e não o empreendedor individual. Pena. Mas por outro lado incentivam o associativismo, o trabalho em grupo, as organizações sociais. O que também é bom. O Trabalho do Sr. Arnaldo deve ter mexido na sua caraminhola, que anda a todo vapor....rs ( E como ele é grande, hem?....rs) Não se pode esperar nada do poder publico. Quem quer faz acontecer, como você vem fazendo por aí. Ele só aparece depois das coisas prontas através de muito trabalho e loucura de alguns indivíduos que, visionários, se colocam a frente das atividades, motivando, esclarecendo, ensinando, organizando. Isso você faz muito bem. Depois do mais difícil feito, ai eles aparecem para participar da festa. Quase sempre é assim. O Fomento, deveria ser um programa para dar o primeiro empurrãozinho, com oficinas, pequenos aportes para matéria prima e propiciar o acesso aos pontos de venda, assim ele ajudaria o pequeno artesão dos cafundós do Judas, que por não ter alternativa, vende seu trabalho por vinténs. Mas eles atuam onde a sociedade já esta organizada. Você com o trabalho que vem fazendo, se tornou minha “ídala”. Torço muito para que daqui a alguns anos você mesmo se assuste com o tamanho do trabalho que realizou, carregando água no bico. Ótima a idéia do novo Blog. Vai ser muito bom conhecer mais de TO, sua natureza e seu povo, através dos olhos de vocês.
    Bjo procê.

    ResponderExcluir
  18. Olá,Bia!!

    Que bacana isso!Como é bom poder contar com apoio,informações!Só acrescenta ao empreendedor!!!Lindo você divulgar!!!Que bom que dá certo,né?!!!
    Bela iniciativa!!!
    Beijos ,querida!
    *Adorei sua foto!!!Está linda!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  19. Bia vou ficar aqui esperando esse seu acervo pessoal.
    com imagens desta região maravilhosa.
    baci

    ResponderExcluir
  20. Bia queridona!
    Você é uma representante de peso desta região tão longe e linda.
    Vamos lhe dar toda força que precisar pela blogosfera para que o novo blog seja um instrumento de divulgação das coisas boas que existem neste Brasil e nesta região que pouco se conhece aqui no sudeste.
    Muito bacana este evento com os patrocínios oferecidos e bem empregados.
    um abraço grande, carioca

    ResponderExcluir
  21. Olá Bia

    Parabéns por seu sucesso, que é fruto de seu esforço e de muito trabalho.

    BJ00000000..............
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  22. Bia querida,

    fiquei super feliz em ler esta postagem, seu pioneirismo ainda irá vencer muitas barreiras e alavancar muita coisa, é super bonito vermos os frutos de um trabalho bem feito, como o seu, cheio de prazer e amor pela terra, pelo ofício e pelos companheiros de profissão, que muitas oportunidades como esta surjam em seu caminho, abrindo mais portas, rompendo os limites.

    A decoração do palco está realmente linda, vou copiar. rsrs Obrigada!

    Você está linda ao lado do altão!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhhhhhhhh Van, pena que a luz não estava legal p/ vc ver melhor... Grata pelo carinho!

      Beijoooooooo

      Excluir
  23. Esses encontros são sempre produtivos, Bia.
    A gente mostra o que faz e aprende vendo o que se faz.
    E eu penso que o SEBRAE faz por aqui, um bom serviço.
    Parabéns, Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane, por aqui eles são ótimos! Mas quero que fiquem excelentes!
      Em nossa região eles dão muito apoio para o empresário que busca o SEBRAE, e esta parceria e incentivo é muito bom!

      Beijo linda!

      Excluir
  24. Vai que é tua Bia!!
    O grande lance é não perder as oportunidades e mais ainda, criar novas oportunidades através das novas oportunidades que surgiram. Deixando aqui o meu lema: Uma escolha certa sempre leva à outra. E tem gente que disse que iria ser "slow"... :) Beijus,

    ResponderExcluir
  25. Kkkkkkkkkkkkk, Luminha, mas estou devagar, as vezes quem atropela são os meus pensamentos e idéias inquietantes que levam a alguns projetos que as vezes se encasula, outras vezes ficam maior que a minha idéias, tomam vida própria e vão p/ o mundo...

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
  26. Oi Bia boa noite! eu não entendo muito destas palestras mais pelo o que vc escreveu é muito importante, e um evento destes em prol dos artesãos regionais acredito ser uma enorme vitoria!

    Ja vi em um programa de moda uma artesã "novinha" que faz roupas de crochet com qualidade de passarela, acredito enormemente que se trabalhar com os artesãos para melhorar o produto final de seu trabalho nossos produtos chegam ate mesmo la fora com um enorme valor! pois a arte brasileira é muito rica, colorida e bonita, mais os paises la fora gostam de qualidade extrema, e creio que este evento um enorme passo, um abraço!

    vale a pena assistir este documentário desta estilista artesa!

    https://vimeo.com/24927348

    ResponderExcluir
  27. http://www.youtube.com/watch?v=eDXMM4es5Yc&feature=related

    ResponderExcluir
  28. Grata Fabiano!

    Vou lá assistir!

    Beijooooooooooo

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo