29 de maio de 2012

"Brasil De Portas Abertas"

Este é o tema da revista Casa Cláudia, mês de maio, onde é mostrado de Norte a Sul do país, o jeito brasileiro de se morar e de se viver,  estampa-se  nas imagens um povo rico em diversidade cultural. Fiquei encantada com as imagens do lar/aconchego da Dina Oliveira, arquiteta e artista plástica representando a região Norte. (Sou suspeita rs).


Fotografei as imagens da revista. O casarão português datado do século 19, porém a alma do casarão é totalmente paraense.


No alto do janelão cuias cuités, a famosa cuia do tacacá (prato típico paraense), já falei sobre, no tema "Comidinhas" na lateral deste. A maioria dos móveis em madeira de lei, antigamente esta matéria prima era mais barata.


Parede descascada onde aparece o bloco de adobe e as pedras (acho que estão vitrificados), muito utilizado na época, fazendo contraponto com a coleção de cerâmicas marajoaras como são conhecidas, mas na verdade elas se dividem em três tipos de cerâmicas: Cerâmica de Marajó, cerâmica de Santarém e cerâmica de Maracá.


É tipico das casas antigas de Belém o assoalho de madeira nobre, aqui jatobá.


Um pouco da minha coleção de cerâmica...


Minhas tábuas aposentadas, cuias, panela de barro.


Miniaturas de balata.


Independente de posição ou status social, a nossa casa diz muito sobre quem somos e como gostamos de viver, me incomoda ver uma parede "nua", acho que a casa precisa "falar" com quem mora e com quem recebe... Folheando a revista fui me identificando com algumas portas abertas que  brasileiros gentilmente nos  convidam a adentrar.

Para quem gosta de decoração aqui algumas blogueiras que sigo e recomendo:

Sou fã da Luiza, o título do blog dela diz tudo decorar sustentável

A Eva mostra ambientes maravilhosos deste mundo afora http://evasabbado.blogspot.com.br/

A Ly este mês saiu na revista Casa Cláudia, mais que recomendada * Design My Life *

A Paula é mestra quando assunto é acabamento e dá sempre super dicas http://www.paulakasas.com.br/

Decoração e Estilo lembro logo da Carmem ACHADOS DE DECORAÇÃO

E você? Veste sua casa como?




19 comentários:

  1. Bem legal essa reportagem e as fotos que trouxeste. Lindo0s detalhes da tua casa mostraste. E , realmente, estamos bem servidos de blogs que mostram cantinhos lindos e inspiradores! beijos,boa noite,chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta casa...me imaginei naquela cozinha lindona!Adoro a rusticidade das coisas!
    Bjão e uma linda semana

    ResponderExcluir
  3. Ai ai ai .......... Tem hora que dá vontade de mudar tanta coisa na decoração.
    Vemos tantas lindezas e com simplicidade, não é?
    Maravilhas.
    Boa semana querida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Meu irmão morou por muitos anos em Belem do Para. Esse artesanato eu já conhecia e era fã.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bia!
    Eu também sou grande admiradora das artes de norte a sul deste nosso país.
    Meu marido quando trabalhava aí pra cima, mandou-me vasos marajoaras que chegaram intactos, cada um maior que o outro e eu os adorava. Mas, como são casquinhas apenas, uma e outra empregada foi quebrando e lascando. Hoje só tenho um pequeno, mas assim que puder, vou encomendar alguns de novo.
    Vou comprar esta revista amanhã, adoro estas reportagens.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  6. oi Bia! Nossa que lindas as fotos e a sua casa tb é linda!
    Eu tb sou como vc, gosto de coisas na casa, casa pelada é estranho, as vezes eu vejo nos blogues umas casas e penso onde estão as coisas das pessoas pq aqui na minha casa tem tanta coisa cada lugar tem um treco, e fora os objetos que a gente tem? Ou eu devo ser muito brega rsrsrsr.
    bjoooo su!

    ResponderExcluir
  7. Bia,

    Esse nosso pais é maravilhoso pela sua diversidade cultural e isso é bem representado na arte, na arquitetura e na decoração dos lares de cada região.
    É ter olhos para ver.
    Essa revista parece ser otima, vou comprar.

    bjo procê

    ResponderExcluir
  8. Amei a casa, adoro esse tipo de coisa, vou te contar que minha casa não fala muito sobre mim...rsrs é fato que nem dá tempo de organizar e já mudo...então quando vai ficar com minha cara tem que levantar acampamento... mas se pudesse teria várias coisas que vi neste post. Atualmente ela está prático, do tipo que é só embrulhar e levar...rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Amei as balatas,não sei o que significa o termo, podes me dizer, amei teus cantinhos e o texto, belissimo, noossa eu faço parte do post, que honra! Amei que você compartilhou o que inspira vc, a revista, as amigas blogueiras e tudo enriquece a tua vida e o que vc vive e sua casa fala manso e nos enche de ternura, acho que é o barulho do rio, hehe, bjos, amiga, obrigada por seres tão afetiva com o que vives e convives,um dia lindo prá ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eva, mais tarde passarei no seu aconchego e explicarei sobre a balata... Faz um tempo que falei aqui sobre.

      Bjooooooooo

      Excluir
  10. Bia,
    Como a gente conhece pouco as culturas do nosso próprio país. Sempre pensei que só tivesse a marajoara. Mas é o que nos passam. Adorei saber que tem outros tipos. E linda mesmo essa casa do Pará. Adoro também cozinhas bem coloridas e cheias. Parece que tem gente vivendo. Gosto assim.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  11. Olá Bia

    Passando para matar as saudades

    BJ00000000................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  12. Esse jeito de morar da arquiteta Dina Oliveira, lembra muito a casa da minha avó; janelas altas e grandes, móveis pesados com cristais e bordados delicados para enfeitar - o cheiro da "Parquetina" e o ranger das tábuas quando pisadas. Tudo isso são nostalgias e porque invadem as nossas memórias, tentamos resgatar no nosso dia a dia adotando a simplicidade daqueles dias. Do café passado na hora, das canecas de ágata, da bandeja forrada com um paninho bordado, dos enfeites nas paredes, das panelas brilhando e principalmente a maciez daquela mãozinha que tão carinhosamente afagava a nossa. As casas antigas trazem esse aconchego.
    Lógico, tenho na minha casa alguns detalhes que carrego comigo para onde vou. Detalhes que faz da nossa casa, o nosso porto seguro.
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  13. Como assim não é tão boa quanto eu? Tá louca? haha
    Temos gostos iguais. Eu amei esse casarão, ia até fazer uma postagem sobre ele, mas a preguiça´e os enjôos de grávida, não me permitem muito tempo diante do computador.

    Muito obrigada pela recomendação, viu?

    Beijocas e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia,
    NOssa...me dá uma saudade da minha infância vendo essas imagens menina..
    A casa da minha vó era daquele jeitinho...pé direito alto...móveis de madeira velha...me dá até um quentinho no meu peito.

    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  15. Oi Bia!
    Adoro decoração, mas gosto da personalidade de quem mora impregnando todos os ambientes, nunca como vitrine de loja. Estes ambientes que você nos trouxe são maravilhosos, sentimos o cheiro de vida. Vou postar no meu blog sobre uma casa de minhas lembranças que me remetem a um tempo querido e estes ambientes que você mostrou fazem isso. Lindo post!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Bia, o lugar é realmente maravilhoso, seu vontade de estar num lugar desses, tomando um café quentinho e saboreando alguma iguaria da região. Adoro decorações rústicas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Adorei tudo o que você mostrou. Meus pais tinham um mesa enorme dessas madeiras antigas e não sei o que fizeram com ela. Antes não dávamos o devido valor . Agora pensei, aonde estará essa mesa?

    Bia disse que ia mandar um email. Tinha anotado os colares que eu ia te encomendar e não sei onde deixei. Mas quando tiver um tempinho vou voltar
    a ver o seu blog e anotar novamente as peças.
    Um lindo dia para você. Beijos.

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo