15 de abril de 2012

Blogagem coletiva - 2ª Fase...



Desencantos?  Temos tantos, o bom é que amadurecem, passam, outros somem no esquecimento da vida...


Um dos meus maiores desencantos é com o  nosso sistema educacional, insatisfeita,  não pude muda-lo, abandonei o sistema, a sala de aula há oito anos, continuo na educação, porém de uma forma em que realmente faça a diferença., através das minhas oficinas.


Não é estou sozinha nesta empreitada, tem muita gente e empresas fazendo a diferença, uma delas é o Banco Itaú, que doou 8 milhões de livros através do Programa Itaú Criança. O Izaias/filhote ganhou o seu kit com três volumes.

 A Fundação Bradesco  com sua Escola-Fazenda no Município Formoso do Araguaia, desde 1973, quando o Estado do Tocantins ainda pertencia ao antigo Estado de Goiás. Quando conheci a Fazenda nos anos 90,  localizada na beira do rio Javaé, próximo a aldeia Canuanã, o objetivo principal era levar a educação a lugares inacessíveis, os alunos eram índios e filhos de assentados.

Saí do sistema educacional, porém não perdi a esperança de ver uma educação melhor! As boas mudanças,  o crescimento em todas as áreas estão ligadas a educação. Este tema daria uma extensa dissertação, o que não me levaria a lugar nenhum, então o melhor é ter boas atitudes e somarmos.

Desencantei, porém não desisti, continuo procurando outros caminhos para o encantamento da aprendizagem... Ser blogueira é uma delas!





Uma iniciativa dos 4 R's


Não se esqueça amanhã começa:

Eu participo.


42 comentários:

  1. Olá Bia

    É triste a educação no Brasil ser da forma que é. Fico feliz que o Banco Itaú esteja fazendo a diferença.
    Bom Domingo.

    BJ000000000................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  2. Linda tua abordagem...Desencantar mas não desistir,...beijos,linda semana!chica

    ResponderExcluir
  3. Me revolta nossos governantes não pegaram firme no problema da nossa educação, estamos no caminho para um País desenvolvido, respeitado lá fora e enqto isso nossa população ainda continua de semi alfabetizados, só uma parcela com acesso a educação não tá certo, tá na cara que estamos no caminho errado e ninguém com poder faz nada para mudar de verdade.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neli, estão mais preocupados com a matéria temporária, e encher os bolsos com o vazio... Infelizmente!

      Grata pela sua participação!

      Excluir
  4. Olá, Bia!
    Excelente tema e tua abordagem foi precisa. Tb abandonei a carreira de professora. Vejo que a maré contra quem quer trabalhar de verdade é muito forte. Se vc está numa escola em que há outras pessoas com o mesmo sonho, aí dá pra lutar, mas lutar só é desgastante demais. Pra minha surpresa, troquei meus filhos de escola, e nesta nova, a educação é bem próxima do que acredito ser ideal. Muita vivência. Na aula de ciências, ao estudar as plantas, eles tiveram contato com diferentes espécies, tocaram. Há aulas práticas em quase todas as matérias e cada professor é formado na disciplina que ensina. Meu filho tem professor com mestrado. Ele está o 2º ano do ensino fundamental. O duro é saber que esta é uma realidade para poucos, a escola é particular. Mas acredito que com investimento, mudança de políticas públicas e profissionais comprometidos a nossa educação muda, só não sabemos quando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha, tentei entrar nos outros blogs p/ comentar, porém não conseguiu. Meu filho hoje está numa Escola particular, mas tenho sensação de ele estar numa empresa do que numa instituição educacional.

      Tento remendar em casa...

      Beijoooooooooooo

      Excluir
  5. Bia,
    Excelente seu post e o assunto. Fico revoltada quando vejo o que é a educação neste pais, e o descaso do governo. Encher o bolso com milhões pra benefício próprio é muito fácil, veja o exemplo dos ministros, deputados e senadores, agora dar condição digna para estudo, saúde e segurança....nem pensar.
    As pessoas morrem ignorantes na fila de atendimento de saúde.É isso que vejo , é esse o caminho que o Brasil está tomando. Outro dia no JN eu vi as condições que as crianças são transportadas para escola por esse Brasil afora.Triste...
    Falta respeito, muito respeito com o futuro deste país!

    Um beijão e que vcs tenham um domingo de MUITA PAZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, parece que no JH tem um documentário sobre...

      Bem... Amiga sou quase fruto destes ribeirinhos, vivenciei isto de perto... a História é longa... Porém sou exemplo do que nas maiores adversidades a educação pode dar certo!

      Sinto orgulho de ser amiga de uma MERGULHÃO!

      Excluir
  6. Bia, desencantou com o sistema, mas continua uma educadora de mão cheia, apenas buscou um novo caminho, onde viu mais resultados.
    É por isso que ainda continuo na educação infantil, é onde meu trabalho, acredito, ainda não sofre tanta pressão por resultados forjados visando verbas e nenhum interesse em que a aprendizagem de fato aconteça. temos problemas, mas em menor escala.
    Mas, como voce, não desisto. Vamos, que ainda podemos fazer muito, de um jeito ou de outro!

    bjs e bom domingo pra vc e familia!

    Obs: o Izaias ficou otimo!! amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROFESSORA, sinto o MAIOR orgulho de ser amiga de uma guerreira!!!

      Carinhos...

      Excluir
  7. Olá, querida Bia

    "Tu és o orvalho que me beija"...
    (Meliss)

    Em pleno período pascal nos reencontramos para tecer o nosso Desencanto... entrelaçar partilhas de coração a coração...

    Sabe, vc, como educadora nata... prioriza a educação dentro do seu coração e investe firme (encanta) no que já nos parece que está desencantado...
    O seu Blog é fonte de dedicação para os seus leitores...
    Encantada vc é e ultrapassa os liames do Desencanto neste aspecto relevante... Muito linda a sua participação e cultura perspassadas no post!!!

    Obrigada por sua participação e nos vemos no próximo mês se Deus quiser!!!
    Bjs de Paz e Esperança junto com o meu carinho fraterno

    "Meu coração orvalhado
    pleno de gratidão,
    agradece a Deus"...
    (Élys)

    ResponderExcluir
  8. Bia querida, adorei tua participação na blogagem coletiva, eu também estou participando e é a primeira vez, como é bonito ver o olhar do outro, eu adorei o teu enfoque, amei a foto do seu filho, ele é lindo, e com certeza, amiga, você faz a diferença, não podemos esperar pela vontade dos outros mesmo que seja dever não cumprido por eles, mas façamos a nossa parte e você deixa seu rastro lindamente nessa vida, parabéns, bjinho, um lindo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro a sua transparência do SENTIR na net...
      Beijos no coração e do big filhote!

      Excluir
  9. Assino embaixo, Bia! Vc é um grande exemplo de que se cada um fizer sua parte, amanhã acordamos num mundo melhor! Sou sua fã...
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, sou sua fã da sua pessoa e talento beijooooooooooooo

      Excluir
  10. Bia, identifiquei-me demais com esta frase sua: "continuo procurando outros caminhos para o encantamento da aprendizagem... Ser blogueira é uma delas". Super assino embaixo, pois eu mesma poderia ter escrito isso! Depois de 20 anos na educação superior, descubro outros horizontes de partilha, de troca, de aprender e ensinar e de, ensinando, aprender. O blog me deu novos amigos, me fez recuperar minha escrita (enferrujada nos anos como professora), tenho um livro sendo apreciado por uma editora bacana... são "outros caminhos para o encantamento da aprendizagem", com certeza!
    Coisa linda o Izaias lendoooo. Amei!
    Domindo azul pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O quer dizer???

      Já sou sua fã....

      Bejãoooooooooooooooo

      Excluir
  11. Excelente! Ganhamos esses livrinhos do Itaú, ja tínhamos os mesmos comprados para a escola, entao repassei a outras crianças. Adoro! o Adivinha o quanto te amo foi o primeiro livro que comprei para o Guga.
    beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, doar faz bem p/ alma, mas vc faz um benmmmmmmm para nós! Sei que não és nenhuma celebridade, que tem erros e acertos, porém vc faz muita diferença na vida de várias pessoas, inclusive com alguns toques na minha rrsrsrsrrsrs Grata minha AMIGA! Fê de Fé!!













      a

      Excluir
  12. Formei há pouco em História. Entendo você perfeitamente.

    Minha contribuição: http://migre.me/8GBkK

    ResponderExcluir
  13. Que supeer!
    Um domingo lindo e cheio de alegria!

    DA UMA PASSADINHA, TEM COISA NOVA: http://www.blogdatardee.blogspot.com.br/2012/04/fortaleza-286-anos.html

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bia! Sou professora e sei bem do que está falando. Para a educação dar certo seria necessária uma somatória de atitudes, entre escolas, famílias, empresas e Estado. Mas penso que faço minha parte (como vocÊ, de um outro jeito) e que isso fará diferença, de alguma forma. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhhhhhhhhhhhh surpresa! Só assim fico conhecendo minhas amigas escritoras. educadoras....

      Beijooooooooooo

      Excluir
  15. Bia, também sou formada, quando o curso era o equivalente ao 2º grau, o curso de Magistério, ou Formação. Dei aulas por apenas 2 anos, não aguentei ver como o sistema funcionava (isso, veja só, há mais de 30 anos!). Ainda hoje, com a obrigatoriedade do ensino superior, em Pedagogia, vejo que temos um caminho a ser percorrido, que é o da verdadeira valorização do professor como a primeira ligação (depois da família) da criança com o mundo.
    Ensinar é um dos maiores atos de amor e por isso você é uma educadora, sim, na ativa.
    Pedi e recebi via correios os livrinhos para meus netos e a netinha ama a história do Chapeuzinho Amarelo. Desde cedo aprendendo (mesmo sem saber), a amar Chico...rsrs.
    O desencanto pode existir, mas o amor sempre vale mais.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  16. Bia.... a maioria que li de desencantos, inclusive o meu, fala de si mesmo, da família.. e vc, como linda que é, pensou num todo, num bem comum, na sociedade, a preocupação e o cuidado com o outro.

    Bia, vc é uma pessoa abençoada, querida!!
    Que Deus lhe abençoe em todos os seus projetos!!!
    Amém!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata! Pelo carinho de sempre, vc também educa através das palavras...

      Beijooooooooooo

      Excluir
  17. Oi Bia!
    Muito legal seu depoimento! Embora desencantada procurou outra forma de extravasar seu lado educativo. Também peguei os livrinhos do itaú para os meus netos, bacana mesmo isso.
    Beijinhos e uma iluminada semana!

    ResponderExcluir
  18. Confiança na Educação, acima dos desencantos com o sistema.Bravíssimo, Bia.
    Muitas iniciativas como estas que vc destaca estão acontecendo e com certeza, dariam um volume de dissertações sobre o tema, agora: Encantamentos.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  19. Interessante o seu posicionamento do desencanto amiga! Juntas sempre podemos fazer diferença para alguns!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  20. é verdade o que vc escreveu Bia. o verdadeiro crescimento é com educação. senão vai repetir tudo o que aconteceu nos anos 70, o país cresce...mas não "segura", pq falta instrução, falta base pro povo.

    E ficou mto legal a série com o pequeno-grande Isaías!
    boa semana querida amiga Bia

    ResponderExcluir
  21. Também me desencantei com a educação do meu país, mais pelos olhos de minha mãe, que por ser educadora e artista, alimentava muitos sonhos. Um deles era levar a música para lugares carentes e fazer da música instrumento anti-criminalidade. Atualmente vemos alguns projetos se consolidando, mas ela não está aqui para saber. A maioria desses projetos são de particulares ou inciativa privada, mas do governo não vemos incentivo para carentes, somente para as "Bethânias" da vida.
    Bia, sabe que sou sua admiradora e tudo o que conquista é motivo de festa para mim! :)
    Obrigada por participar da coletiva e divulgar o BookCrossing Blogueiro!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  22. Em relação à educação, parece minha amiga que o desencanto é geral.
    Aqui em portugal, é desencanto, desalento, desespero.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  23. Muito bem colocado esse desencanto que toca em todos nós. Esperamos que possamos ver novamente o encanto, a alegria das crianças nas redes de ensino.

    Gostei muito do meodelo compenetrado na leitura e com seus óculos e esse olhar de sabe tudo confirmou que é bom nos estudos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Bia, estou aposentada e como professora procurei fazer a diferença com as minhas classes de cada ano, durante os meus anos de ativa, para suprir a deficiência do ensino. E olhe, não tinha o Google, mas pesquisava muito em revistas, jornais e em tudo que valesse.Dei aula com paixão! Hoje, vejo minha neta e a minha tristeza com relação ao ensino continua. Também ganhamos os volumes que Izaias aparece mostrando, aliás que lindo menino! As fotos do rosto dele estão muito boas e mostram a beleza dele. Todas as bênçãos para ele e para você. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  25. Eu quero ler esse livro, ah, eu quero... rs...

    Parabéns pela iniciativa!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Oi Bia,
    muito original sua escolha para a 2ªfase, Desencanto.
    Confesso que também compartilho do desencanto pela educação padrão. Especialmente porque agora todo o mundo quer drogar as crianças com Ritalina.

    Não sei se você é a favor ao contra. Respeito sua opinião, seja ela qual for mas se quiser saber a minha, deixo o link:
    BC Fases da Vida - Infância - Entender a Hiperatividade

    Gostei do que você escreveu. Especialmente porque apesar do Desencanto, não desistiu de ajudar as crianças.
    Beijo além-mar.
    Rute

    ResponderExcluir
  27. Oi,Bia! Compartilhei seu post lá no face...Acho que sempre podemos fazer alguma coisa a mais...Parabéns pela atitude! Já participo há 3 anos da campanha do Itaú, recebendo e repassando livros. Aqui em casa, somos cheios de segundas intenções, pois nos presenteamos com livros e eles nunca esquentam prateleiras,rsrs...depois de lidos, seguem em frente, encantando outros olhares e abrindo outras mentes...
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    São tantos mesmo os desencantos nossos de cada dia... Basta olharmos para a Educação, para a Saúde, para a Segurança, públicas... Desanima. Quanto descaso! Mas, quem sonha com uma sociedade mais justa, mais humana, mais assistencial, procura alternativas, assim como você fez, e como tantos fazem, de buscar outras saídas, de fazer a diferença...
    Só não podemos deixar o desencanto nos vencer... Isso não!

    Abraços, amiga
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  29. Olá, Bia!Entendo você perfeitamente, infelizmente o desencanto pela educação ultrapassa fronteiras!Por aqui desencanta-me o facilitismo que se têm instalado na educação, a não valorização do esforço e estudo, em prol do canudo conseguido à força. Parecer "doutor" é mais importante do que "ser". E quando o ter é mais importante do que ser, e o exemplo vem de cima(dos que governam) fica difícil não se desencantar e para quem é professor deve ser ainda mais difícil!Que bom que você, embora se desencantando com o padrão não tenha desistido da educação!Blogar também faz parte!
    Bela participação, o seu filhote é muito lindo, beijinho pra ele!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Oi Bia! Também trabalho com educação e sei muito bem como é se desencantar com ele. Muitas vezes também pensei em desistir. Sou bibliotecária escolar e fico triste ao ver que a educação assim como a leitura são tratados com desdém nesse nosso país. Mas como você, faço minha parte por fora levando um pouco do que sei e gosto para aqueles que precisam. Adorei conhecer seu blog e te aguardo para conhecer meu espaço também. Aproveito pra te convidar a conhecer meu outro blog que trata da leitura e educação
    http://bibliotequiceseafins.blogspot.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Bia, todas as noites a Lulu me pede para ler os livrinhos que ganhou do Itaú. Já sabe de cor ! Eu costumo trocar as falas e ela, antenada, me corrige: Mãe, nem é assim. Iniciativas como a do Itaú são de tirar o chapéu. Concordo contigo, boas atitudes devem ser multiplicadas, já que nossa educação deixa muito a desejar, que façamos o que for possível para facilitar o acesso à cultura.
    Beijos, amigaaaaa.

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo