31 de julho de 2011

Cabelo...


"Cabelo, cabeluda, descabelada", lembra da música? Pois, estou numa dúvida "cruel", na imagem descontraída, na lanchonete do Campus da UFT em 2009. O meu cabelo hoje está deste tamanho da imagem, algumas amigas ficam escandalizadas porque só vou em salão de estética para cortá-los, agora não sei se corto ou deixo crescer... Adoro um cabelo prático, mas as vezes dá um ataque de vaidade, rs. Aceito pitacos!
Isto que é um domingo relax! Pensando no que fazer com o cabelo... Ah! o almoço está mais fácil, vai ser peixe!

Um excelente domingão para você!

30 de julho de 2011

Esmalte e Artesanato - É a Coletiva! *Atualizado*

Hoje não poderia me ausentar desta coletiva com a temática inspiradora tão presente no meu dia-a-dia. Pintei as unhas com Impala/Fitilho, depois que fui perceber que era sutilmente perolado, e sutilmente não gosto de perolado, então passei outra demão de Colorama/Prenda Natural, que tirou o excesso do perolado, ficando mais natural.


A palavra ARTESANATO na net, livros e revistas, tem vários significados, porém sintetizo tudo em um fato: É qualquer ofício realizado com as mãos. Com o mundo tão mecanizado, é algo que está se perdendo com o tempo. Uma delas são os trançados de cestaria e esteiras, na minha região temos uma grande riqueza natural de palmeiras, como tucum, pupunheira, buriti, babaçu, jussara, açaí, entre outras...


Mas esta sabedoria do FAZER com as mãos que passa de pai para filho, está se perdendo na modernidade de outros saberes... Até os índios aqui das aldeias próximas não dominam mais alguns saberes tradicionais, e muitos conhecimentos estão sendo enterrados com os pajés, xamãs, matriarcas e patriarcas. Conservar e preservar esses, e outros saberes é uma forma de estar contribuindo para um meio ambiente sustentável.

Quer ver um festival de ART e COLOR? Dá um clique nesta Bella Fernanda Reali.

Com licença meu amigo, poeta "(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo", a sua contribuição significativa neste post:

"Olá Bia, adorei sua postagem que muito além de valorizar sua arte que tem em abundância nos remete à conscientização de seus valores... Me fez lembrar de uma frase em Fragmentos, que ouso deixar aqui, espero que não se importe!"

(Máquina vs Homem)
"O ser humano esta tão preocupado em fazer a máquina se parecer com ele, que não percebe o quanto se assemelha a ela".

28 de julho de 2011

Aniversário! Férias - Parte II

Hoje é aniversário de Tocantinópolis - TO, 153 aninhos de fundação, e para celebrar este momento, vou através do Izaias mostrar o que há de melhor aqui: A natureza!

Será que vai dar surfe no meio do rio?


Praia da Santa, uma ilha no meio do rio fica á 200 metros da frente da nossa residência, não temos lancha chiquerosa mas este bote com motor "quebra um galhão".

Nativos celebrando a vida! (imagens autorizadas).

"Praia do Nilson", é uma praia privativa, onde o proprietário começou a explorar, abrindo a visitação para turistas.


Amiga Enedina e pseuda avó ensinando o Izaias a nadar...


Ribeirão "Santana" que deságua no rio Tocantins...


As matas ciliares que preservam o manancial das águas dos ribeirões.

Essas coberturas aqui são chamadas de "latadas", estrutura montada na beira da "Praia do Nilson", cobertura com palha do babaçu.


Olhem o "construtor" de castelo e a sombra da mãe corujona!


Vindo em Toc Toc, não deixem de passar aqui e tomar um café coadinho no saco de pano...

A família Jubiart, parabeniza esta cidade a qual elegemos para viver! Que Tocantinópolis cresça preservando e conservando suas águas, suas matas, seus cocais, seu povo hospitaleiro, suas aldeias e sua gente. Hoje me sinto uma Tocantinopolitana!

27 de julho de 2011

Férias - Parte I

Mês de julho voando, acabando... Muitas amigas virtuais retornando das férias cheias de energias para o segundo semestre do ano. Não viajamos, maridão trabalhando, e filho de férias então "fugimos" aqui, ali, nos arredores da região, o importante é que não deixamos de nos divertir por simplesmente não ter viajado, inventamos aqui alguns programas alternativos. A imagem aqui é do rio Mumbuca, registrei de cima de uma ponte.

E como esse majestoso pé da babaçu estava do meu lado, não escapou da lente (se você der um zoom verá várias pencas de coco babaçu, quando amadurecem os cocos vão caindo no chão.

Mistura de sombra e luz do sol. A medida que a estiagem das chuvas vai chegando, as pedras aparecendo e as corredeiras vão se formando.

Águas tranquilas que espelham até as nuvens do céu...

Na estrada um pé de ipê amarelo, parando para admirá-lo e

registrar a imagem mais de perto.

Parados num "restaurante" beira de estrada, com o nome sugestivo "Pé de Serra", petiscando um peixe Tambaqui frito (Olha a DC! rsrs) com uma cerveja geladíssima!

Próximo post, pequeno Izaias se "acabando" nas praias do rio Tocantins...

25 de julho de 2011

Jubiart Lançando "Moda"

Já tinham ouvido falar de colares nas paredes? Nem eu! A jubiart lançando "moda", big! Maxi! Colar na parede! Não é auto adesivo, é uma biojóia, com ar natural, meio étnico, que pode estar na sua sala, varanda, casa de praia, casa do campo ou apartamento, muito versátil e o melhor exclusivíssimo!

Mandala de peneira com tala de buriti pintada e coco babaçu fatiado. VENDIDO!

Mandala com palha de milho pintada, flor de crochê, semente de jarina no centro, corrente grossa com banho envelhecido. VENDIDO!

Detalhe da flor feita com fibra de buriti. VENDIDO!

Colar com fibra de buriti natural, tingida e casca de sucuba.

Cada peça tem em média o diâmetro de 22 a 30 cm. Valor de cada: R$ 35,00 (consultar frete).

E você, Gosta de inovar?
Uma semana iluminada e produtiva para todos!

24 de julho de 2011

Carinhos e Selos



Estou em falta com os selos que tenho recebido carinhosamente dos meus amigos virtuais


Este de uma amiga VERDE OLHAR ACREANO.






Amei Lu! Super personalizado!



Esse blog vale ouro Nutrição, Culinária e Tecidos de uma mineira super mãe e super descolada!



Carinho de Carlos amigo empreendedor, visite PAPEL E EXPRESSÃO

Este selinho tem regras, regras? Não sou boa nisto, 7 cositas sobre euzinha. Vou me apossar da síntese:
  1. Sou aerada;
  2. Teimosa;
  3. Gosto de comer uma comidinha honesta;
  4. Amo cuidar da família e amigos (chego a ser chata!;
  5. Amo, pintar; criar, inventar;
  6. Sou viciada na natureza,chego a sentir falta de olhar o verde;
  7. Gosto de ler, pescar e cozinhar.
Sete cositas, mas não necessariamente nesta ordem...



Outro carinho de Carlos!

Selo recebido do blog Rabiscos e Sentimentos - Tânia Camargo

Carinho da Luciane Moraes.

Selecionar nomes... Missão impossível! Acho mais interessante compartilhar esses carinhos/selos com meus seguidores. Se você gostou, pode levar para seu aconchego.

Um bom domingão para todos!

23 de julho de 2011

Coletiva Educação e Escola



Escrever um pouco sobre minha experiência educacional é bem mais fácil que sobre a educação no país. Você lembra do MOBRAL? Minha mãe foi professora do MOBRAL, ficou na memória as palavras associadas do cotidiano, como: TIJOLO, bem melhor do que "OLAVO VIU A UVA", a uva ficava no meu imaginário... Nos anos 70 no extremo NORTE, interior, a minha realidade estava bem distante dos meus primeiros livros didáticos. Estudei dentro de igreja, estudei com duas turmas simultaneamente (o tal do seriado), histórias para contar tenho muitas... Mas o que me marcou muito foi a educação muda, silenciosa, solitária de dentro das parcas bibliotecas que encontrava em algumas cidades pequenas, quando entrei pela primeira vez em uma grande biblioteca (a Municipal da cidade de Belém -PA), fiquei deslumbrada, virei quase frequentadora/moradora, economizava dinheiro do lanche do Colégio na época para pegar um ônibus para chegar no paraíso, no meu mundo paralelo, lembro-me que havia livros que não podiam ser emprestados, lia a prestação, um deles foi o GERMINAL de Émile Zola, entre vários que seguem e fazem parte da minha vida até hoje.

A imagem foi emprestada do Gogle, e na busca achei esta informação interessante:

"Com seu acervo exclusivamente composto de textos completos e itens digitais integrais como sons e imagens, a Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho ultrapassou a marca de um milhão de itens neste início de fevereiro de 2011, e torna-se a maior Biblioteca Digital do Brasil. Acessem!!!! Trata-se de uma ótima referência em pesquisa."

http://www.posugf.com.br/bibliotec

Uma Pandora e sua caixa!!!! e sua amiga das idéias Aleska tiveram este pensar aqui compartilhado:

"no dia 23 de Julho de 2011 (SABADO QUE VEM) eu e a Aleska convidamos vocês para falar sobre métodos de ensino, mudanças possíveis nos atuais métodos, as novas necessidades que a escolas precisa suprir para melhor atender seus alunos, o que foi bom na sua experiência escolar, o que não foi, sobre alguma experiência escolar que deu certo e você teve noticia, sobre suas lembranças escolares, sobre o que tem vivido com seus filhos de bom ou de ruim, sobre aquilo que vc acha que pode mudar e aquilo que lhe parece eterno.... Enfim, sobre EDUCAÇÃO E ESCOLA."

20 de julho de 2011

Dieta Coletiva - Descaminhando...

Com agenda apertada no blog, não sei se já perceberam... Estou presente semana sim, semana não, mas não abro mão da Dieta Coletiva "Esse blog é apenas um encontro semanal de pessoas que buscam a saúde com alimentação saudável, exercícios e muita qualidade de vida. Aqui trocamos receitinhas light, contamos o que deu certo, falamos das recaídas, frustrações, progressos e sobre o que mais vir a ajudar umas às outras". A idéia nasceu lá prá banda do Goiás com a nossa amiga Clau Finotti .O meu diário de bordo anda meio descaminhado, nunca mais me pesei, porém não ganhando o peso perdido já estou mais tranquila. A florada é a paisagem do percurso da


minha caminhada, não resisti e levei a digital para registrar.

Esse peixão? É conhecido na região como barbado (peixe de pele, aqui ele está congelado) pescado no rio Tocantins. Para variar, a receita é " A lá Bia", tipo abra a geladeira e olhe a dispensa e invente uma receita!

Gosto de colocar o peixe no marinado de um dia para o outro, o tempero base fica "namorando" a carne...


No outro dia: Forro a forma com azeite, coloco batatas bem finas sobre (é bom para o peixe não grudar na forma).

Aí vem os cheirosos: Cebola em rodelas, coentro, cebolinha verde, alho poró,

Tomates e pimentão cortados em rodelas, finalizando com alcaparras, um pouco de shoyu e azeite virgem. Coloca-se no forno...


Saindo do forno regue comedidamente com azeite extra virgem, pronto para servir, acompanhado de arroz branco e uma salada de legumes feito no vapor (máximo dez minutos). Este foi o meu almoço no dia do meu niver. Como todos sabem, adoro peixe!!!

Dica: Coloque peixe no forno já bem quente, a carne não perde tanto líquido e nem o sabor.

18 de julho de 2011

A Celebração Continua: Vamos as Sorteadas e Sortudas!

Conforme o combinadinho, sorteio totalmente "tecnológico" , num cofo de buriti, trabalho dos irmãos índios Apinayé, e o meu assistente para assuntos especiais mexendo bem para não ter marmeladaaaa! Imagem não muito boa, mas real sem photoshop rs.

Cara, rápido no gatilho!

Através do belo trabalho de Ana Paula Santiago, quero homenagear todas artesãs, arteiras, artistas plásticas. Este belo kit é presente/mimo é da primeira sorteada. Curiosos???

Um kit organizador: Saco de tecido para lingeries , mine porta biju ou biojóias,

Um organizador de bolsa tamanho médio. A Ana Paula caprichou nos detalhes e na cor, para ficar com a carinha da Jubiart (particularmente amei!).

Eiii olha Ela aí!!! A primeira sorteada Anne Lieri a mulher, menina voadora, talentosa e sensível escritora.

Agora um Kit Jubiart para segunda sorteada (pode ser você!), um conj. gargantilha/brincos, feitos com semente de murici natural e coral rosa (digo que este conj. é o encontro da terra com o mar na biojóias).

Um delicado echarpe com fatiado/pastilha do coco babaçu.

Um chaveiro totalmente natural... A sortuda ééééééé...

Fernanda Reali, bem... Sobre esta menina não preciso falar quase nada, conhecidíssima na net, big blogueira, twitteira e quer mais? Amiga de todas horas, autêntica, dura na queda e HOUSEWIFE, mas nada DESPERATE.

Os meu Tops Comentaristas não poderiam ficar fora desta celebração, e representando todos que deixam seu carinho e atenção aqui, selecionei três TOPS para representar essa big turma!
A primeira, dedicada, antenadissíma no mundo da moda a querida Kinha, AMIGA DA MODA . Espero que goste deste Catálogo com seleção dos trabalhos das artesãs do babaçu, patrocinado pelo SEBRAE.


A segunda ✿ chica , afetuosa e presente diariamente em nossa vida através de vários blogs que trazem luzes na nossa Blogesfera. Espero que goste deste livro muito útil e natural...


A terceira, a amiga verde de alma, a querida/irmã Luciane Morais, espero que goste deste romance auto biográfico, é a história de uma mulher que vivencia uma grande luta para sobrevier com dignidade "Em parte o livro pode ser lido como um testemunho cru, em parte como um drama épico e em parte como um encantamento poético." The New York Times.

Por gentileza as aqui citadas enviar seu endereço completo para envio dos mesmo. O meu e-mail para contato biaarte@hotmail.com

Grata pelo carinho e participação de todos nesta CELEBRAÇÃO!!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo