14 de setembro de 2011

Como é a Sua Relação Com Os Livros?


Segunda-feira passeando e visitando os amigos na blogosfera encontro para variar um texto apaixonante da Luma Rosa, sobre "Não devemos julgar as pessoas pela aparência, em outro caso, não devemos julgar pelo livro pela capa, fato. Mas será que julgamos as pessoas pelos livros que elas leem?". Além do excelente texto, indicações de amigos e textos que valem a pena também visitar e ler!

Atualmente imersa na literatura da cozinha francesa... (que chique Dona Buscapé! Rsrs).

Depois de ler o texto da querida Luma, peguei a minha digital e sai pelo cafofo, clicando os livros, se eles falam sobre as pessoas, você perceberá que somos bem ecléticos...

Temos estantes espalhadas pela casa, feito sob encomenda para o marceneiro local.


Aqui são muito manuseado e consultados, nunca ficam bonitinhos, arrumadinhos, como vemos em editoriais de decoração.


Tirei este da estante para mostrar, ele tem história dupla, amarelado remendado, meu esposo trouxe de Angola, uma relíquia da época da ditadura Salazarista, em que este tipo de leitura era proibida na antiga colônia portuguesa. Este ele consegui esconder, sendo que na época muitos livros foram queimados pela guerrilha. Lamentável!!!

....Dos vários livros sobre a guerrilha do Araguaia, (ocorreu aqui na região) temos também uma revista, outra relíquia de 1978, essa é outra história que contarei em outro post...


Livros de arte na sala,

Livros na oficina,


Revista queridinhas e livro no nicho da cama,


A aprendiz de gourmet, na cozinha,


Nem o banheiro escapa! E não ria do título do livro atual rsrsrsr, ele quebra um galhão...

Como quase todos sabem tenho um filhote de seis anos, acredite! Ele leva os seus livrinhos para o banheiro (xiiiiiiii! esqueci de registrar os deles em seu quarto). O esposo é um leitor voraz e com mais tempo que euzinha, em média ler três livros por mês.

Como na minha pacata Tocantinópolis não existe livraria e nem revistaria, assinamos uma revista semanal que aqui só chega na quarta-feira (olha reclamação editora Abril!) e mais quatro mensais.

E você? Como é sua relação com os livros?


37 comentários:

  1. Aqui em casa tb tem livro espalhado em quase tds os comodos...ainda não tem no banheiro( só revistas! hahah), mas a " Sebastiana Quebra Galho" como vc diz quebra um galhão!!!
    Ah! fui na livraria e vi o Aprendiz de Cozinheiro,ainda não comprei pois estou com dois na mesinha de cabeceira para ler!
    Viva os livros!

    Bjos e parabéns por este post!

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito do texto da Luma e já fui uma ratazana de biblioteca. Digo isso pq sempre li vorazmente, mas agora, sozinha para carregar uma casa grande pelas costas, como limpar lavar, passar cozinhar manter dois blogues, três gatos,, duas cachorras, uma neta que eu crio cuidar das plantinas, fazer algum artesanato, participar da comunidade, dirigindo um grupo, frequentando o Clube das Avencas(professoras aposentadas)... ufa! Não sobra muito tempo, mas mesmo assim tenho lido a série de Pe. Fábio de Melo, excelente. Seu post está lindo. Amei! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!!!!
    Quase uma alma gêmea - antes de morar com meu Qm, minha casa era meio invadida por livros, mas o oposto do seu - o meu não é adepto à leitura e não entende o "meu apego a livros" - já que eles estão fáceis de "puxar pela rede" - vai fazer uma pessoa entender o encanto de ler a edição, o ano, o cheiro e a textura do papel...

    O meu livro mais velho é de 1889 - Francês - risos - um verdadeiro colírio para os olhos e um bálsamo, folhas macias, amareladas, mas não "esfarelam" - não sei qual é o material, mas é demais folhear e tentar entender as palavras....

    Viajei... desculpa...

    Vim retribuir a visita e dizer que agradeço o LINK....

    Obrigada

    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir
  4. Eu sou leitora compulsiva de literatura e sou obrigada a ler muito pela minha profissão, aqui em casa só tem minha estante de netal velhinha velhinha que já ganhei usada, mas os livros se espalham pela casa, tem livro por todo canto, mainha diz que eu sou uma bagunceira rsrsrsr Adoro ler é vicio, é amor, é necessidade!!!

    Cheros Bia, delicia de post!

    ResponderExcluir
  5. Adorei ver tua relação e fotos deles.Aqui,temos também até no banheiro.,rsrs beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Como dizem aqui em casa não pode dar uma folhinha que a mãe tá lendo(rsrsrs)amo ler, nenhum meio tem a força de nos emocionar, transportar para outras cidades,lugares,passado,presente e até futuro como a leitura...Sou livróloga assumida!Sua coleção é de respeito!Bjo e ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Olá Bia

    Houve época em que, tl como seu marido, era leitora voraz e lia tudo que me caísse as mãos. Hoje com o advento da internet e do blog, infelizmente reduzi bastante e leio mais por indicação..

    Bjoooooooooo.................
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia!
    Ando lendo bem menos do que gostaria...Mas tambem sou leitora compulsiva ( de rotulos a livros) e com essa historia de internet, blog, fiquei um pouco perdida. Tentei ler pelo computador, mas nao da, eu preciso do contato com o papel, sentir o cheiro, folhear, uma relaçao fisica mesmo.
    Mas aqui em casa eu sou unica leitora,marido e filho nao curtem, uma pena. E olha que eu tentei, afinal, tem livro pra todo lado..
    bjs e um dia lindo!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,Bia!!

    Tinha razão...ADOREI SEI POST!!!Estou me sentindo em casa!!!rsrsr
    Tenho livros por toda a parte(Bah!só falta no banheiro...rsrsr)
    Meus filhos também tem os seus por todo lado(não que eu não organize...mas sabe como é, com filhos pequenos?!rsrsr)
    Amo os livos, e tenho de todos os tipos, de culinária, de literatura, psicologia, infantil, infanto-juvenil,etc...rsrsr
    E agora tenho ebooks também,!rsrsr Mas jamis vão substituir os de papel, nada como o cheiro do livro,ah!!Adoro o cheiro!!!
    Lembro de como era difícil comprar livros...minha mãe achava que era dinheiro jogado fora!!Mas graças à Deus meu marido adora me dar livros de presente!!Tenho os tenho...MUITOS!!!rsrs
    **Obrigada por partilhar!!!Lindos seus livros!!E com história própria!!Adorei ver o "sobrevivente" da guerrilha!!!
    Amo histórias!!!!OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  10. Olha...fiquei tão emocionada que saiu uns errinhos...rsrsr

    é Adorei seu post!!rsrsr
    E "Os tenho muitos!!"
    Desculpa?!rsr

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia, quando era solteira e morava sozinha tinha livros bem distribuidos em uma estante. Mas agora que casei e tenho dois filhos os livros estão guardados dentro do guarda-roupa e quase nunca são lidos...
    falta de tempo!!??? talves, mas continuo tendo muito amor por eles.
    Tem um site, o skoob ( o link ta na lateral do Blog da Gullo) onde tenho todos os livros que já li...
    Beijinhos querida e inté.

    Marcia GUllo
    http://blogdagullo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia,
    Eu li o post da Luma. Eu adoro livros e tenho muitos e tb estão em muitos cantos do meu cafofo. Leio tudo, gosto de tudo!
    Vc conhece a música "Livros", do Caetano Veloso? "Os livros são objetos transcendentes".
    Acho que eu iria gostar muito da sua casa!
    Beijos 1000 e uma 4ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Bia,

    Bom dia!

    Literatura bem diversa mesmo e isso é gostoso. Se for fotografar meus livros, certeza absoluta que predominará romances...amo! Mas leio, de vez em quando, auto ajuda, ficção e etc.

    Sempre fico de olho neste livro Sebastiana Quebra Galho..rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá querida Bia,
    Aqui estou eu para deixar algumas palavras, mas vou passando por aqui...kkkk
    A minha relação com os livros sempre foi de paixão...ainda nem sabia ler e queria livros só pelo prazer de os desfolhar, nesse caso livros com figurinhas...depois foi sempre a comprar, preferia gastar o dinheiro em livros de que qualquer outra coisa...roupa...doçarias...gelados...
    Querida amiga o livro é uma viagem para adquirir conhecimentos...para viajar por dentro e por fora de nós! E que mais posso dizer, para limitar as palavras, quando há tanto para dizer! Como dizes, os meus livros também estão por toda a minha casa! kkkk
    Muitos beijinhos minha querida,
    Manu

    ResponderExcluir
  15. Oi Bia,

    Eu sou daqueles que lê de bula de remedio a enciclopédia....rs
    Tenho duas filhas, hoje ja adultas, mas com elas atualizei minha literatura infantil e adolescente/juvenil. ( bem diferentes das minhas à epoca) Como temos gostos variados, leio ate livro Harry Potter e de vampiros.
    Só não lemos livros de auto ajuda, com certeza não por preconceito, mas por falta de interesse mesmo.

    bjo

    ResponderExcluir
  16. OI Bia!
    Aqui livros também migram de um lado para outro. Meu marido os devora, tem pilha de livros ao seu lado. Eu já leio um pouco menos que ele, mas tenho sempre um de lado. Que maravilha viajar com e nos livros.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Desde criança, adoro ler.
    Viajar nas histórias...
    É muito bom!
    Abraços pra você.

    Silmara
    www.casaefogao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Não gosto de ler só livros, e sim ler mesmo.
    Quando me mudei pro sítio, (há 12 anos atrás) lá não tinha comércio, também eu estava desempregada, pra ficar comprando livros.
    Então, eu dizia pra minha mãe, quando ela vinha pra minha cidade, pegar jornais velhos, com minhas irmãs.
    Então lia jornais velhos, mas não deixava de ler.

    ResponderExcluir
  19. Q delicia ver tantos livros!Eu tb sou apaixonada pela leitura... mas aprendi a ler e deixar os livros soltos, então nem todos voltam, mais sei q fazem mtas pessoas felizes.. Na escola tb, minhas turminhas acabam amando algumas coisas de tanto q insisto... os meus alunos agora estao oouvindo "A fantastica fábrica de chocolate". Eu sempre delirei com este livro, mas dia desse, qdo descrevia uma sala q misturava chocolates, olhei metade da sala de olhos fechados e outros tantos lambendo os labios...quer coisa mais gostosa???hehe bjkas!

    ResponderExcluir
  20. Bia,como sempre um grande texto e fotos maravilhosas desses livros de Eça de Queiroz!Adorei sua relação com os livros e aqui eu tb carrego livros para onde vou!...rss...Falando em livros o meu que te mandei já chegou?Bjs,

    ResponderExcluir
  21. Oi Bia,
    Eu sempre fui apaixonada por livros, mas ultimamente ando um pouco em falta com a leitura. Acho que estou trabalhando demais e o livro vai ficando pra trás ou então jogado na cama, depois de adormecer tentando lê-lo.
    Mas adoro ler.

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  22. Anne, o livro ainda não chegou, e com está greve nacional dos correios, vai demorar mais um pouco... Estou também aqui com várias encomendas para serem enviadas p/ clientes/amigas...

    Grata pela visita e uma excelente noite p/ todos!

    Beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  23. Bia, só agora pude chegar no seu blogue e ainda assim, fiz o comentário e ao publicar, ele escafedeu-se! Estou com a conexão péssima, toda hora caindo :( Mas não podia deixar de vir! Fiquei muito satisfeita quando soube que o post no "Luz" te inspirou <3
    Olhando para os seus livros poderia dizer muita coisa, mas o diferencial foram os livros históricos, isto denota que vocês são pessoas que se apegam às tradições e criam vínculos com lugares e pessoas. Me diga se errei ou acertei ;)
    Ah, você tem uma relíquia em casa. Preserve-o! Fiz um trabalho de engenharia na Biblioteca Nacional e pude ver de perto a maneira que cuidam dos exemplares, um a um, com muito zelo. Acho que este livro precisava ficar no "conglador" :D Brincadeira...
    Meu pequeno também gosta de levar livros para o banheiro e isso desde quando estava aprendendo a usar o troninho. Mas a influência veio do meu marido que como o seu é um leitor voraz.
    Porque tenho viajado muito à trabalho, tenho optado pelos ebooks pela praticidade em carregar, com isso a demanda de espaço em casa está mais "dinamizada" - porque também tenho o costume de doar livros, à contragosto do Júlio, que se apega demais aos exemplares.
    Você já leu ou assistiu "Julie & Julia"? Não sei porque tenho a impressão de que vai gostar.
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  24. Oi Bia, não conheço o blog da Luma, com certeza, irei conhecê-lo, adorei os livros da tua casa, por todos os lugares, com certeza me sentiria muito a vontade aí, adorei muito, aqui em casa falta estantes, estou providenciando,parabéns! beijos.

    ResponderExcluir
  25. Sou rata de biblioteca e sebos !!!
    Adoro !!
    E aqui em Sampa tem a Biblioteca de São Paulo, que fica no parque da juventude, antigo Carandiru... e aquilo é o paraiso, rsrsrs passo horas ali se puder, e agora como ando doida por tecidos economizo nos livros indo lá, rsrs

    Bjus 1000

    ResponderExcluir
  26. Oi Luma!

    Tens bola de cristal? Já o assisti duas vezes, acho que vou para terceira, e vou acabar comprando o livro dela... Por acaso fiz um post simples sobre o filme, não estava no marcador, porque crie ele esta semana, já linkei lá, que quiseres dar uma espiadinha... Sobre o resto te passo um e-mail com mais tempo...

    Ternuras para todos!

    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  27. Bia aqui só não tem livro no banheiro, por falta de espaço, mas cada um leva o seu quando vai até lá...rsrs
    Tenho livros na cozinha, na sala, e nos quartos. Lemos de tudo...marido só revistas, mas eu e filha lemos o que cair na mão. Tudo o que compro para ela eu leio também. Nas ultimas mudanças precisei reduzir bastante meu acervo que agora consta de apenas 200 volumes... (precisei contar para o seguro da mudança...rsrs) Não faço nem iéia de quantos eram antes...rsrs
    E se tivesse condições sairia sempre com um livro embraixo do braço...rsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Bia, minha relação é obssessiva, rs Adoro ler, não me vejo sem estar lendo e leio em média 12 ou mais livros por mês. Tenho livro espalhado na casa inteira e de vez em quando tenho que me desapegar de alguns, para entrar outros, então faço doações!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  29. Ei Bia!
    Ainda não fui lá ler o texto da Luma, mas irei lá para uma leitura.
    Sua casa parece com a dos meus pais: livro apra tudo quanto é lado, mesa de cabeceira, estantes, cestos, gavetas, etc etc etc e de vários assuntos. Herdei isso: sou eclética, embora ainda não tenha conseguido digerir os de auto-ajuda, esses eu ainda não consigo, mas respeito, pelo amor de Deus :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Adoro livros, mas leio ameu tempo. As vezes todos os dias, em outros momentos passo uma semana sem ler.
    Voc~e conhece o site: www.olivreiro.com.br ?
    Muito bacana, você cria seu perfil, coloca os livros que leu na estante, compartilha, vai adorar!!! Bjks

    ResponderExcluir
  31. Oi Bia,esse post mexeu comigo...
    Eu adoro ler e tenho gosto bem variado,mas
    minha paixão é literatura. Tenho meus xodós,
    Dom Casmurro,A Bolsa Amarela e vou terminando
    pq a lista é grande.
    Aqui na minha casa tenho livro em tudo q é
    canto,rs!
    Boa noite.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  32. Eita, mas que delícia de casa biblioteca, frô! ;oD
    Também adoro livros e estar sempre cercada por eles. Tenho na mesa do PC, no criado à cabeceira da cama, no WC junto com as revistas, na cozinha e na estante que fica na sala, um bocado no muquifatelier. Leio de tudo, mas adoro os clássicos, romances, poesias, biografias, arte, gastronomia e agora aprendendo o real valor dos livros de auto-ajuda! rs

    Big xêro
    Paty

    ResponderExcluir
  33. Como vc leu no meu último post, minha relação com livros já foi bem melhor, tenho que equilibrar mais meu tempo na net pra ter mais tempo pros livros. Tento ao máximo inserir nas crianças o prazer da leitura, compro livros p/ eles desde bebê. Mas acabo não tendo mtos livros aqui em casa, pois sempre que posso faço um limpa e doo meus livros p/ o centro cultural ou para amigos e ainda peço que eles passem o livro adiante.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  34. Bia, vc é fã dos livros, sabia! por isso vc escreve bem. demais! tb adoro os livros.

    vc tem perfil no skoob?
    bjs e bom dia

    ResponderExcluir
  35. Não sei o que aconteceu comigo pra confundir Bia Jubiart com Bibia Bueno, achava que eram a mesma pessoa. Sempre via comentários teus em outros blogs e passava batida.
    Hoje resolvi botar reparo e eis que me deparo com o post sobre os livros. Amei!
    Aqui por casa, nós também lemos(todos). Temos bastante livros também, e um dia desses, minha filha mais nova estava me cobrando nesse sentido. A pobre da vilã internet está nos desvirtuando(rs). O assunto foi motivo de pauta na reunião da família. Mas fiquei feliz, que a pequena fizesse tal observação.
    Quando somos loucos por livros e nos deparamos com essas imagens(dos teus livros), dá até uma agonia né? uma comichão. vontade de manusear, folhear afe!
    bjs Bia!!! Belo post!

    ResponderExcluir
  36. Bia, aqui em asa já foi assim, e livros meus e de minha mãe que sempre leu mais que eu. Aí comecei a desapegar e comecei a dar. Hoje só guardo os especiais para mim. Acabo de ler, sei que não vou reler, já passo prá frente.

    beijos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  37. Bia amei o seu post.
    Quase tudo igual. Só muda de endereço.
    Ultimamente tenho lido pouco. Já faz um mês que dois livros estão
    na minha cabeceira piscando para mim.
    Bom final de semana
    bjs

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo