29 de agosto de 2011

Dieta Coletiva - Onde Está O Açúcar???


Há duas semanas passei mal, pelo sintomas achava que fosse labirintite, quando viajei para Belém fiz uns exames básicos, para minha surpresa estava "beirando" a hipoglicemia. A diabete levou meu pai... Não sou muito fã de doces, com o histórico na família de diabete, não consumo açúcar, leia-se: É por não gostar, não é por dieta, as vezes uso o mascavo. O corpo deu sinal de alerta, passei a comer uma porção de algo doce por dia e mais frutas.

Pesquisando sobre o assunto encontrei este artigo no site boasaude.uol.com.br:

Definição

Hipoglicemia é o termo usado quando alguém apresenta baixa taxa açúcar no sangue. Outros termos são "reações à insulina" ou "quedas".

Como isso ocorre?

Pessoas com diabetes podem ter hipoglicemia se utilizarem insulina demais ou outros medicamentos hipoglicemiantes. Se tiver muita medicação no sangue, os níveis de açúcar ficarão muito baixos. Outras causas de açúcar anormalmente baixo no sangue são:

- exercício mais que o usual;
- ausência de refeições ou não comer nos horários certos das refeições;
- diarréia;
- vômitos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de níveis baixos de açúcar no sangue variam de leves a severos. Verifique os sintomas seguintes, resultantes de açúcar baixo no sangue:

- sintomas leves:
- tonteira
- irritabilidade
- fome, mas sem sede
- fraqueza
- sudorese
- palpitações no coração
- sintomas moderados:
- confusão
- dor de cabeça
- falta de coordenação
- sintomas graves
- inconsciência
- convulsão

É importante sempre verificar a taxa de açúcar no seu sangue, pois assim será capaz de tratar a hipoglicemia antes que cause sintomas graves.

Alguns medicamentos para reduzir a pressão, chamados beta-bloqueadores, podem esconder os sintomas de hipoglicemia. Fale com seu médico sobre seus remédios para pressão.

Você deve saber diferenciar os sintomas de açúcar baixo no sangue (hipoglicemia) e açúcar alto (hiperglicemia). Sintomas de açúcar alto no sangue são: estrema sede mas sem fome, olhos fundos, pele seca, dor abdominal, muita urina, algumas vezes visão borrada e sem dor de cabeça.

Como ela é tratada?

Sempre carregue com você alguma forma de açúcar e coma ou beba assim que você sentir os sintomas de hipoglicemia. (Se possível, confira o açúcar no sangue primeiro para ajudar seu médico a formular um melhor tratamento para seus níveis de açúcar).


Aproveitando as frutas da estação aqui da região, como o cajuzinho do cerrado, para fazer uma compota, não vai a receita, mas vai a dica: Para calda ficar saborosa e aromática, coloquei cardomomo e anis.


Este belo cupuaçu colhi do meu quintal, já é a segunda safra!


Com o saboroso, fiz um pavê de cupuaçu, não tem receita, vai mais dicas: em vez de molhar o biscoito champanhe no leite, fiz um chá forte de hortelã e molhei o biscoito, por cima joguei casca de laranja desidratada. A mistura do ácido com o frescor do hortelã, ficou hummmm caramba! Faltou explicação rs.

Essas doces também fizeram parte da sobremesa do almoço de sábado entre amigas especiais, para comemorar antecipadamente o aniversário da grande amiga Ezilene, que hoje celebra mais um ano de vida! Para você Ezilene muitas realizações e luz em seu caminho!

21 comentários:

  1. Ficou hummmm caramba! rsrsrsrs...pois é, nada como cuidar da saúde. Saudades dessas frutas maravilhosas que existem aí no Brasil. Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    Bia, fica maltratando a gente com essas comidas....
    Adoro caju, adoro doces e me controlo fazendo exames pra medir a taxa de açucar no sangue. Eu não saberia viver sem doces, então é bom prevenir...
    Como assim não gosta de doces??? Menina....

    Beijos e boa segunda!

    ResponderExcluir
  3. hmmmmmmmmmmmmmmmmmesse pavê de cupuaçu é de comer ajoelhada..Adooooooooro...Linda semana,beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia, bom dia !!!
    Eu também tenho hipoglicemia,e o pior é emocional pode ?!
    Desenvolvi essa porqueira quando meu filho partiu, no começo também achava que fosse a labirintite, por causa da tontura e do enjoo, mas hoje já sei quando é uma e quando é outra.
    É preciso tomar cuidado o médico me disse que a hipoglicemia pode virar diabetes, embora uma seja o oposto da outra, ele me explicou que também não posso comer açúcar, como na diabetes, porque meu pancreas produz muita insulina e quanto mais açúcar eu ingerir mais ele vai produzir e por isso passo mal.
    Então não se esqueça a hipoglicemia é falta de açúçar, mas não podemos comer açúcar que ela piora, na crise o ideal é um copo de suco de laranja...tenha sempre com você uma fruta e não fique muito tempo sem se alimentar.
    Beijos no coração
    Marcia - bruart

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia,

    Bom dia e uma Boa segunda!

    Já tive início de hipoglicemia, e realmente não é nada agradável. Por isso, sempre falo que tudo deve ser dosado e equilibrado, mesmo quando deixamos de consumir por realmente não gostar. Mas dá para reverter de forma saudável, assim como está fazendo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não conheço essa tal de cupuaçu, mas parece ser delicioso
    bjos e uma boa semana

    ResponderExcluir
  7. Bia,tem que se cuidar,menina!Com essa coisa de taxa de glicemia não se brinca mesmo!Excelente post pelas informações e mais ainda por esse pavê que deve ser uma coisa de bom!...rss....bjs,

    ResponderExcluir
  8. Não Bia, eu vou ter q ir aí mesmo... Adoro cupu... ô e esse pavê, hum!!! ñ quero só vê!rrsrs
    gostosura é comigo mesma!!!
    rsrs
    bjocas!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu morro de medo de diabetes porque sou uma formiguinha mas tenho me cuidado pra não correr nenhum risco.
    Esse pavê de cupuaçu me deixou com água na boca!
    Beijocas...

    ResponderExcluir
  10. Olá Amiga,como vai voce?
    Eu faço uso de mel de abelhas sempre,faz bem e gostoso...rs
    Obrigado pela visita...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Bia, assim...
    Li tudo sobre hipo e hiper tals e coisa, coisa e tals...
    E vou descendo o post me deparo com a visão do paraíso !!
    Cupuaçu no quintal !!!
    Cajuzinhos... e de quebra uma receita de pavê que só pela descrição me fez salivar... olha vc está virando uma menina má, rsrsr


    quanto ao marelo indiano (!) não é o máximo ir na casinha ??
    Só quem pena, sabe o quanto é bom, rssrs (aff, perdi a razão depois desse post supremo, rsrsrs)

    Bjus 1000 linda !!!

    ResponderExcluir
  12. Que que é isso?? To babando no monitor!!
    Eu sou fanatica por doces, preciso me controlar.O ideal é o equilibrio, nao é mesmo?

    E muito obrigada pelas palavras! Erramos muito mesmo, mas o importante é reconhecer e melhorar, sempre!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi amada, sobre a sua respostano Dieta Coletiva, o que disse realmente é verdade,porém são poucas pessoas que apresentam um nível de saúde com peso acima do normal. De forma geral, comoa obesidade vem aumentando assustadoramente, o que acaba acontecendo é o alerta geral, mas tenho pacientes que estão acima do peso e saudáveis, mas a longo prazo o cuidado é necessário, pois os problemas articulares são um foco, o exercício físico necessário a todos, até os magrinhos. Porém, o peso ideal, é o que se sente bem e com saúde. Bjks

    ResponderExcluir
  14. Amiga! Pensa numa pessoa que gosta de pavê...euzinha sou fã....domingo (28/08) fiz um pavê de maracujá...ficou tão bom...que acabou rapidinho.
    Gostei da dica amiga!
    Saúde, Sucesso, Muitas Alegrias pra vc, querida amiga*
    Boa semana*
    Abraços
    Lu

    ResponderExcluir
  15. Menina, hoje duas coisas me tiraram do sério, seu comentário que amei e sua postagem, eu quero essas frutas lindas, fiquei com água na boca só de olhar eh eh eh eh Quanto á sua pergunta, claro que vendo minhas tshirts, mas regra geral acabo uma e alguém grita "eu quero", não sou muito boa a responder a encomendas quando há ideias preconcebidas, fica dificil satisfazer os desejos dos outros......não sei se me estou fazendo entender, logo como esta não é a minha profissão só faço mesmo o que quero eh eh eh eh sorte a minha não é???? Mas me diz qual o número que voce veste e assim que eu faça uma que voce diga eu quero eu envio para voce com o maior prazer, mas sou eu que ofereço, faço questão mesmo. Beijão

    ResponderExcluir
  16. Ui, Ui!! Eu sei que o caju ajuda a baixar a glicose, sssim como carambola. Quem tem tendência a hipoglicemia deve controlar o consumo. Quem tem diabetes ou que queira prevenir, bom tomar o chá de pata de vaca.
    Tenho um amigo diabético e várias vezes ele entrou em coma diabético por falta de açúcar no sangue. Uma vez estávamos viajando e ele demorou a acordar, resolvemos acordar e ele não respondia. Tivemos que pegar açúcar e forçar a abertura da boca, que estava travada - numa das vezes ele mordeu o meu dedo - tivemos que esfregar açúcar na mucosa e com a ajuda da saliva foi penetrando na circulação. Lógico que isso tudo foi com o auxílio me médico no telefone, porque estávamos fora da cidade, sem glucagon para injetar. Aprendi que a coca-cola é melhor que suco de laranja para restabelecer o equilíbrio da glicemia e no dia que um diabético tem hipoglicemia, passa o dia liberado para comer açúcar.
    Indico a leitura do livro "Diabetes sem medo", do Leão Zagury - este o melhor médico endocrinologista do Brasil ;)
    Criança, cuide-se!!
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  17. Bia...
    A diabete é mesmo uma doença traiçoeira. E nós que temos tendência, somos mais traiçoeiras ainda se não nos cuidamos...
    Meu pai faleceu devido as complicações dessa doença, que levaram a quadros lamentáveis.
    Se cuida, menina, se cuida...
    Adorei as receitas-não receitas rs

    Beijosss

    ResponderExcluir
  18. Olá Bia

    Que delícia estas frutas. Adorei ver.

    Bjoooooooooo.................
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Amiga que coisa linda e bela o seu cupuaçu nunca cheguei perto de um , nem imagino o gosto, e se cuida! bjs

    ResponderExcluir
  20. Bia, eu tenho isso, toda vez que preciso fazer algo que tenho medo (como tomar injeção)...rsrs É horrivel, o pior é que demorei um tempão para descobrir como resolver o "meu" problema...rsrs Fui em médicos fiz exames e nada...até que chegmamos a solução.

    Falando das frutas:
    Menina isso é tortura, amo caju e cupuaçu, mas aqui só sei comer se encontro as coisas prontas, não sei preparar nem um e nem outro. Mas fiquei com desejo...rsrs - Coisa de gulosa.rsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Bia
    cajuzinho do cerrado
    cupuaçu

    Que inveja. Não tem aqui na minha cidade
    bjs

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo