4 de maio de 2011

Dieta Coletiva - Viaje nos Aromas e Sabores...



Geralmente consumimos muito peixe, na semana Santa passada exageramos na mistura: Peixe do mar, peixe da água doce. Moramos na parte central do país, o mar fica distante, e o peixe de água salgada, chega aqui literalmente salgado$$$$$$$$$$$.
O salmão foi um dos peixes consumidos, foi colocado num marinado de ervas aromáticas, uma colher de chá de tahine, e grelhado, acompanhado de arroz com pimentão vermelho e manga fatiada (da região), o toque final ficou por conta do azeite extra virgem. É um prato que se faz com qualquer filé de peixe e leva menos de 20 minutos para preparar.


Essas duas últimas fotos são do Mercadão Municipal de Sampa - SP, na área das especiarias. Acredito que uma das dificuldades da dieta é o próprio cardápio (variação e sabor), neste caso as especiarias são uma grande aliada, elas dão um toque especial com seus aromas e sabores em qualquer prato e a maioria não são calóricas.

A profusão de especiarias encontradas em qualquer mercado do Oriente ou feira da África do Norte é impressionante! Estamos acostumados a comprar especiarias em vidrinhos ou pacotinhos, mas naquelas localidades elas são colocadas em sacos e expostas em pequenas lojas especializadas, são vendidas inteiras, as especiarias moídas na hora são muito mais aromáticas do que os pós que ficam guardados; depois de moídas elas perdem rapidamente seus óleos voláteis e os aromas peculiares.

Vamos ver algumas aqui:

Sementes de ANIS têm um sabor surpreendentemente "explosivo" quando mascadas inteiras para facilitar a digestão,é muito apreciado pelas crianças em bolos, pães, e até em xarope para tosse. Os adultos preferem licores à base de anis, que são considerados bebidas regionais na maioria dos países Mediterrâneo.

As sementes escuras e viscosas do CARDOMOMO conservam melhor o seu aroma agradável, embora um pouco picante, o triturado com a casca não é muito apreciado. Os suecos utilizam em assados, os árabes despejam café sobre ele (e fica uma delícia!), os indianos misturam em compotas, e pratos ao curry; o cardomomo é uma especiaria de um emprego muito diversificado.

GERGELIM provavelmente de origem africana, é considerado atualmente mais um alimento que especiaria. Na Europa e nas Américas seu uso é mais popularizado na decoração de pães e bolos, mas o gergelim também é um ótimo ingrediente para molhos, patés etc. (Peixe e saladas).
O Tahine, emulsão obtida de sementes de gergelim moídas bem fino, indispensável nos recheios e pastas no Oriente Médio.

CAPIM LIMÃO ou sereh é um capim comum no do sudeste da Ásia com forte aroma e sabor de limão. É amplamente cultivado devido o seu óleo. O capim limão é usado fresco, seco, inteiro ou em pó, entrando no preparo de peixes, sopas, molhos e atualmente pela indústria de cosméticos.

São inúmeras as misturam de especiarias e variam de acordo com a região e o prato a ser preparado. A Índia é sem dúvida alguma, o pais que possui o maior número de masalas (mistura de temperos e condimentos).

Alguns dados foram transcrito do livro "Especiarias - Sementes e Casca de Árvores" - Jill Norman.


21 comentários:

  1. Essa é uma linda viagem...Adoro.E adoro ver tudo isso nos mercados também...beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!
    Otimas dicas...agora de repouso PRECISO fazer dieta, senão...

    Bjs e bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Querida Bia...
    Troco esse pratinho aí pela minha sopinha do almoço...rsss
    É que está com um ar fantástico!
    Amo especiarias Bia, mas não são muito comuns na cozinha da maioria dos Portugueses. Aqui o cardamomo é quase desconhecido.
    Eu uso em quase tudo...Já experimentou colocar um no cafézinho quando o passa...?

    Mil beijinhossssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Bia, que post do bem. Eu amo ervas, temperos, cozinha de casa com um canto especial para tê-los... O Mercado Municipal de São Paulo é um luxo, sempre dou uma passada por lá, quando estou na região da Rua 25 de Março...

    Gostei das dicas e informações.

    Beijos e abraços
    com carinho

    Alexandre Heberte

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia,

    Que delícia de prato, heim? Salmão é divino! Só dispenso a manga, não gosto de frutas na comida. ;oD

    Especiarias são pontos chaves nas refeições, a tornam mais saborosas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bia

    essa primeira foto quase me mata de tanto salivar, sou completamente apaixonada por peixe! Adorei o post, sou super fã de especiarias em geral, até uma péssima cozinheira como eu se transforma em chefe cuca! rs
    Beijoca

    ResponderExcluir
  7. Me acostumei, Bia a comer peixe de mar. Mas qdo morei em Cuiabá só comi peixe de rio e não me acostumei. Sem falar que comprávamos peixes imensos de grande e nem cabiam na minhas travessas.
    Adoro temperos secos.

    ResponderExcluir
  8. Eu amooo peixe, de todas as formas, e se ele vier apresentado num prato lindo como esse, melhor ainda!

    beijocas.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bia!

    Vim te convidar para o sorteio relâmpago Dia das Mães no BlogArte em parceria com a loja Villa Pano. Só vai até dia 06/05!
    Passa lá pra participar!!!

    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir
  10. Oi minha querida amiga, eu adoro salmão, adoro mercados, chego numa cidade maior, vou direto aos mercados, acho que tem tanta história, gosto de ver o povo, as especiarias... sou fascinada, adorei a explicação das sementes, que delicia viajar por esses aromas e sabores, cheguei sentir o gosto de aniz na boca, nunca comi nem vi essa semente. bjinho amada, uma boa noite para vc e familia.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do post. minha amiga!
    Essa primeira foto, me deu água na boca. Eu gosto muito de peixe. Até prefiro peixe, do que a carne.
    Gergelim, me lembra paçoca. Mas, faz tanto tempo que não provo, o sabor.

    Uma boa noite!
    Abraços,
    Lu

    ResponderExcluir
  12. Oi Linda...adorei sua proposta..vamos voltar a conversar sobre isso...pensei até em nós duas juntarmos as nossas características...você as sementes e eu o metal e criarmos juntas uma peça...que vc acha????
    Bjossssss

    ResponderExcluir
  13. Bom demais temperos diferentes Bia.
    Mas, se eu temperar como gosto acabo comendo em dobro, até campim. rsrs
    Por isso não estou nem cozinhando.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  14. oi Bia - adoro salmão - acho que é um dos meus preferidos -
    interessante ler sobre ervas e seus beneficios -
    estes dias estava lendo - acho que foi na revista super interessante - sobre as ervas , semente, e tinha sobre a noz moscada que a gente só coloca uma pitadinha e se comida a semente inteira é um alucinogeno- curiosidades
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  15. Oi Bia.
    Adorei o recadinho.
    São coisas interessantes.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  16. Bia, que fome! que tá com uma cara boa esse pratinho hein... eita nóis.

    eu gostava mto de passear no mercadão, ficar vendo as especiarias todas. e tentar descobrir no que podiam ser usadas, rs. me divertia!

    pra colocar marca d'água nas fotos, usa o picasa. é facinho e automático.

    aqui tem um roteiro, se não me entender, me avisa.
    http://picasa.google.com/support/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=106193

    eu uso muito o picasa pra subir as fotos pro blog, facilita muito. além de colocar a marca d'água na hora, ele tb redimensiona as fotos (coloco no tamanho menor de 640 pixels, pra página não ficar pesadona e pra não estourar o limite de armazenamento do picasa.

    fora q tb é muito bom pra gente retocar de forma simples as fotos.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Comida feita com carinho é outra coisa, eu gosto muito de peixe.Bia, o preço das almofadas desta ultima postagem saem por 50,00 qualquer uma, o frete tem o simulador no alto, fico muito feliz se voce levar para este estado o meu trabalho, te aquardo bjo e fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  18. Olá Bia!

    Que bom que me encontrou :))))
    Aqui diz-se "Quem se quer bem, sempre se encontra"´... então connosco funcionou!

    Já guardei o seu link para chegar cá mais facilmente.

    Adorei esse salmão grelhado ! Como muitas vezes mas com batata cozida.
    Estranhamente não consigo ligar arroz com peixe grelhado, mas como arroz de salmão muitas vezes...
    Adorei vê-la lá por casa.
    Volte sempre, eu farei o mesmo.

    Beijão

    ResponderExcluir
  19. Bia, saudades também, ando numa correria danada rsrsrsrs, mas este Salmão me deixou com água na boca, amoooooooooooooo, e esta aula de especiarias rsrsrsrs, bjs, Va.

    ResponderExcluir
  20. Caramba, você é incrível em sua diversidade de sugestões!!! Especiarias exóticas na dieta!!! Ameia idéia! Já perdi 4 kgs, mas essa semana estão ocorrendo grandes mudanças no trabalho e eu de tão ansiosa meio que quebrei a corrente de malhação e fome, ops dieta! Ontem me acabei num prato de farfalle e hoje comi um bombom!!! Mas Papai do Céu não vai permitir que eu perca o meu emprego! Tudo vai dar certo! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  21. Oi Bia...
    ah, eu acho uma judiação, mas não fui acostumada aos peixes.
    nem sei fazer. uma pena.

    aqui em casa tenho o anis, mas não sabia destes beneficios,
    bom saber Bia...
    beijos

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo