22 de abril de 2011

Quem Vai Salvar os Nossso Animais?


Criamos uma cadela vira-lata, há 3 anos em nossa família , chama-se Nenê, dorme dentro de casa, vacinada, bem tratada, usa coleira Excalibur que repele insetos, mosquitos etc. Talvez a maioria não saiba, atualmente na Amazônia o que mata muitas pessoas ainda é a malária, dengue, e os cachorros é o calazar.

A leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral (pode-se falar deleishmanioses, no plural), causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, dafamília dos Trypanosomatidae. O calazar (leishmaniose visceral)[1] e a úlcera de Bauru(leishmaniose tegumentar americana)[2] são formas da doença. (Fonte Wikipédia).


Aqui em Tocantinópolis a vigilância sanitária sempre faz colheita de sangue para o exame do Calazar, e infelizmente deu positivo na Nenê, ontem completou um mês que ela deu a luz a esses filhotes da foto. Temos o direito e já mandamos fazer o contra teste porque o teste oficial pode ter 46% de possibilidade de falha, informação dos veterinários, fiz consulta com dois, estamos a espera do resultado, se der positivo sou obrigada a entregar a cadela para ser sacrificada, se for negativo eles refazem o teste com a mesma colheita do primeiro teste.


o que tem deixado-me indignada são vários fatores entre eles:
  • Estão entrando na casa do cidadão fazendo colheita de sangue dos cachorros que são tratados e estão sendo contaminados através do mosquito transmissor do CALAZAR, enquanto que cachorros vadios que vagueiam pelas ruas, sem terem quem lhes dê a menor atenção e cuidados, e que são potencialmente o principal foco da doença, não são recolhidos e também avaliados em termos de contaminação. Lógico, é muito menos trabalhoso, ir de casa em casa que capturar os cachorros vadios pelas ruas, quando estes inclusive se apresentam, todos sarnentos, e repletos de carrapatos etc. Estão tratando da CONSEQÜÊNCIA e não a CAUSA;
  • Descobri que os cachorros depois de sacrificados são jogados numa vala no lixão da cidade, enquanto o correto seria serem cremados;
  • A vacina contra o calazar não é aceito como eficaz para doença pelos orgãos competentes;
  • Existe tratamento para cura do Calazar mas os orgão competentes só dispõem do mesmo para o tratamento humano.
A incidência maior do calazar é na região Nodeste e Norte. Aqui estou cobrando algumas atitudes mais coerentes das vigilância sanitária, já que uma das funções da mesma é informar e prevenir. E fica a pergunta: Quem vai salvar os nossos animais amigos e inocentes?

13 comentários:

  1. Eu não sabia disso nos animais. Que pena!

    Tomara não precises sacrificar.

    Quantas coisas a serem pensadas e repensadas,heim? beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que triste!

    A Nenê é tão Linda* E os filhotinhos que fofo*
    Confia, amiga! Vai dá negativo!
    Sacrificar o animal! NÃO! NÃO!

    Boa sorte!
    Deus te ilumine!

    Abraços,
    Lu

    ResponderExcluir
  3. ai ju!
    eu desconhecia este fato-
    muitas informações uteis - mas infelizmente o governo que deveria tomar uma atitude positiva não o faz-
    e ainda perder teu bichinho fofo assim...doi muito-

    já briguei em minas por conta da dengue , vinham as pesoas bem uniformizadas, analisar tudooo, e se tivesse algo fora dos padrões , eu tinha que jogar foraa, concordo , mas questionei vários deles , sobre as pessoas que visitava quando fazia parte da ong - estas pessoas que viviam em favelas, confundem pobreza com ajuntamento de tralhas em seus jardins , e aí nestes lugares eles nunca iam - porque? não é mais fácil ir de casa em casa que eles sabem que não vão encontrar grandes problemas - daí comunicam que o governo está lutando contra a dengue -
    e triste - e o pior que me sinto sozinha nestas questões, não tem pra quem reclamr - e te entendo - nós estamos a mercê DO GOVERNO - QUE É PAGO POR NÓS - ESTRANHO ISTO ... e se tu for reclamar - os servidores púbicos são grosseiros, nem te olham , te encaminham para varias pessoas, te falam que não podem fazer nada, e se a gente sai da linha, fala algo mais alto , ou desabafa - eles te ameaçam - vou te processar por desacato a autoridade de um servidor público - e quando sou desacatada por eles - eu posso processar?
    ai lá foi a Lúcia falar demais
    fugi do assunto que é tua tristeza e total abandono -
    amiga - espero que dê negativo para tua fofa
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  4. Bia,
    Ah, que triste...
    Será que não tem como cuidar dela, evitar que a mãezinha seja morta? Ai, meu coração cortou agora... vou chorar...
    Por favor, sei que é difícil, mas por favor tente... olho os olhinhos dela e meu coração treme...
    Que injusto isso, né? E se tiver tratamento porque não deixar os donos tentarem??? Aff, tem coisas que não entendo...
    Sinto muito, querida.


    Ah, esqueci: você fechou o Vitrine?
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  5. Nunquinha eu iria deixar por a mão na minha cachorra. Poe no carro e leva para outra cidade, doa a um parente, qualquer coisa, mas não deixa não. Credo, que crueldade, que burrice, que injustiça sacrificarem um animalzinho assim sendo que tem vacinas e está sob cuidados em casa. Não deixa não!

    Além de sumir com a Nenê, chame um advogado e ingresse com ação, pois todos tem direito à VIDA!

    ResponderExcluir
  6. Sinto muito amiga, estou aqui com o coração apertadinho ;o( e torcendo pra que seja um engano, sou farmacêutica bioquímica, esse exame tem uma margem de erro muito grande, sejamos otimistas, vai dar certo! Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  7. Amigas, honestamente, vou brigar, vou atrás da vida até última instância... Já estou entrando na justiça... Depois conto o resultado, mas por incompetência de .... Não vão matar a minha cadela.

    Grata pela Força!

    Amo vsc e boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  8. Elaine,

    Fechei a vitrine Jubiart, para otimizar mais, achei a experiência boa, porém é mais interessante ser tudo em um só, emoção e razão, não consigo separar o meu trabalho dos meus sentimentos, é o meu jeito de ser e transmito essa energia para os meus clientes...Sei que não sou o tipo EXECUTIVA ou E-COMMERCE, mas sou feliz com que faço. crio, e melhor crio relações de afetos que poucos capitalistas conseguem...

    Sou feliz!!!

    Beiojos e carinhossssssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia que triste, me emocionei, não aguentaria ter que sacrificar meus bichinhos que amo tanto, va a luta minha amiga, vai dar certo, entra sim na justiça, adorei o que Fernanda Reali escreveu, que bom que vc decidiu assim, vai que a gente tá aqui rezando e torcendo. Não deixa não. bjo!

    ResponderExcluir
  10. Bia que absurdo!! Estou chocada com a incompetência dessa gente.
    Jamais deixaria sacrificarem um animal meu. Se há tratamento então que ele seja tratado.
    Concordo com Fê:leva para outro lugar.
    É abusivo,ignorante e maldoso o que eles fazem.
    Nossa,fiquei furiosa com isso!
    Beijo. Conte comigo para qualquer ação pró animais.

    ResponderExcluir
  11. Bia, não quero acreditar nessa história de sacrifícios, pra mim isso é inadmissível. Infelizmente ha 5 anos atrás eu tive de sacrificar uma poodlezinha, a Pollyana, mas a Poly estava muito doent com cancer, resisti até o ultimo instante, mas ela estava sofrendo demais, ai não teve mesmo jeito.
    Sofremos até hoje por isso.
    Tenho certeza que fara de tudo pela sua vida de sua fiel companheira, os bebês são lindos, e ela também, com esse olhar cativante.
    beijos minha querida e muito boa sorte.
    Uma feliz páscoa a todos vocês com muito carinho.

    ResponderExcluir
  12. Ai, que triste. É como você disse, os cães vadios que não tem cuidado algum continuam soltos transmitindo o mal, poxa, e a sua corre o risco de ser sacrificada. E depois, ao invés de cremarem jogam no lixão. Oi? Fiquei bege. Não dá para entender a raça humana. Tanta inteligência para pensar tão pouco.

    Querida, torço por sua cadelinha, viu?

    Beijo na alma e feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  13. Que coisa terrivel! Ai Ju, não deixa sacrificarem ela, se de alguma forma pudermos ajudar, sei lá uma ação coletiva de blogueiras. Isso é muito injusto, tadinho dos filhotinhos... ai corta o coração... se pudesse ia ai buscá-la... Essa gente se preocupa com coisas solucionáveis enquanto existe tanta criança passando fome e morrendo posr ai. Ai, ai, como diz a Elaine: Tem coisa que eu não entendo... não entendo mesmo.
    Querida uma Páscoa Feliz e que a Nenê possa estar ai com você, ou mande-a para longe, como sugeriu a Fernanda. bjs

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo