17 de fevereiro de 2011

Chambaril Na Dieta Coletiva?


Chambaril


Os italianos chamam de "osso buco" (literalmente osso furado) ao corte que se obtem da perna do boi cortada horizontalmente. É o que se conhece também como músculo com osso. No nordeste é conhecido como chambaril. Este prato , bastante popular em Alagoas e no Tocantins (sendo que este já foi herança do antigo Goiás - Bia.). deve ser servido acompanhado de um pirão feito com o caldo do cozido e arroz branco... (fonte: Google)



A idéia aqui não é passar a receita, mas como se deliciar com chambaril sem o excesso de gordura animal, o artesanal aqui também se aplica a minha cozinha, não gosto de panela de pressão (ela agride o alimento rsrs), gosto de cortar, fatiar, picar, ralar e não processar, abro só exceção para um liquidificador jurássico (que nem a dona). O FAZER vai impregnado com a nossa energia, carinho, e cozinhar para família e amigos, no meu caso é um momento de doação de tempo.
Faço sempre a carne refogada no tempero de um dia para outro, o tempero fica "apaixonado pela carne" propiciando um sabor diferenciado, quando a carne fica quase macia, retiro todo o tutano do osso, deixo esfriar, esfriou? Jogue por cima da carne 2 copos de água bem gelada, a gordura vai se concentrar na superfície, retire o excesso, coloque a carne no fogo de novo, coloque os legumes e verduras de sua preferência na seqüencia conforme o grau de dureza.



No dia que preparei este chamberil, o Sr. Gastão me presenteou cedinho com milho verde e mandioca fresquissíma da sua roça. Neste caso aqui você não precisa nem de arroz ou pirão, já tem a batata e mandioca que substitui o arroz. E o tutano? Aqui em casa dei para o maridão que precisar ganhar uns quilos e dilui um pouco no prato de filhote em fase de crescimento.

Fazer dieta não é um regime espartano, é adaptar a sua rotina num ritmo mais saudável.

Meu diário: Semana passada viajei para S. Luís - MA, comi muitooooooo frutos do mar, pequei no chopp, mas fiz caminhadas maravilhosas com os pés molhados a beira mar, vendo um sol esplendoroso nascendo...






20 comentários:

  1. Bom diaaa Bia, adorei seu post, realmente cozinhar para quem amamos é um ato de amor e doação, não é? Lindo o seu chambaril, conheço como osso buco, mas nunca fiz, seria legal colocar a receita.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. vim para conheçer e fiquei amei seu blog.. estou te seguindo

    ResponderExcluir
  3. Ai, que vida boa! Este teu texto da receita está igualzinh ao da Sonia Hirsh no livro Paixão emagrece, Amore engorda.

    vem...
    http://fernandareali.blogspot.com/2011/02/sorteio-surpresa-top-comentaristas.html

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Já fui Fernanda, quase caio para trás.... hehehehehehe

    Ameiiiiiiiiiiiiii!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia,
    Agora vc me deixou ansiosa! como vou aguentar até amanhã?!? Sou tão curiosa...
    Bjkas e um ótimo restinho de semana para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá querida!!!! Obrigada pela " super aula" sobre a casca de Guatambú!!! que barato! Obrigada pelo carinho, fico muito feliz que tenha gostado do blog! E quanto à estar em forma...minha amiga, não é fácil...eu como direitinho, procura dar minhas caminhadas..e ainda assim dei uma engordadinha neste verão...vou começar a fazer uma dietinha para dar uma desinchada. Mas depois dos 30, no meu caso 35...já é difícil manter a forma, vu? É muita alface para dentro e água para encher o estômago!!! risos....beijo enorme! Dany

    ResponderExcluir
  7. Amiga! Eu amo comida com muita verdura, legume. Amei sua postagem! Fiquei com água na boca.

    Abraços,
    Lu

    ResponderExcluir
  8. Ju amada, sua cozinha é poética, só podia né, casa de artista, tudo vira arte e coração não é mesmo? bjinho, adoro vir aqui, mas nem sempre consigo. té mais.

    ResponderExcluir
  9. Eita, mas isso aí é muito bão, hem..
    Eu amooo!! ;oD

    Xêros
    Paty

    ResponderExcluir
  10. Olá Bia

    Desculpe amiga, hoje não vou comentar, passei somente para dar um olá e desabafar. Estou indignada com algumas coisas, aqui no mundo real...

    Bjooooooooooooooo..............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que belezura de comida.
    Deu água na boca.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Que receita, Bia. Deu água na boca!
    Estou aqui curtindo seu blog. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Essa receita foi uma inspiração...eu adoro esse corte, mas confesso que não o como a tempos por ser muito gorduroso.
    E como sou meio dificil para criar, reproduzo receitas muito bem, mas criar não é o meu forte....rsrs
    Agora voltarei a faze-lo
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. nossa, agora passei mal de fome ao ver esse chambaril! que delícia!!!
    parece mto gostoso, Bia. Eu adoro ossobuco.
    bjs

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo