7 de fevereiro de 2011

Açaí na Dieta Coletiva?


Dieta Coletiva 2011

A amiga Clau, criou um Blog especialmente para a Dieta coletiva, quer conhecer as participantes, as metas, as dicas, e a busca de qualidade de vida?
Visite http://www.dietacoletiva.blogspot.com/ e ficará por dentro de tudo!

Meninas, no primeiro mês, sem passar fome, controlando as calorias e a cervejinha, consegui cumprir a meta, que é um quilinho por mês, se quiserem saber mais sobre a minha odisséia DC, é só ir nos marcadores DIETA COLETIVA, no lado direito da sua tela.
Aproveitando que trabalho muito com a semente do açaí, vou colocá-lo aqui como alimento. Na região Norte as vezes até substitui as principais refeições na mesa do caboclo.

Açaí

Nome popular: açaizeiro; açaí-do-pará
Nome científico: Euterpeoleracea Mart.
Família botânica: Palmae
Origem: Brasil - Várzeas e margens dos rios da região amazônica.

A Fruta

Originária de uma palmeira que cresce nas várzeas do Rio Amazonas, o açai é uma frutinha arredondada e muito roxa, quase preta, lembrando uma jaboticaba pequena. Tem uma caroço proporcionalmente grande e pouca polpa

Normalmente o açaí ao natural é servido em uma tigela, ou batido no liquidificador, com aparência de sorvete, com xarope de guaraná, suco de uma fruta, e acompanhado de granola. Quem já experimentou diz que a segunda tigela "vicia".

Os Benefícios do Açaí

O Açaí é uma palmeira típica da Região Amazônica. Além de ter um sabor delicioso e refrescante, é rico em lipídios e vitamina E, que ajuda a combater os radicais livres. A alta concentração de fibras melhora as funções intestinais, percebidas em duas semanas de consumo. A presença de vitamina B1 e o teor elevado de pigmentos anticianianos que são antioxidantes, favorece a circulação sanguínea. Mas, seu componente mais importante é o ferro, indicado no tratamento de anemias e fortalecimento muscular.

Por causa de seus valores nutricionais, o açaí vem despertando o interesse de pesquisadores de todo o mundo. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará e coordenada pelo químico belga, Herve Rogez, levantou a tabela nutricional do açaí, permitindo concluir que este é o ingrediente perfeito para um café da manhã reforçado e para praticantes de atividades esportivas, crianças e executivos.

Por ser rico em ferro, fibras, fósforo, minerais, gordura vegetal, cálcio, potássio e vitaminas, a fruta parece ter saído do laboratório dos nutricionistas de encomenda para geração saúde

As qualidades protéicas do Açaí começaram a ser disseminadas por praticantes de Jiu-jitsu, e hoje, a fruta é recomendada para praticamente todos, sobretudo para os idosos e para os que têm problemas digestivos. Quem está de dieta não deve eliminá-lo completamente, pois ele é indispensável no transporte de oxigênio para as células. Segundo Herve Roger "uma tigela da fruta contém o total de fibras diárias necessárias para o homem."
Por suas características microbiológicas o açaí é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendo apenas para a castanha-do-pará. Colhe-se açaí abundantemente durante todo o ano, especialmente no outono.
Seu consumo é feito in natura, em sucos, como doces e sorvetes, entre várias outras formas, que são muito apreciadas, sobretudo no Norte e Nordeste do Brasil, regiões de origem da fruta. A colheita de acaí é abundante durante o ano inteiro, especialmente no outono.

Fonte: Açaí Brasil
Fotos: Google

8 comentários:

  1. Oi Bia,

    Eu não gostava de açai. Mas aos poucos esta fruta foi me encantando. Mas ela não é muito calórica?
    Para não sabotar a dieta é melhor usá-la só nos seus lindos colares! rsrsrs
    Parabéns pela conquista! Devagar e sempre: isso é que importa!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Preciso ver se tem açaí por aqui rs...
    Beijo na alma, Bia!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Lindas!

    Caiê, açaí é calórico e energético, mas comendo com parcimônia e misturando com fibras, podemos sim, comer sem comprometer a dieta.

    Beijos.

    Bia - tá o nome do Leo lá em cima porque tô no note do filhão, preguiça de ligar o meu rsrsss

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia

    Adorei saber sobreo açaí.

    Uma ótima semana à vc.
    Bjooooooooooooooo.............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amiga! Eu amo açaí! É tão gostoso!

    Aqui, no Acre tem o município de Feijó - acontece todo ano em julho, o festival do açaí - bolo, pudim, suco, artesanato - tudo de açaí.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Querida Bia...
    Só pude vir agora aqui, mas por uma coincidência mágica, hoje li numa revista daqui, uma lenda acerca do açaí...provavelmente vc já conhece...mas achei linda...
    Há muitos anos, por causa da escassez de alimentos, o régulo de uma tribo indígena, proibiu as mulheres de engravidarem, decretando que todos os bébés seriam mortos. Nessa altura Iaçá, a filha do régulo, ficou grávida. Como qualquer outra, a criança foi enterrada perto da tribo. Um dia, Iaçá encontrou uma linda palmeira no lugar onde o bébé foi enterrado. Conta a lenda que, ao ouvir um choro igual ao do filho, correu até á palmeira. Abraçou-a, e aí morreu.
    Das sementes cor de vinho encontradas no alto da árvore, extraíram um suco que alimentou toda a tribo. A palmeira recebeu o nome de Açaí, o contrário de Iaçá, em sua honra. E as mulheres puderam voltar a ter filhos, porque o novo produto era suficiente para alimentar toda a gente.

    TERNURASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  7. Aaaaamo açaí, ainda mais com banana e muuita granola! rs

    Obrigada, frô, por teu carinho no dia do meu aniversário viu, uma delícia de presente!

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  8. eu adoro e agora estou vendendo ,ja ouví de um rapaz o que voce colocou que eu to viciado eu rí para ele e respondí amor ,mas é verdade as pessoas estão adorando meu açaí .é diferente e nao dou a receita pra ninguem.

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo