24 de janeiro de 2011

Castanha do Pará - Dieta Coletiva/4º semana


Perdi 1 kilinho e 55 gramas, bem como a idéia é melhorar a qualidade de vida, vamos aos poucos mudando os maus hábitos... Vou tentar (de novo) academia, estou com pouca disciplina nas caminhadas (tomara que a minha amiga Cris volte logo de Sampa, é uma grande amiga e companheira de caminhada).
A árvore lá em cima? É uma castanheira em plena época de produção. Explico: Minha amiga Luma (luzdeluma.blogspot.com) sugeriu que falasse um pouco sobre a Castanha do Pará, já que moro na região produtora da mesma (Norte). Fui ontem lá na Luma e me surpreendi com a imagem do lindo Max e dor da minha amiga, fez meus olhos ficarem "molhados" como diz meu filho de 5 anos, quando vê uma história triste, sempre digo para ele, chore! Pode chorar bastante, não é feio mostrar sua emoção e colocar um pouco para fora o que está apertando dentro do peito. Pode chorar minha amiga Luma, o Max merece nossas lágrimas e respeito, é um cão valente!

A Castanheira e castanha do Pará sempre estiveram presentes na minha vida e nas minha memórias afetivas. Meu avó possuia umas terras no Apeú - PA (100 km + ou - da capital), saltavamos do ônibus na rodovia e íamos a pé cortando campos de plantação de café e pimenta-do-reino, chamavamos aquelas terras de "Colonia", a entrada era um sonho, a estrada ladeada de imensas castanheiras, as terras rodeados de igarapés de águas cristalinas, havia além da casa principal um imenso retiro onde se fazia farinha, nas férias, era uma farra! Entrava nos poços para descascar mandioca (pubada) para fazer a famosa farinha d'água na região, quebravamos o ouriço (fruto da castanheira), retirava e quebrava as castanhas e comia in natura com farinha, assim, tudo natural... Infância muito simples, e muito feliz!

O ouriço é utilizado nas biojóias com braceletes (polidos no torno), pingentes, mensageiro dos ventos etc.

Retarde o envelhecimento comendo uma castanha por dia

1 casatanha por dia ...

...Não mais do que isso, garante as doses de silênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula, botar para fora possíveis substâncis tóxicas e viver mais.

O mineral da castanha também tem um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tôxica, ajudando inclusive a expulsar possiveis metais pesados que se alojam nas células.

(fonte: Revista Saúde é Vital)

Como Usar

As castanha devem fazer parte da sua dieta. Mas, por serem muito calóricas, é necessário consumi-las com moderação. Aqui vai algumas dicas de como inseri-las de forma criativa e delicoisa no seu dia.

  • No café da manhã: Misture castanhas trituradas no iogurte ou cereal.
  • Nos lanches: Elas são excelentes para comer entre refeições. Para não exagerar,separe em um potinho ou saquinho pequeno a quantidade permetida e coma durante o dia.
  • Nas refeições: Adicione as castanhas raladas, ou em lascas em saladas, farofas,arroz e sopas. além de nutrientes, os pratos ganham sabor e textura.
  • Como aperitivo: Desse jeito você já conhece. Pistache, amêndoa, amendoim e castanha do Pará, vão bem com praticamente tudo.

Cuidado para, de grão em grão, não exagerar na quantidade.

Que tal uma receitinha básica?

Salada de Brócolis e Farofa de Castanha do Pará

Ingredientes

2 maços de brócolis (1 kl), 2 colheres de azeite (5 gr), 4 colheres de suco de laranja (40 ml), 1 colher (café) de sal, 30g de castanha do Pará, 2 fatias de forma integral torrados (50g).

Modo de Preparo: Limpe o brócolis, separe em buquês e cozinhe, sem deixar amolecer demais. Arrume uma travessa a alface, deixando um espaço no centro. Coloque o brócolis no centro. Misture o azeite, o suco de laranja e o sal e regue o brócolis. Bata no processador no processador a castanha do Pará e o pão torrado. Salpique sobre o brócolis e sirva.

Informações Nutricionais Por Porção

Calorias: 82 calorias, proteínas: 5,2g, gorduras: 3,3g, carboidratos: 11,2g

Turma! Fiz a receita (delícia!), mas mudei algumas coisinhas: reduzir a receita pela metade (1 k é muito), em vez de aferventar, fiz no vapor, o brócolis fica mais bonito e perde menos propriedades nutritivas, não tenho processador, foi no liqui... mesmo, em vez de bater usei o "pulsar".

Depois de pronto é só ir para o abraço... Até a próxima!

Fotos: Excepcionalmente do Google.

12 comentários:

  1. Querida,
    Eu amoooo castanha, todas! Tinha uma época que o meu jantar eram duas ou três castanhas e duas torradas... voltava tão cansada pra casa que não jantava.
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Beatriz

    A ideia da castanha, quanto ao rejuvenescimento é ótima. Há alguns anos como uma todos os dias...

    Uma ótima 2º feira

    Bjoooooooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia!

    Eu adoro castanha do pará e a nutricionista indicou para mim uma única unidade por dia. Quase impossível...rs... mas estou tentando seguir. Além disso por aqui é caríssimo e comer pouco ajuda a economizar o bolso e as calorias extras.

    Atitudes simples que podem valer por uma vida, né?

    Estou tentando achar alguma coisa típica daqui de GO prá postar, mas pequi engorda prá caramba...rs...


    Bjo grande.

    Clau

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia!
    Estou gostando de ver seu peso a descer!
    Eu conheço essa castanho, e já ouvi falar dos seus beneficios, mas infelizmente ela não é comum aqui em Portugal.
    Mas gostei da receita de bróculos, aqui como muito no Inverno, cozido a vapor, e posso adaptar pondo outra coisa em cima...
    BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Amiga

    Castanha! É uma maravilha! Eu gosto!
    Aqui, em casa tem castanha do Pará. Todo dia eu como uma. E além do mais, faz muito bem a saúde, por exemplo, como você falou - Retarda o envelhecimento...

    Bia! Você teve uma infância linda. Gostei!

    Amiga! E as biojóias feita do ouriço da castanha é fantástico.
    Quanto artesanato pode ser feito. Como o que postei, outro dia no meu blog - coruja feita do ouriço da castanha.

    Vamos proteger nossas florestas! Salve a Castanheira!

    Abraços,
    Lu

    ResponderExcluir
  7. Oi lindas!
    Ternuras para todas...

    Clau adoro pequi!

    Lú, com certeza vamos proteger nossas florestas!

    Boa noite a todas!

    ResponderExcluir
  8. Hmmm, vontade de ter castanhas assim tão acessíveis!!
    Adorei a postagem, saber então dos resultados quanto à dieta e exercícios, é muito bom.
    Espero que qdo sua amiga voltar, a vontade de caminhar também aumente!!
    Bia, adorei o ensinamento para seu filho, e espero que este o leve por toda vida.
    Esconder sentimento, é esconder-se de nós mesmos, de nossa natureza!!

    BEijos

    ResponderExcluir
  9. Uau, otimas dicas. É sempre bom relembrar da importancia de determinados alimentos.

    E uma infancia como a sua, é um privilegio...Parabens!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia,dicas ótimas!Eu adoro castanha,e sempre como 2 por dia,se deixar eu como mais..rs.
    Beijooo minha linda!

    Simone Souza
    http://afadafala.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. A blogosfera nos propicia encontrar pessoas delicadas e generosas como você! Obrigada pelo carinho!

    Mas nada impede que possamos comer a castanha in natura, como coelhinho, não é? Adoro ficar ralando a castanha no dente! E na salada de brócolis, dispensaria a fatia de pão e tentaria ralar a castanha. Será que não dá certo? Quem sabe um molho feito com iogurte natural?

    Um encanto a sua narrativa das peripécias infantis! Me senti molhando os pés na água cristalina e olhando todo esse verde!

    ResponderExcluir
  12. Oi turma!

    Luma, isto que é bom na castanha, ela é versátil, podemos comer como coelho, podemos ralar, ou fazer em lascas, secas, in natura, o trabalho é só tirar do ouriço, que é durooooooooooo. Ma vale a pena!

    Ternuras a todos que passam neste brejo ops! Jubiart.

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo