18 de janeiro de 2011

Dieta Coletiva - 3º Semana


Esta semana que passou queria ser astronauta, me alimentar através de cápsulas, em vez de remédio, alimento seria bem prático, e meus os olhos não ficariam tão tentados... vou começar hoje pelas duas escapadas: churrasco na quinta-feira (primeira carne vermelha do mês de janeiro) e domingo um vatapá típico paraense, feito com pão e camarão inteiro (a culpa foi do meu amigo Flávio que trouxe uns camarões fresquissímos de São Luís - MA), uma das melhores coisas do mundo é pôr a culpa nos outros, ahahahaha. (que maldade Bia!).
Continuo com as caminhadas, (queria tempo para fazer mais...) Chá verde, e comendo saladas básicas como esta salada acima: Alface, maçã, tomate, cenoura e picles de cebola, tudo cru com fio de azeite.

Na foto coco babaçu inteiro, partido, coco fatiado e lixado (que utilizo nas biojóias), amêndoa inteira e amêndoa cortada ao meio.
Sobre a palmeira do babaçu já falamos aqui, hoje vou ficar no alimento, muito utilizado na região, o leite do coco, o mesocarpo ou simplesmente farinha ou pó de babaçu, rico em amido, vitaminas e sais minerais, podendo ser usado em bolos, tortas, vitaminas e sucos de frutas, possui propriedades antiflamatórias e analgésicas. rica em fibra a farinha do babaçu ainda é recomendada na prisão de ventre e colite.
O azeite de babaçu resultado de uma atividade extrativista 100% natural, e 100% artesanal, pode ser utilizado em pequenas quantidades na alimentação diária. Quer saber mais? Visite o www.miqcb.org.com - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu.


A produção da foto na nossa oficina, 99,9 % das fotos postadas aqui são autorais, temos duas máquinas, uma profissional e outra "quebra-galho", mas os fotógrafos são amadores ahahah. Na foto maridão fazendo um "extra" para Jubiart.
Estamos "podendo", a nossa querida Clau Finotti criou até um blog especialmente para Dieta Coletiva, vamos lá... http://dietacoletiva.blogspot.com/2011/01/comer-bem.html, Hoje tem uma matéria selecionada pela nossa amiga Giu. Imperdível !!!

13 comentários:

  1. Hum...essa saladinha ta com uma carinha boa... Deu vontade de fazer uma pro almoço.

    Boa semana, bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie Flor. isso mesmo continua caminhando que vc chega lá. quanto a colocar a culpa nos outros, realmente é otimo. mas não adianta se enganar hein?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Bia, adoro uma salada mas já tem duas semanas que estou na sopinha de legumes,e tenho notado o resulatado.
    Sua coleção esta ficando linda,não tenho nenhuma biojóia mas vou começar adquirir algumas.
    Bjks.
    Cris.

    ResponderExcluir
  4. eita saladinha com uma cara mais que boa! deu fome!
    gosto muito qdo vc fala dos produtos locais, a riqueza que a natureza oferece. tanta coisa bacana pra aprender!
    as biojóias, beleza e natureza de mãos dadas
    eu gosto das fotos do seu blog rs
    bom dia Bia

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia,
    Não quis entrar na dieta coletiva por medo de fracassr publicamente, mas saí correndo por fora. Em 2 semanas perdi 4kg. Preciso perder + 5 kg. Ontem comecei a fazer hidroginástica.
    Boa sorte com a sua dieta e sucesso para nós duas.
    Bjkas e um ótimo dia para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Bia

    Tudo que se faz em grupo parece se tornar mais fácil, ou o fardo parece menor. Boa sorte com sua dieta, estou torcendo por vc.
    Um puco desaparecida da página de comments, mas agora tudo começa a voltar ao normal.

    Bjoooooooooooooo..........

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bia, sua saladinha colorida é de dar água na boca mesmo!
    Tenho comido bastante salada também, pois aqui o calor está infernal, mas desando um pouco no final de semana. Agora, início de semana, retomo as rédeas, mas é difícil viu!
    Adorei ganhar o prêmio lá na Lolipop e não vejo a hora de ver chegar por aqui.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  8. Bia, não conheço muitos alimentos do Norte do Brasil - nosso país é muito extenso, muitos países dentro de um só!
    Biojoias... você criou esse termo ou existe realmente? Pode registrar, heim?
    Meu médico indicou comer algumas castanhas por dia e sei que por aí é abundante. Poderia falar um pouquinho sobre elas?
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Uma dieta muito saudável diga-se de passagem!
    Além de ter uma aparência muito apetitosa!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Turma!!! Bem vindos na Jubiart

    Beth estou torcendo p/ você gostar.

    Luma querida, como gosto muito de "cantar" a minha terra, vou fazer um post especial com a castanha-do-Pará p/ você. Infelizmente não foi euzinha que criou o termo biojóias, apesar de ser novo ele já existe há algum tempo. Toda matéria prima de origem vegetal, trabalhada como adereço e metais nobres ou metalúrgica são chamadas de Biojóias (joiás vivas), o termo surgiu no Norte, não sei te posicionar o ano, mas vou pesquisar. Para vc ter idéia como o termo é novo em área de pesquisa só encontrei uma tese de um acadêmico em Rondônia, e achei muito fraca, não foi muito específico e o foco era mais o comércio do que o produto em si.

    Beijos e grata pelas visitas.

    ResponderExcluir
  11. Oi Beatriz,
    Eita, essa dieta coletiva está dando o que falar. Eu também estou fazendo a minha, mas não estou participando dos posts, pois só mulheres entraram... rs

    Caminhada é ótimo. Nada como um pouco de exercício para equilibrar com a alimentação.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  12. Oba!! Adorei poder ler um post sobre a castanha! Mas ó, você pode registrar se ainda não o fizeram e exigir o desenvolvimento correto do termo. Até para termos de pesquisa, seria interessante que fizesse uma postagem sobre o assunto, porque tudo que hoje está relacionado com a biodiversidade interessa aqueles que querem um desenvolvimento sustentável adequado as mudanças que queremos nas mentalidades das pessoas.
    Obrigada! Beijus,

    ResponderExcluir
  13. Oi Bia!!

    Que lindas fotos, adoro!

    Torço por sua dieta e por você... aliás, a salada tava com uma cara ÓTIMA!!

    Gosto muito desse espaço, aprendo muito aqui. Tô curtindo bastante sobre biojóias!!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo