31 de dezembro de 2010

Adeus 2010!!!

 Pôr do sol visto da cidade de Porto-Franco - MA, desaparecendo do outro lado do rio, na cidade de Tocantinópolis -TO, no centro uma uma sombra saltitante chamada Izaias.

Pensei em várias formas de encerrar o ano aqui na JUBIART, há poucos momentos, passando na casa de um grande amigo, o geógrafo, humanista e sábio Vanderlei, ele estava encerrando um texto, que achei lindo e pertinente para postar aqui, solicitei autorização e aqui está na íntegra. 
Aos amigos um grande carinho e gratidão, um 2011 cheio de pequenas e grandes realizações!

 
Meu velho ano velho
O seu fim representa o saldo dos seus últimos dias, horas, minutos e segundos, mas a parte que nos interessa encontra-se em seus meandros, instantes, sinaladas, consciências e ausências dela em determinados momentos. Meu velho ano velho você guardou as minhas percepções e imaginários, tudo que eu fiz tu captaste para o seu tesouro da sabedoria de todas as qualidades. E eu meu velho ano velho fico com as estórias contempladas e você fica com os registros delas. Na verdade meu caro velho ano velho estou em você e vice-versa, estaremos sempre nos visitando, o pensamento vai e a alma acompanha. As fronteiras temporais são as estradas das almas, por onde elas percorrem movidas pelo trabalho no plano espiritual. Os profetas contemporâneos da doutrina espírita dizem que ainda estamos longe do fim dos porões da escuridão dos calabouços da crosta terrestre, embora um número enorme de obreiros estão contribuindo com o adiantamento espiritual, intelectual e moral. Contudo, meu velho ano velho estaremos sempre nos reencontrando para amadurecermos as nossas velhices acumuladas nas galopadas dos dias e noites do calendário adotado.
Feliz novo ano de 2011, votos de Vanderlei, Regina, Ana e Tarsila...

29 de dezembro de 2010

Blogagem Coletiva RETRÔ

A amiga Elaine Gaspareto * Um pouco de mim *, contagiou-me com a sua boa    idéia de retrospectiva de post de 2010. Aqui vários retrô/lembranças de 2010 da JUBIART, os mais significativos vou postar sem compromisso com datas, hoje e no próximo mês de Janeiro/2011. Vamos lá...


Este foi o segundo post da Jubiart, março/2010 (audiência: 0), super tímido,  porém no íntimo queria que todos soubessem a origem e a paixão de tudo que vivo e faço. Essa mangueira imensaaa! Frente à minha casa, hoje está cheia de mangas na árvore e no chão... A aprendiz de pintura na lida, e em frente o rio Tocantins passando, ele se integra com a paisagem da minha casa e da minha vida...

Cidade de Tocantinópolis

A cidade de Tocantinópolis – TO nasceu em 1818 com o nome de Boa Vista dada a altitude que se encontrava a região, rodeada de magníficos babaçuais que perduram até hoje. Esta paisagem da casa e a área da frente ficam aproximadamente uns 50 metros da água do rio Tocantins, no verão se distância um pouco mais, é o extremo norte do Tocantins, do outro lado do rio fica Porto Franco – MA.

28 de dezembro de 2010

Desejos para 2011, Desejos Realizados 2010...

A minha amiga Caiê do blog  Ateliê da Caiê  convidou-me para participar de uma brincadeirinha , que achei super legal. Listar meus 5 desejos para 2011!
Segundo as regrinhas, não valem paz, felicidade,etc...têm que ser coisas concretas.
Como regras são para serem quebradas (olha o mal exemplo!) vou fazer um pouquinho diferente, junto de um desejo para 2011, vou colocar um desejo realizado de 2010. Então vamos lá:


1- 2011: Otimizar, turbinar, mais e mais o blog da Jubiart. - 2010: Criei laços de amizade virtual/real que ficarão para sempre em minha vida.

2- 2011: Ajudar minha mãe comprar uma casa na cidade. - 2010: Consegui mudar a minha mãe da casa da praia (foi difícil, vila de pescadores, 30 km distante do alfalto, demorávamos quase duas horas com o tempo bom...), ela sofre de pressão alta e é diabética, não pode ficar distante de um centro médico.

3- 2011: Bendito sobrepeso! Eliminar 6 quilos, pelas medidas do corpo, é claro e pela qualidade de vida. 2010: Consegui virar uma semi-vegetariana, a carne foi semi-eliminada do  cardápio.

4- 2011: Trocar de carro. 2010: Graças a Deus! Nenhuma infração, acidente ou incidente.

5- 2011: Criar um  projeto de Oficinas de Biojóias com sementes da Amazônia e Cerrado para adolescentes de baixa renda que tenham afinidade com a área. 2010: Sucesso de público e vendas de biojóias e artesanato criadas e produzidas pela Jubiart, reconhecimento da marca pela comunidade Tocantinopolitana (Etâ nome grande!).

Tenho que escolher cinco blogueiras (os) para entrar nesta brincadeira/séria - Bem... Esta é a parte mais difícil!
Vamos lá...

Fernanda -  Fernanda Reali
Margarida - Banzai 

E que venha 2011!!!

27 de dezembro de 2010

Oh! Oh! Oh! Papai Noel Existe (Até no Tocantins)



Genteee!!! ganhei este big/poderoso notebook do maridão, acredito que ele ficou sensível de ver a minha animação com os blogs nestes 10 meses. Este é o primeiro post que estou fazendo nele, estou levando muito "pau" no teclado rsrs, um dia chego lá...        


Olhem a cara de boba...


O meu filhão mais velho já instalou o roteador, o que a mãe tem de jurássica tecnológicamente falando e fazendo, o filho é antenadissímo! Como vêem já estou na cozinha... Quem disse que Papai Noel não existe?

25 de dezembro de 2010

Vermelhou...


Hoje é Natal! As meninas da blogagem coletiva sugestionaram  vermelho ou dourado, acredito ser uma homenagem natalina as cores. Como meu esposo sempre diz "Fui fazer uma andorinha e fiz um morcego" rsr, não gosto de cores fortes, mesclei pensando em suavizar.... Doce ilusão, resultado foi este da foto.


A tal da unha mesclada, fiz com as cores jabuticaba, prata e cappuccino (me perdoem esqueci as marcas).

  
As mãos ficaram com cara de festa? 
O Natal aqui sendo muito tranqüilo, só curtindo os filhotes e esposo, um bom dia de Natal para Vocês! 

24 de dezembro de 2010

Véspera de Natal na Cidade do Interior...


Aqui em Tocantinópolis - TO, se tem por tradição, montar na praça que fica de frente para o rio Tocantins, a casa do Papai Noel, aquele cara que vive  lá na Lapônia que habita o nosso doce imaginário até hoje.


Coral das crianças, com repertório especial de natal e


Uma imensa fila para falar com o  Papai Noel no seu melhor estilo.


com a emoção até a foto ficou tremida, o Izaias fazendo o seu pedido ( falou 3 vezes com Papai Noel) o que será que ele pediu?


Telão na praça com filmes especialmente para a criançada, aqui no interior a maioria das crianças nunca foram ao cinema, então este momento para elas acaba sendo um grande acontecimento.

Natal, natividade, nascimento, que o amor nasça permanentemente no coração do homem e humanize mais o nosso planeta terra.
A todos um Feliz Natal!

23 de dezembro de 2010

Um Presente Para Você

Sustentabilidade
100 ideias para uma vida sustentável
Este não é um ranking. É uma seleção, feita pela redação de VIDA SIMPLES e com o auxílio de alguns de nossos colaboradores, de iniciativas a favor de um mundo melhor. De 1 a 100, estabelecemos um elenco variado de assuntos divididos em cinco grandes seções: Planeta, Comunidade, Design, Mobilidade e Corpo.




Amigos (as) do coração, se pudesse dar (presencial) um presente de fim de ano, daria a edição especial da Revista Vida Simples (olhem o jabá p/ ed. Abril) da qual sou assinante. Como não posso, dou a dica como presente. A revista está recheada de idéias, ações, iniciativas e pessoas como vocês que fazem nosso mundo melhor, sei que hoje provavelmente poucos terão  tempo  de entrar na blogesfera, contudo deixo aqui um íntimo desejo de um natal ou momento cheio de felicidade e muita luz! Bia.

18 de dezembro de 2010

Promoção/Sorteio

Minha amiga Ozaíla,  está promovendo o seu primeira promoção/sorteio, vamos lá se inscrever.

"Participem da 1ª #promoção #ozasbiju de natal, para ganhar um lindo colar e outras surpresas, veja como: http://kingo.to/mSq e siga @ozaila"

Leia mais: http://ozasbiju.blogspot.com/2010/11/oba-finalmente-o-primeiro-sorteio-ozas.html#ixzz18UdSaxGy
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives


Olhem o Esmalte!


Meninas da blogagem coletiva, cá estou por puro incentivo e mérito da minha amiga Fernanda Reali. Pensem em alguém que só pintava as unhas com base, rendinhas e "frufrus", minha manicure levou um susto quando viu a cor do esmalte que levei para ela, sinto estar fugindo do amarelo, mas onde moro é muito limitado em algumas coisas e o amarelo que encontrei, não encarei rsrs, amarelo tipo neon, estilo anos 80 (cheguei), então fiquei com o verde que foi o post da Fernanda que me chamou atenção, ela me ensinou uma misturinha para ficar igual a de uma marca famosa. Acreditem, achei uma versão tupiniquim da colorama "absinto".

Meninas não reparem é difícil deixar as unhas crescer com o trabalho que exerço, sendo que gosto delas curtas e redondinhas. 
Em tempo: Fundo das fotos temos sementes de açaí natural lixada e na mão semente de jarina natural lixada.

15 de dezembro de 2010

É Festa? É confraternização!!!

Domingo passado foi a festa de confraternização da Empresa onde meu esposo trabalha, todas famílias participaram. Nesse evento nós já começamos a sentir um pouco que o natal já está ali na esquina. Reunir as pessoas através de relações de afeto é muito especial, não necessariamente família, não necessariamente natal, e sim, necessário laços de amizade e amor.
Vista parcial do local do evento.

A farra do nosso Izaias, com os balões. Não se surpreenda com a camisa, toda família é pó de arroz (desde a época da 3º divisão) com muito orgulho!

Que casal charmoso! (rsr)

Havia uma voz e violão, tocando e cantando MPB, maravilha!!! Até os nossos amadores dominarem o microfone... 


Nesta confraternização a JUBIART não poderia ficar de fora, olhe o sorriso da ganhadora do sorteio - Kit Jubiart  (calma! ainda não foi um carro 0 km rsr).

A tradicional foto para posterioridade, só a foto que é formal, a turma super relax...

Olhe esta idéia, na entrada do local do evento, a reutilização de um velho barco,

 fundo das flores com cerca de bambu, e

encerrando post com estas figurinhas, não parecem uns anjinhos? 

10 de dezembro de 2010

Guirlanda da Fartura

A origem da guirlanda natalina, ou coroa de Natal, é anterior ao cristianismo. Ainda na época dos gregos pagãos,  elas eram colocadas nas portas de entrada como um “adorno de chamamento” aos deuses, ou seja, um sinal de boas-vindas. A da foto, a roda é feita de jornal e encapada com patchouli (uma raiz perfumada naturalmente e encontrada na região Amazônica), flores do campo secas e tingidas, vários saquinho de plástico com grãos, no centro deste tem um saco de sal grosso (nunca se sabe... rsr). O legal da montagem é brincar com os tons dos grãos, o verde da lentilha, o amarelo do milho, marrom rajado do feijão etc.
O laço poder ser qualquer fita para presente, ou tecido de juta, fica a seu critério.

8 de dezembro de 2010

Feira do Empreendedor

Dentro da Feira do Empreendedor ocorreu o Encontro Estadual do Projeto Empreender 2010,
 Caravana dos Empreendedores de Tocantinópolis, olhem a cara de ressonada da turma rsr.
Apresentação de cases em vários núcleos, a foto é a apresentação do Núcleo Setorial Moveleiro ACIC, Concórdia -SC. No caso do sucesso deles, é muito interessante o trabalho social na criação da Escola de Fábrica, para adolescentes.
No Estado do Tocantins o Empreender nasceu em 2003, hoje temos vários núcleos: Artesão; Panificação; Moveleiro, Beleza; Serralheiro; Lojista etc. O nosso Município se destacou no Artesanato, e no Núcleo da Beleza.
"Todas as Cores de África" foi apresentada com a produção no palco de
Mário Ferré cabeleireiro e produtor mais sua assistente de palco, na produção show dos cabelos africanos,
e com acessório as biojóias da Jubiart.
O evento foi encerrado com desfile show. É  muito bom vêr  um trabalho de equipe sendo reconhecido publicamente, e os  Núcleos de Empreendedores de Tocantinópolis agradece o apoio constante do SEBRAE no fortalecimento do Empreendedor Individual, Associações, Cooperativas, Micros e Pequenas Empresas no Estado do Tocantins.Grata!

7 de dezembro de 2010

Encontro de Ciências Sociais

O IV Encontro ocorreu entre os dias 01 a 04 de dez/2010. A JUBIART foi convidada para organizar a decoração, como sempre "canto  a minha aldeia", utilizei matéria prima da nossa região.
Composição da mesa no último dia do evento, profissionais na área de Antropologia, Sociologia e Pedagogia.
Professor do Campus de Tocantinópolis - TO João Batista, entregando lembranças da região para o Professor Carlão, palestrante convidado da UFMA de São Luís -MA. (As lembranças são trabalhos artesanais da Jubiart).
A decoração ficou no estilo bem rústico, remetendo a idéia do caboclo interiorano.
 Vaso de cerâmica personalizado com  fibra de babaçu (a fita tecida aqui na região chamamos de mamucabo), semente de paxiúba lixada (a branca) e olho de boi marrom.
Vaso cerâmico personalizado com fibra de buriti, corda de sisal e coco babaçu fatiado.
A artesã ladeada pelo palestrante e professoras/amigas, esquerda profª klívia e direita profª Rita (minhas conterrâneas paraenses). 

6 de dezembro de 2010

Feira de Artesanato

Belém - PA, cidade das mangueiras. Passagem rápida por Belém, e o registro aqui da Feira de Artesanato na praça Presidente Vargas, ela é bastante movimentada e diversificada. As mangueiras se fecham nas copas  formando uma cobertura refrescante. Aqui alguns artesanatos típicos da região:
Reproduções dos barquinhos utilizados pelos ribeirinhos na Amazônia. Feito da tala de miriti ou buriti, que se localiza no centro da folha da palmeira e é muito leve, lembrando o isopor quando é cortado;
 Feira no Pará não poderia faltar a cerâmica marajoara, esta com motivo de pintura rupestre (no centro o macaco);
Balata, o quê é isto??? É um látex extraido da balateira, árvore da família sapotácea, que se encontra somente na linha do equador, que quando tem seu caule sangrando, expele um látex que fornece uma goma viscosa e visguenta.  Os blocos desse látex são aquecido em banho- maria no momento da confecção das peças artesanais, dessa forma vão sendo moldadas (na ponta dos dedos) reproduções reduzidas de animais da fauna amazônica, como boto rosa, pirarucu, tartaruga etc.
Cenas do cotidiano através da balata: Caboclo  subindo na palmeira do açaí para coleta do fruto; Búfalo com o vaqueiro montado, cena típica da ilha do Marajó. 
Júlio (maridão) coleciona esta arte em balata, outro dia farei um post especial com a coleção dele.
Contato com o artesão Darlindo, através do e-mail darlindooliveirapinto@hotmail.com
Terminando o passeio pela praça com este monumento, herança dos nossos irmãos portugueses.

3 de dezembro de 2010

Marcadores de Página e Livros...

Pensei: Bia porque não colocares uns livros que gostas, para mostrar seus marcadores de página?
Não se preocupe, não será nenhuma resenha (mesmo porque não tenho autoridade para tanto ...rsrs), somente impressões e histórias...
Este título é do autor Erich Von Dãniken, li quando fazia a 8º série, antigo ginásio, emprestado pela minha amiga Carla. (por onde andarás...), reli depois dos 40 anos, incrível! Tive o mesmo impacto da primeira leitura. Adoro arqueologia, e o livro é recheado de interrogações que começam pela capa, e como tenho uma imaginação fértil, faço viagens loucas nele até hoje.
Este aqui li esse ano, a repórter Asne Seierstad tem uma experiência de vivência dentro de uma família. A descrição é excelente, chega ser uma leitura antropológica de uma família do oriente, apesar do foco ser o livreiro e sua paixão pelos livros, e o comércio  do mesmo, a autora dá uma visibilidade e voz às mulheres, que se calam e aceitam resignadamente  uma cultura milenar.
Este aqui encontrei num sebo semi-novo, dei de presente para meu esposo, ele ama registros/documentários, e aqui nós somos fãs do autor Fernando Morais, este ainda estou por lêr... Mas ele veio já com uma história à parte,  uma dedicatória que relato aqui: "Para o Sr. Said......chefe de uma família que temos a ousadia de considerar como extensão da nossa.
Natal de  2000
4 assinaturas....
Preservei a dedicatória e na outa página fiz outra para meu esposo:
" Júlio, acho que o Sr. Said..... não cuidou bem de um presente sagrado que é um livro, ele foi parar num sebo, p/ sua sorte. Nas suas mãos e mente ele será eterno.
Com carinho da sua sempre...
Bia.
12.04.10
Belém -Pa"
Sempre falo que não sou consumista, mentira! Todos nós temos pelo menos um  "calcanhar de Aquiles", o meu são os livros, compro sempre, mesmo longe das grandes metrópoles, o que hoje não é mais motivo de isolamento do mundo, livros são uma forma de você chegar com o coração onde não podemos ir com os pés.
Voltando ao livro, Júlio gostou muito! Desconhecíamos essa parte da história tão importante do Japão/japoneses no Brasil, o livro é recheado também de fotos históricas, vou lê-lo em janeiro, me espere Fernando Morais... 

Marcadores para todos os gostos, sementes, e pedras.
Um fim de semana  produtivo de alegria, paz e harmonia para todos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo