30 de setembro de 2010

Pólo Cerâmico Paracuri

Antes da 1º Feira do produtor viajei para o Estado do Pará (visitar mãezona), aproveitei e fui a Belém (capital) visitei o Pólo Cerâmico Paracuri que se localiza no bairro Icoaraci, distante 18 km do centro de Belém, se pudesse ficaria uma semana apreciando a arte marajoara, tapajônica e contemporânea de artistas fabulosos, mas enfim! Quero pelo menos compartilhar com vocês alguns momentos registrado por esta amadora...
Foto: Vaso de quase um metro de altura, nas bordas desenhos geométricos marajoara e ao centro cenas da floresta amazônica. 
As habilidosas mãos do Sr. Rildo trançando e dando vida ao barro. Paraense (como euzinha) artesão há mais de 20 anos.
Ao fundo desta foto um forno rústico "para queima" como eles falam. O que realmente me chamou atenção foi no depoimento do Srº Rildo "Desta tigelinhas faço em média 300 por dia", como cheguei cedo no pólo, ele já havia feito estás da foto.

29 de setembro de 2010

Exposição da JUBIART na Feira do Produtor



Biojóias expostas,
sementes para serem sentidas... As crianças adoraram.
Brincos, a maioria com semente de açaí e casca de coco pintada.
A participação do público e
 a frente do expositor.

28 de setembro de 2010

1º Feira do Produtor

Este final de semana foi bem agitado com a 1º Feira do Produtor em Tocantinópolis -TO,
Tivemos de tudo um pouco. Tudo bem regional com a "cara" da nossa cultura e da nossa gente, vamos dar um passeio pelas imagens... Frutas tropicais,
trabalhos com a palha do babaçu: Cofo.
Eeeeeeeeeeeee não resisti sair na foto... Vocês estão vendo tipo um rolo comprido, ele é feito da tala do babaçu ou buriti, é chamado no Estado do Pará de tipiti, aqui no Tocantins é tapiti, é um utilitário imprescindível para espremer a mandioca de onde deriva a farinha, o povilho e o tucupi. Para alguns euzinha estou "falando" inglês, mas a maioria dessas palavras são bem nativas dos nossos irmãos indígenas. 
Vamos saborear uma paçoca de carne de sol?
Foram destribuidas mudas de açaí, ipê e jatobá, entre outras, (temos que fazer a nossa parte) incentivando a preservação e conservação da zona de transição Amazônia e Cerrado (maior zona de transição do Brasil). 
Um dos painéis da feira, fundo de juta com fuxico e flores coloridas, achei original. Para vocês um dia iluminado com as cores aqui da nossa região. (amanhã teremos post da presença da JUBIART na feira). 

27 de setembro de 2010

Na Passarela...

O desfile show "Todas As Cores De África", foi um sucesso aqui e pela notícias também na capital Palmas - TO. Foto: Modelos terminando de se produzirem para entrarem na passarela...
 Destaque para os cabelos trabalhados com corda de sizal natural.

13 de setembro de 2010

Biojóias 02 - Desfile "Todas as Cores de África"


Gargantilha com sementes de açaí tingida e madeira gravada e casca de coco,
Detalhe das costas.
Brincos.

10 de setembro de 2010

Tela "Colonial"


Vi na revista uma pintura em guardanapo deste singelo bule com xícaras, não resisti e pintei nesta  pequena tela, é claro que reproduzir não é o meu forte, mudei quase tudo exceto esse ar de café paulista feito em saco de coar de pano num fogão de lenha mineiro. Eta mistura boa!

6 de setembro de 2010

Crochê da Luciana - 04

Tenho por hábito em média fazer uma "sessão de desapego" de 06 em 06 meses de roupa, não que seja aquela consumista, ou aquela boazinha, é que compartilhar faz muito bem, não somente para quem recebe, mas principalmente para quem doa. Só que está peça da foto tem uns 10 anos, sempre Luciana me presenteia com sua arte, não consegui me desapegar desta, com passar dos anos engordei um pouco (oh céus!!!), mas uso ela entreaberta como na foto. Decididamente é uma roupa de afeto que não abro mão. 
 Mais detalhe do meu afeto.

4 de setembro de 2010

Crochê da Luciana - 03


Olhem este cinto, naturalmente pode se "casar" também com um short ou jeans, o que vcs acham?

3 de setembro de 2010

Aniversário


Ofereço flores do cerrado para minha amiga Alice por mais um ano de vida (OLHARBIJU). Como sou exagerada, estou enviando a árvore com muita vida e luz como você Alice.

Crochê da Luciana - 02


Saída de praia ou qualquer coisa que poderemos recriar em cima desta peça.
Detalhe do decote e
das costas, sexy não?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo