31 de agosto de 2010

Desfile


Fui convidada pelo meu amigo artista plástico e cabeleireiro Mário Ferré,  para criar 12 conjuntos de biojóias, para serem utilizadas no evento que será beneficente, é claro que o convite acima se estende a vocês. Postarei assim que possível as biojóias que estou criando especialmente para o desfile show.  

25 de agosto de 2010

Crochê

Como prometi aqui vai os trabalhos em crochê da minha irmã Luciana, espero que gostem...
Detalhe do decote...
Que tal uma produção selvagem? estilo La Jubiart, com fatiado de coco babaçu no lenço?
Ou romântica?

24 de agosto de 2010

A "crocheteira"

Essa felicidade toda? Deve ser por euzinha estar na frente deles (que presunçosa!), brincadeirinha...
Foto: Meu filho Leonardo e minha irmã Luciana - motivo? Apresentar a minha irmã caçula para vocês, o Leo vcs já conhecem. A partir de amanhã postarei alguns trabalhos manuais dela aqui na JUBIART, é a maior "crocheteira" que conheço, faz trabalhos maravilhosos, diversificados e sem receitas (na realidade sou suspeita para falar e escrever rsrsrsrsrsrsr). Na minha "achologia", família e amigos são tudo na vida, o resto é a consequência  do que fazemos com amor.
Não percam as novidades amanhã...

23 de agosto de 2010

Créditos

Como vocês sabem, esse nosso modesto blog é recente, no meu caso sou uma simples aprendiz, tenho visto e lido sempre em outros sites ... A preocupação em citar ou não os créditos de fotos ou textos, aqui na JUBIART a produção de textos são na maioria meus, os que não são cito as fontes, as fotos são tiradas por euzinha - Beatriz, e meu fotógrafo particular - Júlio Fernandes Gouveia. 
Foto: É a paisagem que vejo, quando acordo entre 5:30 e 6:30 min. da manhã.

Itaguatins - TO

Nós tiramos um dia para conhecer mais um Município da região do Bico do Papagaiao, a cidade de Itaguatins - TO, onde por acaso passa o nosso conhecido rio Tocantins, na foto um restaurante flutuante onde você pode se deliciar com os nossos peixes de água doce.
A praia que fica na frente da cidade de Itagatins.

20 de agosto de 2010

Desejo

Alguns devem estar se perguntando o que é isto Bia???
Fugi por uma semana para vêr minha mãe (Pará) - cuidar um pouco dela, e não resisti dei um pulo em Belém para comprar algumas sementes, (deixe de enrolar e conte da foto): farinha puba (d'água claro), peixe pescado e frito na hora (corvina) e o açaí  com açúcar e gelo. Isso pode ser um lanche ou almoço super natural da nossa terrinha, o local não poderia deixar de ser no Vêr-O-Peso, sentindo a brisa da Baía do Guajara...
Foto: Milton batendo na máquina o açaí (devidamente autorizado).


Alguns chamam de polpa, vinho, suco, para nós paraenses é um desejo, desta bacia já é servido na hora para desgustação, servido?

Pássaro Mensageiro do Vento

Este mensageiro foi encomenda criada especialmente para o Profº Flávio Camargo. O som dos ocaquis nas pontas, com o pau de canela deram personalidade ao mensageiro.
Vocês já conseguem identificar as sementes? De tanto verem e lerem as descrições aqui devem estarem afiadíssimos ...

12 de agosto de 2010

Coleção Mistura Brasileira - 043


Pulseiras  - Semente de paxiuba em forma de canutilho tingida e madeira boleada.
O grande tendência é você colocar várias e variadas pulseiras num braço só, como se fosse um grande bracelete. Na foto o braço da nossa modelo particular: Roseane. 

11 de agosto de 2010

Coleção Mistura Brasileira - 042


Mais variações de palitos de pupunheira com vários cortes de semente de jupati e açaí natural e tingido.
Esses palitos foram o sucesso das férias!
Semente de açaí cérebro natural, açaí tingido e disco de coco.

10 de agosto de 2010

Coleção Mistura Brasileira - 041


Mais variações:  palito (pupunheira) para cabelo com semente de saboneteira, açaí e disco de coco.

9 de agosto de 2010

Coleção Mistura Brasileira - 040

É para prender madeixas longas, conheço como palito chinês ou oriental, vocês conhecem por outro nome?
O palito é de pupunheira, semente de açaí tingida, jupati boleada, disco de coco e flores de crochê. 

7 de agosto de 2010

Coleção Mistura Brasileira - 039


Pulseiras - Vamos fazer uma composição natural? E sair arrasando!
Semente de jupati natural com cortes fatiado e boleado e saboneteira natural (a preta)

Peixesempeixes Tecelagem Manual: Mimos Caseiros

Peixesempeixes Tecelagem Manual: Mimos Caseiros

6 de agosto de 2010

Coleção Mistura Brasileira - 038


Pulseiras - pelo brilho você olha, e jura que é sintético! Não é?
É uma composição de sementes poderosas: Buriti tingido, coco de tucumã natural e açaí natural e tingido.

5 de agosto de 2010

Coleção Mistura Brasileira - 037


Gargantilha - Cordão fibra de tucumã (altamente resistente, mais que a fibra de buriti) natural e tingido, semente de açaí, coco babaçu fatiado e flor de crochê. O que acharam desta mistura?

4 de agosto de 2010

Jatobá - Alimento

Acho que faltou esta foto, quando falei (escrevi) sobre o jatobá, e como não resisto... Aqui vai uma receitinha 
simples, que tirei e experimentei (recomendo) do livro "Cerrado Aproveitamento Alimentar" produzido pela EMBRAPA e escrito por Semiramis P. de Almeida.

Vamos para o processamento da farinha: Quebre o fruto como na foto, com uma faca ou colher raspe a polpa. Em seguida passe-se pelo pilão ou liquidificador e depois pela peneira. obtém-se assim, uma farinha adocicada com forte aroma.
Sequilhos
Ingredientes
250 gramas de farinha de jatobá
250 gramas de maisena
1 xícara e meia (chá) de nata
1 xícara e meia (chá) de açúcar 
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
Modo de Fazer
Misturar todos os ingredientes. amassar até obter uma massa homogênea, soltando das mãos. Enrolar em formas variadas. assar em forno médio.Salpicar açúcar e guardar em frascos de vidros tampados.

Fonte: Terezinha Torquato , Planaltina, DF.



3 de agosto de 2010

VÍDEO ÍNDIO BRASIL EDIÇÃO 2010

O Campus da UFT de Tocantinópolis - TO, foi selecionado para exibir Vídeo/Índio/Brasil, ed. 2010, que vai do dia 31 de julho a 07 de agosto. Fomos convidados para abertura sábado passado. Assisti dois documentários ( produzidos nas aldeias pelos próprios índios, no Estado do Acre (Hunikui - kaxinawwá) e no Mato Grosso  (Panará).

São registros vivos da exploração e resgate da dignidade das poucas etnias que sobreviveram  em nossa terras "Brasilis". Para os Tocantinopolitanos ainda dar tempo de ver a programação e conhecer um pouco o nosso passado.


  

2 de agosto de 2010

Semente de Jatobá

Fruto inteiro do Jatobá
Jatobá - (Himenea Courbaril L. Var.Stilbocarpa (Haine) Lee êt Lang; Fabacea - Caesalpinioideae. árvore com altura entre 15 a 30 m (até 45 metros na Amazônia), se encontra na Amazônia e Mata Atlântica.
(Fonte: Wikipédia)
Na realidade no jatobá nada se desperdiça, tudo tem uma finalidade, além da árvore que infelizmente é muito cobiçada, sua casca e resina é usado com fins fitoterápicos, a farinha da entre casca e semente é um alimento poderoso, rico em ferro, pode ser utlizado em bolos, biscoitos e mingaus etc. E é claro usamos suas sementes e cascas no artesanato e criação de biojóias. Obs: No Wikipédia faltou o bioma do Cerrado (Como sempre esquecido, e altamente explorado).
                                                                                    
Nas nossas andaças de mateiros, descobrimos com índios, cablocos e nativos, vários nomes populares além do jatobá: Burundã, jutaí, farinheira, jutaí-bravo e jutaí peba ( de repente pode haver mais...). Seus frutos são coletados de setembro a novembro. Aqui em Tocantinópolis - TO, ja tem árvores com os frutos passando da cor verde para o marron, quando o marron escurece como o da foto ele cai. 
Já postei neste modesto blog algumas informações sobre o Babaçu, sempre estarei postando informações e experiências referentes a sementes e sua origem. Espero que gostem...........

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo