31 de maio de 2010

Semana do Meio Ambiente

Li um artigo escrito por Noel Amaral Sineddi (jornalista e pesquisador espiríta) e achei pertinente transcreve-lo aqui, domingo passado conversando com amigos desabafei que estou cansada de ouvir o termo "sustentabilidade" como um jargão, e pior, sendo explorado comercialmente e perdendo o seu sentido original, o nosso planeta ainda tenta fechar o seu ciclo sustentável e a resposta ainda é uma incógnita...
O que está valendo é se informar e cada um fazer sua parte e força as institiuções fazerem as delas.

VALE A PENA COMER CARNE?
"Bom. Existem inúmeras razões éticas e de saúde para deixar de comer carne. A questão social, no entanto, é a mais importante delas. É impossível estender a toda humanidade o acesso a esse alimento. O total de carne produzida chega hoje a quase 250 milhões de toneladas. Por volta de 70% vai parar nos pratos dos Estados Unidos, China e Europa. No resto do mundo, metade da população vive abaixo da linha da pobreza e 850 milhões de pessoas passam fome.
A maior parte dos graõs cultivados no mundo, cerca de 465 milhões de toneladas, é utilizada para alimentar e engordar gado. Ou seja, enquanto produzimos soja para alimentar gado, seres humanos passam fome.
Além disso, a produção de gado é bastante improdutiva, pois são necessárias cerca de 17 calorias de proteínas de grão para criar apenas uma caloria de proteína de carne. Seria mais proveitoso alimentar diariamente a humanidade com vegetais. É incrível, mas somente 0,3% das 465 milhões de toneladas de grãos utilizadas para alimentar o gado virasse comida para gente, isto seria suficiente para salvar de desnutrição as 6 milhões crianças menores de 5 anos que morrem desse mal todos os anos no mundo. Continuandoa conta, apenas 2,5% deste total seria suficiente para acabar com a fome no Brasil e 50% deste total seria suficiente para acabar com a fome no mundo.
O Brasil está cada vez mais aumentando seu rebanho e, para tanto, grandes extensões de florestas estão sendo derrubadas numa ação conjunta dos exploradores ilegais de madeira e e grileiros que tomam terras públicas, posteriormente ocupadas pela criação extensiva de gado. Para cada boi, a emissão de gás carbônico provocada pelo desmatamento equivale ao que 160 carros á gasolina emitem em um ano, segundo o economista Carlos Eduardo Young, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Pense isso na próxima vez que for comer um bife." 

Açaí

Tenho percebido que na maioria das criações de biojóias de vários artesãos a semente que predomina é o AÇAÍ. Moro no Tocantins há 16 anos, mas nasci em Belém -PA e conheço um pouco de Amazônia, fauna, flora, índios etc. Mas vou relatar um pouco da minha relação com essa pérola do ar que é o nosso açaí, quando era pré-adolescente subia nos pés de açaí com uma rodilha. Bem... a minha rodilha não se colocava na cabeça e sim nos pés, pegava folhas da palmeira do açaí e fazia uma rosca colocava nos pés e me abraçava com a palmeira impulsionando o corpo para cima e me apoiando com a rodilha nos pés, era uma festa quando chegava no "olho" da palmeira, pegava o caroço da penca para provar, dependendo da época travava na boca, quanto mais alto o pé de açaí, mais eu me sentia importante olhando o meu mundo do alto, depois da farra tirava a penca do açaí com as próprias mãos, junta com meus irmãos, chegava em casa minha mãe colocava o açaí na água morna para amolecer a crosta de onde se tira o famoso vinho, como não tínhamos máquina para retirar a polpa, batíamos o açaí com o fundo de uma garrafa. Tomar um açaí fresco é indescritível, o cabloco toma sem açúcar acompanhado de farinha de mandioca com um peixe ou camarão salgado, eu bebo, como com açúcar, é uma delícia!  
Foto: Um pedaço do paraíso em Tocantinópolis - TO do lado esquerdo pés de açaí em fase de crescimento, do lado direito buriti, são duas palmaceas que adoram água, alagados, várzea, beira de rio, igarapés (galhos de rio, na tradução indígena caminho/canoa, caminhos para canoa).
  


29 de maio de 2010

Reforma Íntima

A maior dificuldade para se fazer uma reforma íntima é justamente saber o que devemos nos reformar - o que está errado em nós?
A partir daí então, passar para outra grande dificuldade que é praticar a reforma em nossa personalidade, em nosso modo de agir e até mesmo no pensar. Porém essa semana em um vídeo-palestra de Raul Teixeira pela Federação Espírita do Paraná consegui um roteiro para nossa reforma íntima:
  • Falar sempre de forma inatacável;
  • Não tomar nada como pessoal;
  • Não fazer suposições;
  • Fazer o máximo que pudermos com o máximo de nós.
Parece simples, mas não é.
Quantas vezes não comentamos sobre alguém, atacando aquela pessoa com suas más características, más tendências ou condutas...
Quantas vezes recebemos críticas que poderiam ser usadas para nossa reforma íntima e levamos para o lado pessoal ficando magoado com aquela pessoa...
Quantas vezes fazemos suposições a respeito das pessoas e quando vamos verificar é algo totalmente diferente...
Quantas vezes deixamos a preguiça adiar projetos, ou trabalhamos sem dedicação resultando muitas vezes em trabalhos sem resultados!
Independente de crenças somos convidados para nossa evolução diariamente em nossas relações na família e no trabalho.
Exerçamos nossas vivências diárias para benefício próprio, não atacando ninguém de forma verbal, não tomando nada como pessoal, sem fazer suposições, fazendo sempre o melhor que pudermos sem ultrapassar nossos limites.

"Ante as dificuldades do cotidiano, exerçamos a paciência, não apenas em auxílio dos outros, mas igualmente a favor de nós mesmos." (Emmanuel. Livro Encontro Marcado" 
São Sebastião do Tocantins - TO, rio Tocantins.
  

17 de maio de 2010

X Fenearte

X Fenearte - Feira Nacional de Negócios do Artesanato

O governo do Estado de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD Diper, em parceria com o Recife Convention & Visitors Bureau, tem a satisfação de apresentar a X Feira Nacional de Negócios e Artesanato – FENEARTE.

A FENEARTE será realizada no período de 03 a 12 de julho de 2009 no Pavilhão do Centro de Convenções do Estado de Pernambuco, localizado no complexo Viário Vice-Governador Barreto Guimarães, s/nº, Salgadinho – Olinda/PE.

A FENEARTE completa 10 anos em 2009, ano em que também se comemora o centenário do Mestre Vitalino. Pensando nisso, o Programa do Artesanato de Pernambuco – PAPE, elegeu o exemplo da arte do Mestre como tema para este grande evento que homenageia ainda três outras personalidades: Ana das Carrancas, Janete Costa e Mestre Salustiano.

A diversidade do artesanato é garantida também pela participação de outros estados e de países do mundo inteiro, com o que há de mais criativo, belo e característico no artesanato dessas localidades. Além disso, a X FENEARTE ainda irá contar com uma grande diversidade de atrações, como:

- Salão de Arte Popular Ana Holanda;

- Galeria de Reciclados;

- Alameda dos Mestres;

- Oficinas Técnicas;

- Espaço Infantil;

- Rodadas de Negóci;o

- Desfiles de Moda;

- Espaço Indígena;

- Museu de Arte Popular, com parte do acervo da coleção de Janete Costa;

- Museu de Vitalino;

- Apresentações culturais.


Estou me programando para chegar em Recife dia 02 de julho/10, estou com muita expectativa com relação a FENEARTE, é conhecida como a maior feira de artesanato da América Latina; postarei todas, não! Mas as novidades que me chamar mais atenção, quem sabe não encontro você lá...



14 de maio de 2010

Água


A água é um dos elementos de maior fluidez em nosso planeta, é uma fonte de energia. Na foto um pedacinho do Estado do Tocantins com muita energia para você.

12 de maio de 2010

Blogs de Compras

Entrei no blogs de compras através da minha amiga Leonor da NOVEM ARTESANATO, estou encantada com os trabalhos manuais das portuguesas, são de extremo bom gosto e criativas; Visitem o blogs de compras vocês encontraram trabalhos surpreendentes. Parabéns as artesãs Portuguesas!

10 de maio de 2010

Bom Dia!

Chuvas indo embora, Sr. Sol chegando, rio secando e as minhas florzinhas desabrochando, ahhh!!! isto é felicidade que compartilho com vocês. Um bom dia!

Amanhecer...

Amanhecer da cidade de Tocantinópolis - TO, os cocais de babaçu são uma constante na paisagem local.

7 de maio de 2010

Detalhe da nova embalagem.

Nova Embalagem

Estamos com nova embalagem para presente.

Nova Embalagem Jubiart

Estamos com embalagem para presente personalizada - sacola de papel reciclado, alça de fibra de buriti e detalhes com sementes, folhas desidratadas e juta.

Este próximo domingo é dia das mães, parece balela, mas tudo bem, o que interessa a nós mães são o nosso bem mais preciosos - nossos fiilhos, nossa vida sendo reproduzida através de uma alma antiga, um ser iluminado que pode fazer diferença neste planeta. Meus filhos Izaias (foto) e Leonardo são as luzes da minha vida.
Para minhas amigas mães um feliz dia em companhia de suas luzes.



6 de maio de 2010

Coleção Mistura Brasileira - 014

Pulseiras - festival de sementes: caranã, jatobá, açaí, tamarindo, disco de coco, tento e murici.

2 de maio de 2010

Filme Gostoso...


Ontem assisti o filme "Julie & Julia", ele é simplesmente encantador, sou um pouco suspeita para falar sobre, porque no meu tempo livre sou uma cozinheira amadora, adoro cozinhar, descobrir cheiros, sabores novos misturados com história, cultura, enfim, o modo de ser e viver das pessoas. E o prazer que sinto quando as pessoas que amamos soltam aquele suspiro com o hummmmmm... Traduzivel em qualquer língua. Ás vezes sou perversa transformo meu esposo, filhos e amigos (as) em "cobaias" para novos experimentos, graças! Nenhum ainda passou mal, se passar, espero que seja pelo excesso da gula.
Em tempo: A foto da felicidade, foi no feriado do carnaval quando recebi a visita da minha amiga/irmã Maria José, o prato principal - Bacalhau Espumante e muito carinho regado de histórias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo