2 de dezembro de 2010

Acari ou Cari

Cascudo é a designação comum aos peixes siluriformes da família Loricariidae, também conhecidos como acari, cari, boi-de-guará e uacari. Os loricariídeos são peixes exclusivamente de água doce, que habitam os rios e lagos da América Central e do Sul.
Os cascudos caracterizam-se pelo corpo delgado, revestido de placas ósseas, e pela cabeça grande. A boca localiza-se na face ventral e em algumas espécies é rodeada por barbas. Estes peixes vivem nos fundos dos rios, até cerca de 30 metros de profundidade, e alimentam-se de lodo, vegetais e restos orgânicos em geral.Cascudo é a designação comum aos peixes siluriformes da família Loricariidae, também conhecidos como acari, cari, boi-de-guará e uacari. Os loricariídeos são peixes exclusivamente de água doce, que habitam os rios e lagos da América Central e do Sul.    
(Fonte: wikipédia)


Esta informação toda é para contar uma história e uma receita...
Doemy minha amiga e parceira de trabalho chega uma tarde com uma sacola e diz: - Bia trouxe uma "coisa" para você, mas se você não gostar pode dar. Bia - Que história é essa Doemy? Não se dá o que se ganha de presente (olhem o radicalismo rsrs). Quando abri a sacola para minha surpresa! Cheia de Cari.
A restrição da amiga Doemy é que na minha região o coitado do peixe é discriminado (tudo bem, não é lindo), e vive no fundo do rio e é bom também para fazer faxina em fundo de aquário e dá um certo trabalho para limpar, mas tudo isto vale a pena pelo sabor do peixe.


Aqui o Cari ou Acari, sem a casca, para tirá-la super fácil: Coloque uma panela com água para ferver com vinagre ou limão, quando estiver fervendo jogue o peixe dentro (já tendo limpado a barriga, claro), três minutos de fervura, escorra a água e retire a casca. Não reparem a minha tábua de madeira, já tentei de plástico, vidro são mais higiênicas, porém  não gostei, solução? Sempre que termino de usa-la deixo uns 00:15 minutos no cloro e lavo. 

O cari tem uma carne com sabor marcante além de fibrosa (lembra alguns peixes do mar). Este foi preparado com tudo natural, sal, alho, pimenta de cheiro, cebola, cebolinha, cheiro verde e tomate, o molho aproveitei meio litro de tucupi (caldo extraido da mandioca brava), que tem um sabor forte e ácido, casou perfeitamente com o cari. Você se habilita a provar um peixe feio por fora e saboroso por dentro?

6 comentários:

  1. eu gosto desse peixe, é saboroso.
    e tem uns tão lindos, com a cor bem preta e pintinhas amarelas!

    Eu crio alguns, são tão mansinhos, vem e comem na mão, estão enormes! gosto deles. mas não vou comê-los, são de estimação rs.

    um bom dia! e adorei suas dicas culinárias

    ResponderExcluir
  2. Se eles são ornamentais, não como! Mas não tenho restrição a comer coisas somente pela beleza. Para tapiar os frescos, não podemos desfiá-los? Beijus,

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, vc cria peixes? Está explicado porque vc é zen rs.

    Luma, sabe que é uma boa idéia! os "frescos" foi ótimo!

    Bjs e ternuras para Vocês.

    Bia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz,
    Olha só, eu também sou meio suspeito em falar que gosto de peixe. Mas esse eu ainda não provei.

    Concordo com o Alexandre, acho que não dá para comer um bichinho que virou nosso amigo...rsrs

    Ah. O bolo vai ser no final de semana, quando visito a minha família :-)
    Abraços e muito obrigado pela lembrança!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia
    Aqui no sul está difícil de encontrá-lo em água doce. Existe os do mar também, só que são bem pequenos e o sabor mais forte.
    Quando era criança meu pai pescava muito "cascudo". É muito saboroso.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  6. Eu li o primeiro livro anos atrás. E o terceiro também. Acho que temos gostos parecidos de livros.
    Obrigada pelas visitas ao meu blog. Já estou te seguindo.
    bj
    Elisa

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo