26 de outubro de 2010

Vamos Conhecer Hoje Um Pouco da Árvore Chichá

Sterculia chicha é uma árvore da subfamília Sterculioideae (Malvaceae), também conhecida comochichá, bóia-unha-d`anta, pau-de-cortiça, pau-de-bóia[1], arachichá, araxixá, axixá ebóia.
O nome do fruto, de nome xixá (não confundir com o nome da árvore, que é chichá), termo Indígena, que significa “Fruto semelhante a mão ou punho fechado”. (Fonte: Wikipédia)
Como a maioria sabe, moro no extremo/divisa de dois Estado - Tocantins e Maranhão, e sempre estamos viajando para Imperatriz -MA que fica distante 100 km da minha residência. Está maravilhosa árvore foi encontrada no percurso da rodovia Belém-Brasília.
 Meu Amigo (a) tudo que afirmar aqui é empírico das minhas andanças de mateira com meu esposo e filho.
Se você der um zoom na casca com fruto, vai perceber que ela se abre em várias parte e dentro há uma semente oleoginosa preta, pois, esta semente quando torrada no forno vira um delicioso petisco rico em proteína (última informação é científica). A casca aqui no Cerrado  é muito utilizado artesanalmente  em decoração/arranjos etc.
Numa de nossas andanças pelas serras em Palmeirópolis TO, observamos as araras azuis comendo a semente de chichá, uma cena inesquecível, ficamos tão bobos observando que esquecemos de tirar fotos.
 É sempre bom lembrar que a coleta de semente em média só 5% de cada árvore estando madura, temos que lembrar que existe o risco de extinção da árvore (da artesã também) e animais na natureza para se alimentar dos mesmos.
Outra dica: Neste caso dê preferência de coleta para cascas e sementes que estejam no asfalto.
  Esse tom vermelho/alaranjado fica em média somente por 3 a 4 semanas (dependendo do tempo) em seguida elas vão secando e ficando marrom. 
Amanhã farei post da exposição da IV SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA, não percam as  próximas "cenas"!

8 comentários:

  1. Massa! Sabe que eu amo essa vida do campo. Simples, e tão prazerosa... Mas a vida me prende ao urbano, ao caótico. Fazer o que? Vida que segue. Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, né? Adorei saber dessa árvore e as utilidades do seu fruto.
    Aguardo seu contato para o template, viu?
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou da cidade de Axixá, que recebeu esse nome porque tínhamos em nossa cidade muitas´árvores dessas. Pena que os governantes não souberam conservar essa beleza. Abs

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal. Acabo de vim de ferias com a família e eatava passwando pelo oeste da Bahia e peguei vários em uma árvore que estava bem seca. Achei muito legal as informações pois nao sabia nem o que eu estava levando pata casa kkkk.
    obrigado galera.

    ResponderExcluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo