2 de agosto de 2010

Semente de Jatobá

Fruto inteiro do Jatobá
Jatobá - (Himenea Courbaril L. Var.Stilbocarpa (Haine) Lee êt Lang; Fabacea - Caesalpinioideae. árvore com altura entre 15 a 30 m (até 45 metros na Amazônia), se encontra na Amazônia e Mata Atlântica.
(Fonte: Wikipédia)
Na realidade no jatobá nada se desperdiça, tudo tem uma finalidade, além da árvore que infelizmente é muito cobiçada, sua casca e resina é usado com fins fitoterápicos, a farinha da entre casca e semente é um alimento poderoso, rico em ferro, pode ser utlizado em bolos, biscoitos e mingaus etc. E é claro usamos suas sementes e cascas no artesanato e criação de biojóias. Obs: No Wikipédia faltou o bioma do Cerrado (Como sempre esquecido, e altamente explorado).
                                                                                    
Nas nossas andaças de mateiros, descobrimos com índios, cablocos e nativos, vários nomes populares além do jatobá: Burundã, jutaí, farinheira, jutaí-bravo e jutaí peba ( de repente pode haver mais...). Seus frutos são coletados de setembro a novembro. Aqui em Tocantinópolis - TO, ja tem árvores com os frutos passando da cor verde para o marron, quando o marron escurece como o da foto ele cai. 
Já postei neste modesto blog algumas informações sobre o Babaçu, sempre estarei postando informações e experiências referentes a sementes e sua origem. Espero que gostem...........

2 comentários:

  1. Boa Tarde
    Gostaria de plantar algumas sementes de jaotbá, você tem disponibilidade?
    obrigado
    Mauricio
    mgoassistencia@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essas sementes sao lindas eu pesquisei e achei o jatoba eu tambemvou plantar la na escola antonio silva eu estudo la sabia eu ja comijatoba e um poquinho rui. e verdade eu ja comi e voce.

      Excluir

Amo a participação de vocês! Através dos comentários, troca de experiências, informações, alertas, "puxadas de orelhas". Tudo é uma eterna aprendizagem... Grata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template customizado por Meri Pellens.Tecnologia do Blogger.
Voltar ao topo